A gestão democrática na educação está associada às ações que desencadeiam a participação da sociedade e da comunidade escolar. Sendo assim, segundo as autoras do artigo, a gestão Democrática é o processo político através do qual as pessoas na escola discutem, deliberam e planejam, solucionam problemas e os encaminham, acompanham, controlam e avaliam o conjunto das ações voltadas ao desenvolvimento da própria escola. Este processo, sustentado no diálogo e na participação, tem como base a participação efetiva de todos os segmentos da comunidade escolar, o respeito a normas coletivamente construídas para os processos de tomada de decisões e a garantia de amplo acesso às informações aos sujeitos da escola.
Para saber mais
Para saber mais
As relações cotidianas no âmbito escolar, deveriam se basear em determinadas bases que se sustentadas pela ação. Do gestor espera-se atitudes compromissadas a construir, a fazer, mas o que se observa, são atitudes autoritárias. E esse autoritarismo está ligado a atitudes anti-democráticas que permeiam sutilmente a gestão das escolas públicas
Nenhum comentário:
Postar um comentário