Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

ORAÇÃO DE NATAL



Senhor, nesta Noite Santa, depositamos diante de Tua manjedoura todos os sonhos, todas as lágrimas e esperanças contidos em nossos corações.
Pedimos por aqueles que choram sem ter quem lhes enxugue uma lágrima.
Por aqueles que gemem sem ter quem escute seu clamor.
 Suplicamos por aqueles que Te buscam sem saber ao certo onde Te encontrar.
Para tantos que gritam paz, quando nada mais podem gritar.
 Abençoa, Jesus - Menino, cada pessoa do planeta Terra, colocando em seu coração um pouco da luz eterna que vieste acender na noite escura de nossa fé.
Fica conosco, Senhor!
 Assim seja!

TRADIÇÕES DE NATAL



A história da árvore de Natal

A história da árvore de Natal começou na Alemanha na Idade Média, certo dia Martinho Lutero, estava a andar por uma floresta repleta de pinheiros, olhou ao céu e o viu coberto de centenas de estrelas brilhantes. Ficou tão fascinado que ele decidiu pegar um pinheiro e colocar enfeites de Natal, em celebração ao nascimento do Menino Jesus. Muitos enfeites podem ser colocados na árvore de natal, desde bolas coloridas, bonecos, luz pisca-pisca que representam as estrelas e a ponteira em forma de estrela guia (a estrela que guiou os reis magos até o local de nascimento de Jesus). As tradições e Comemorações em Diversos Países do Mundo.

Suécia – As festividades de Fim de Ano tem início no dia 13 de Dezembro, dia de Santa Luzia. AS celebrações iniciam-se com uma procissão por diversas cidades do país com uma tocha acesa.

Austrália – Como a Austrália assim como o Brasil estão localizados no hemisfério sul e nesta época do ano, dezembro é o mês de verão, muitas pessoas comemoram o Natal na praia e os presentes são trocados somente no dia 25 de Dezembro e não na noite de Natal como é comum em muitos países.

Japão – Embora somente uma minoria da população seja católica, os cristãos japoneses comemoram o Natal como no Ocidente, com a ceia de natal, a árvore de natal e a troca de presentes na noite de 24 de Dezembro.

Finlândia – Considerada a terra do pai natal, mais especificamente na Lapônia é considerado um dos mais belos lugares do mundo, e onde a cultura do Natal é considerada a mais forte do mundo. Como o país é muito frio algumas famílias na noite de Natal antes da ceia costumam fazer saunas para poderem se aquecer, a lareira também é muito importante não só pelo frio que lá faz, mas como é por onde segundo a lenda o Pai natal entra na casa.

Inglaterra – As tradições natalinas são fortemente difundida, a ceia deve ter a família toda reunida, a decoração de natal deve ser completa com direito a árvore, luzes, etc.

Itália - As famílias costumam assistir a Missa do Galo celebrada a meia noite do dia 24 de Dezembro no Vaticano, e após a missa seguem para suas casas para a ceia de Natal onde é feita a troca dos presentes.

Brasil – No Brasil a festa de Natal apesar da árvore de Natal, luzes e enfeites, a festa não é tão típica como nos outros países. Geralmente as famílias costumam dançar e ouvir músicas que não são de Natal, a troca dos presentes de natal pode ser feita através do amigo secreto ou amigo oculto, onde cada pessoa tem de adivinhar quem vai lhe oferecer o presente, tornando a festa uma grande brincadeira.

A Ceia de Natal

A Ceia de Natal é diferente em cada país, cada povo comemora o natal de uma maneira diferente e em cada mesa as comidas também diferem de país para país.

- No Brasil a tradição é o Peru de Natal, o Tender e o Chester, bem como as frutas tropicais (abacaxi, melão, mangas, uvas, etc.).
- Na Alemanha os pratos mais tradicionais são à base de carne de porco, incluindo enchidos, chouriços e salsichas.
- Nos Estados Unidos o peru também é tradicional e as rabanadas fazem a alegria das crianças.
- Na França pratos a base de molhos brancos, com ervilhas e grãos se fazem presentes todos os anos.
- Na Itália não pode faltar o peru, as massas tradicionais e bom vinho tinto.
- Em Portugal o prato típico do Natal é o Bacalhau com Batatas e também o peru recheado.