Educação e tecnologia
Marilene dos Santos
Curso: “Webquest, Blog e Wiki”
Maio / 2010
Há muitas formas de compreender a tecnologia. Com base no artigo “Educação e tecnologia: mudar para valer” de José Manuel Mouran, percebe-se que a tecnologia é concebida de maneira ampla, como método ou técnica criado pelo homem para tornar seu trabalho mais leve, sua locomoção e sua comunicação mais fáceis, ou simplesmente sua vida mais agradável e divertida.
Segundo o autor, “As tecnologias são só apoio, meios. Mas elas nos permitem realizar atividades de aprendizagem de formas diferentes às de antes. Podemos aprender estando em juntos em lugares distantes, sem precisamos estar sempre juntos numa sala para que isso aconteça”. A tecnologia, neste sentido, não é algo novo, na verdade, é quase tão velha quanto o próprio homem.
A entrada das novas tecnologias nas salas de aula facilitam a criação de projetos pedagógicos, trocas de experiências, propostas e resultados, comunicação à distância, redefinindo o relacionamento estabelecido entre professor-aluno. Os professores deixam de ser líderes oniscientes e os materiais pedagógicos evoluem de livros-textos para programas e projetos mais amplos.
Nesse sentido, vale ressaltar, nas palavras do autor quando afirma que “São muitos os recursos a nossa disposição para aprender e para ensinar. A chegada da Internet, dos programas que gerenciam grupos e possibilitam a publicação de materiais estão trazendo possibilidades inimagináveis vinte anos atrás. A resposta dada até agora ainda é muito tímida, deixada a critério de cada professor, sem uma política institucional mais ousada, corajosa, incentivadora de mudanças. Está mais do que na hora de evoluir, modificar nossas propostas, aprender fazendo”. As informações se tornam mais acessíveis, os usuários escolhem o que querem, e todos se tornam criadores de conteúdo.
Os meios de comunicação desenvolvem linguagens complementares, supostas, que atingem o indivíduo em todos os sentidos e conseguem que cada um encontre a forma de compreensão para a qual está mais apto.
Dessa forma, “à medida que vão crescendo, o nível de interação a distância deve aumentar progressivamente”.
Texto feito com base no artigo “Educação e tecnologia: mudar para valer” de José Manuel Mouran, extraído no endereço http://www.eca.usp.br/prof/moran
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