Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Ivo Zolet: o registro da fotografia, história e memória de Xanxerê



Aos 81 anos, Ivo Zolet é habilidoso ao trabalhar com um programa de fotografias no computador. O concordiense, que vive em Xanxerê há 60 anos e desde muito antes disso já era fotógrafo, não se deixou parar no tempo e logo se adaptou às novas tecnologias. Entretanto, guarda com muito cuidado e capricho um acervo de 150 mil fotografias, entre fotos digitalizadas e negativos numerados e nomenclados. Mas todo o cuidado de seu Ivo com a história de Xanxerê não foi em vão. No dia 21 de setembro será lançado um livro, que reúne fotografias que contam a história do fotógrafo e do município.

O livro foi idealizado e desenvolvido por Neri Gonçalves de Paula e Renan Otovicz Bebber. O trabalho iniciou há dois anos, e seu Ivo mostrou ser resistente em participar do projeto no início.
O trabalho do fotógrafo se transforma em livro com a história de Xanxerê 
(Foto: Aline Tonello/Tudo Sobre Xanxerê)

"O seu Ivo guardou todo esse material e tentou por diversas vezes fazer com que o poder público se interessasse e fizesse um acervo histórico, mas não aconteceu. Então quando entramos em contato com ele para fazer o livro, ele não queria e foi muito difícil convencê-lo". – contou Renan.
Já são 58 mil fotografias digitalizadas, trabalho realizado pelo próprio Ivo 
(Foto: Aline Tonello/Tudo Sobre Xanxerê)
Seu Ivo afirma que, além de não querer fazer o livro, pensou diversas vezes em se desfazer do material.
"Foi um sacrifício muito grande reunir todo esse material. Eu cheguei a pagar peças para poder guardar tudo e cuidar, foi uma luta e ninguém tinha interesse, então minha vontade era ir na fornalha na época e queimar e eu ia fazer isso quando eles apareceram e se ofereceram para fazer o livro" – comentou seu Ivo.
 
 Seu Ivo e Renan em frente à coleção de câmeras fotográficas 
(Foto: Aline Tonello/Tudo Sobre Xanxerê)
O livro
Depois de muita insistência, o fotógrafo finalmente concordou e o livro começou a ganhar forma. Do rascunho até a organização final foram 8.640 folhas de pesquisa impressas e a análise de 60 mil fotos. Agora, com o material finalizado, a comunidade vai poder conferir o compacto de 420 páginas “Ivo Zolet: fotografia, história e memória”, que contém cerca de 500 fotografias e textos informativos e poéticos, que contam a história mais antiga de Xanxerê, começando com o povoamento da região a partir de 1882, e seguindo de forma paralela com a história de Ivo Zolet até os dias atuais.

"A ideia de montar esse livro surgiu após percebermos que Xanxerê não tem espaço ou registro que abrigue a sua história e essa lacuna poderia vir a ser ocupada pelo registro fotográfico de Ivo Zolet, que registra a transformação da cidade há tantos anos, para que as pessoas que vem a Xanxerê e para as que são xanxerenses conheçam a nossa história e o livro se torne objeto de pesquisa" – explica Renan.

Renan explica que as fotos foram escolhidas aleatoriamente e nem todas as pessoas e edificações puderam ser identificadas. As fotos seguem uma linha do tempo e começam nas cores preta e branca e terminam o livro com imagens coloridas. Além dos autores, há toda uma equipe de revisores, diagramadores e orientadores envolvidos no projeto.

"Eu me sinto muito satisfeito com o resultado final e agradeço os autores e essa vontade deles que me entusiasmou e, depois que eles começaram, eu comecei a me animar também. Então eu acho que, para Xanxerê, vai ser muito legal, principalmente para os jovens que não conhecem nada do início de Xanxerê" – afirma seu Ivo.


Lançamento
O lançamento do livro “Ivo Zolet: fotografia, história e memória” está programado para o dia 21 de setembro às 20h no Clube Xanxerense. Na data o livro será comercializado a um valor promocional de R$ 100,00. A partir do dia seguinte do lançamento o valor aumenta e o livro segue para a feira do livro no Colégio La Salle e também será exposto na 129ª Assembleia Geral Ordinária do CEJESC – Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina, promovida pelo Núcleo de Jovens Empreendedores de Xanxerê da ACIX, nos dias 22 e 23 de setembro.
 
Fonte: http://tudosobrexanxere.com.br