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sexta-feira, 19 de março de 2010

Atividade 6

Atividade 6_Uso do Blog

 

Hoje o crescimento no uso das ferramentas tecnológicas é significativo no ambiente educacional.

O uso do blog em sala de aula pode trazer mais dinamismo para a realização e apresentação de trabalhos, da mesma forma, facilitar o dia-a-dia de educadores e educandos que têm no ambiente virtual uma espécie de arquivo de documentos, além de aproximar os alunos, que podem discutir ideias e opiniões sem que estejam no mesmo espaço físico e ao mesmo tempo.

O trabalho pedagógico com a ferramenta privilegia interatividade, autoria, autonomia, registro e protagonismo, pois é um espaço de reflexão coletiva sobre o uso pedagógico da Internet. Como afirma Marli Fiorentin, o educando se torna autor no momento em que interage com o educador por meio de uma atividade, ao participar de um fórum de debates e também ao intervir ou comentar a atividade de um colega através de publicações feitas no sistema.

Entretanto, para que isso seja possível, o professor pode utilizar o blog com seus alunos criando um blog pessoal e estabelecer indiretamente um vinculo com seus alunos, os que acessam quando tiverem vontade, ou utilizar como complemento pedagógico e atividade didática.

Percebe-se hoje, que algumas escolas já possuem seu blog, porém, falta um pouco de divulgação no ambiente escolar, e também comunicação entre os educadores e educandos para participarem e fazerem uso participando e publicando atividades constantemente, pois muitos não sabem da existência do mesmo, e os que sabem não encontram "novidades" por falta de acesso até dos que alimentam o sistema.

Portanto, se houvesse um trabalho em conjunto da equipe pedagógica com os educandos, levando-os ao laboratório de informática para divulgar e conhecer o blog da escola, ou criando um blog próprio dele com o educador, poderia se ter um trabalho mais significativo fazendo com o educando interaja nesse ambiente, pois as aulas com os recursos digitais possibilitam novos avanços, além do favorecimento da questão da inserção na lógica digital, o sujeito estabelece novas relações de conhecimento, reflexão e apropriação da sua nova aprendizagem e este recurso é uma proposta que constrói também cidadania. Dessa forma "o sujeito se apropria da tecnologia não como um mero recurso, mas sim como um meio de construir novos níveis de conhecimento".
 
Marilene dos Santos

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