Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de maio de 2022

Tradição Pão Por Deus

Conheces a tradição do Pão Por Deus?

 


Vinda das festividades de Dia de Finados tradicional de Portugal, a cultura do PÃO POR DEUS teve adaptações, mas segue viva em alguns cantinhos da Ilha da Magia, em Florianópolis, SC.

 

Tudo começou com o hábito de deixar o primeiro pão de uma fornada à porta da casa, em Portugal que, além de oferenda aos finados, criou uma cultura de partilha de alimento e preces à Deus, através de versos de poesia cantados.

 

Pelo litoral de SC, a tradição tem dinâmica de folclore, e passou a ser comemorada ao fim da temporada do peditório, em vez de nos dias 01 e 02 de novembro como é em Portugal.

 

A festividade Pão por Deus hoje é um momento para pedidos, declarações de amor ou de amizade através da troca de cartões rendilhados, coloridos, em formato de coração com versos em rima.

 


Quem recebe um pedido de “Pão por Deus”, fica na obrigação de responder até o Natal, enviando uma oferta ao solicitante.

 

Foto: Site NCultura | ND

Infos: Portal A Hora

quinta-feira, 19 de maio de 2022

O violino do meu pai – filme 2022

 

O filme gira em torno do drama de uma garotinha órfã e seu tio, um excelente violinista. A temática do filme aborda as questões da perda e do poder da música em nossa vida. O longa-metragem acompanha a união do tio e da sobrinha, que deixam a música curá-los da dor no coração e têm a vida completamente mudada por isso.

 


O enredo do filme é tocante, pois conta como o adulto na história, o tio, apesar de seu comportamento distante, consegue se expressar melhor e de forma tão genuína por meio da música. A presença da menininha também ajuda a derreter um pouco desse gelo.


quarta-feira, 18 de maio de 2022

18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


 

O dia 18 de Maio – “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país.

Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

A proposta anual da campanha, que neste ano comemora o 21º ano de mobilização, é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

Nos próximos dias postaremos diversos cards sobre o tema. As orientações da campanha estarão disponíveis no site oficial: facabonito.org

 

#façabonito #18demaio

Fonte: @dia18maio

sexta-feira, 13 de maio de 2022

Song "Am I Wrong" by Nico & Vinz

Por trás da música "Am I Wrong" por Nico & Vinz

 

Intercultural News

 


A música ''Am I wrong'', de Nico & Vinz, foi lançada em 2013, quando a dupla ainda se chamava Envy. Além de permanecer no top 10 da parada de singles norte americana há meses, a música fez parte da trilha sonora da novela Império, transmitida pela Rede Globo em horário nobre no ano de 2014, o que aumentou ainda mais o sucesso da dupla aqui no Brasil. Também em 2014 a música chegou à quarta posição do Hot 100 da Billboard e em primeiro lugar da UK Singles Chart.

 

A música não tem um estilo único, é uma mistura de pop com rock e outros gêneros musicais. A letra da canção faz uma crítica aos padrões de pensamento da atualidade. Na letra, o cantor se pergunta se ele está errado por pensar diferente do restante das pessoas e por ter seguido um caminho diferente.

 


O vídeo clipe do single – dirigido por Kavar Singh – se passa na África, onde a dupla sai andando com uma televisão, tentando encontrar sinal, e acabam despertando a curiosidade das pessoas que ali moram, já que lá televisões não são comuns. De acordo com eles, a intenção do vídeo é de mostrar o lado positivo da África, pois a mesma é carregada de negatividade devido à história e notícias ruins envolvendo o local.

 

sábado, 7 de maio de 2022

Carlos Drummond de Andrade no Vestibular


 

Carlos Drummond de Andrade (31 de outubro de 1902 —17 de agosto de 1987) nasceu em Itabira, Minas Gerais. Reconhecido por uma literatura que captura as diferenças entre a concretude e a imaginação, é considerado um dos grandes expoentes do modernismo brasileiro. Sua obra aparece nas listas de leitura obrigatória de diversos vestibulares, mesmo após 33 anos de sua morte. Segundo Antônio Cândido (1995, p.127), na obra do poeta há um “desejo de transformar o mundo, pois, é também uma esperança de promover a modificação do próprio ser”. Talvez este desejo de transformação somado a sua notória trajetória, versatilidade em forma e conteúdo e intento de articular de diferentes formas suas temáticas seja um dos motivos desse sempre renovado interesse em sua obra.

 

Sua poesia traz o tema de um indivíduo abalado pelas incertezas, e em muitos momentos reflete os conflitos dos intelectuais de esquerda do pós-guerra. Além disso, a versatilidade é ressaltada pela crítica literária como um dos pontos principais de sua obra, pois sua poesia é “diversa tanto no que diz respeito ao tratamento estilístico quanto ao temático, o que possibilita muitas abordagens de estudo”, segundo Luciana Alves da Costa (2012, p.123).

 

Por tudo isso, ainda hoje suas obras são capazes de instigar diversos leitores e proporcionar debates que fazem paralelo com o nosso cotidiano. Por exemplo, em uma de suas primeiras obras, Alguma poesia, de 1930, encontramos temas que são recorrentes até hoje como: lirismo, humor, um tom meditativo e irônico, observações desencantadas dos fatos, sensualismo, reflexões sobre o amor, morte e diversas outras temáticas que estarão presente em suas obras mais maduras.

 

Alguma poesia

 

Em sua obra A rosa do povo de 1945, é notório o seu tom de poesia social; na mesma, nos é apresentado um incisivo olhar sobre a Segunda Guerra Mundial a partir da perspectiva do centro urbano da época, o Rio de Janeiro, além de uma ironia para com o passado literário brasileiro.

 

A rosa do povo

 

Na obra Claro Enigma, de 1951, o autor explora as incertezas perante o mundo e retoma algumas formas clássicas não tão usuais no modernismo como sonetos e rimas metrificadas, gerando uma das suas obras mais cultas e herméticas.

 

Claro Enigma

 

Em Antologia Poética de 1966, Drummond narra grandes temas como morte, amor e memória. Junto a isso, a antologia organizada pelo próprio autor é considerada por alguns críticos como uma das melhores portas de entrada para a obra do poeta.

 

Antologia Poética

 Fonte: Companhia das Letras