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quarta-feira, 17 de junho de 2015

Dever de casa


Texto publicado no Jornal O DIA/RJ em 13/06/2015

 

Enquanto aguardava na fila de um caixa eletrônico dia desses, ouvi a conversa de duas mulheres que estavam logo atrás: “Vim correndo pegar o dinheiro pra pagar a faxineira. Fico presa a tarde inteira sem poder sair, pois minha filha tem dever de casa todo dia”. Pela mobilização que causa em algumas casas, parece que o dever de casa é de toda a família e não apenas do aluno.

Na essência, o papel do dever de casa é reforçar a aprendizagem que o aluno obteve na escola e verificar se ele realmente aprendeu o conteúdo. Dessa forma, é tarefa do “aluno” e não do “filho”. Acho importante fazermos essa distinção. O dever de casa é tarefa do aluno, sob orientações da escola, que ele faz em casa. Diante desse contexto, o papel dos pais é proporcionar condições para que o aluno execute a tarefa da melhor forma possível. Cabe ajudar a desenvolver uma rotina, providenciar um local tranquilo, arejado e iluminado e até mesmo supervisionar se a tarefa foi cumprida, pedindo para ver a atividade pronta ao final. Ensinar o dever de casa não faz sentido, além de que não é tarefa dos pais. Caso a criança ou adolescente sinta dificuldade e erre ao fazê-lo, é sinal que não aprendeu como deveria e a escola precisa ficar sabendo disso para tomar uma providência. Caso os pais ensinem ou (por incrível que pareça) façam pelo aluno, o papel do dever de casa estará sendo distorcido.

Em conversa com alguns pais, percebo que ensinam ou fazem as tarefas pelos filhos porque se sentem fracassados, caso o filho erre ou leve a atividade sem fazer. Ao agirem assim, além de tirar da escola a possibilidade de avaliar se o aluno aprendeu, não desenvolvem em seus filhos a auto regulação, que é a capacidade de se auto administrar para cumprir seus deveres e aprender com os erros. Cenas bastante frequentes nas escolas são mães chegando esbaforidas trazendo o caderno que o filho esqueceu em casa. Verificar os livros e cadernos que devem levar todos os dias entra nesse mesmo contexto. Ao esquecer um livro, a criança precisa vivenciar as consequências para que não esqueça outras vezes.

Diante disso, pare de ligar para outras mães perguntando se há dever de casa porque seu filho não sabe informar. Pare de arrumar o material na mochila todos os dias. Deixe-o assumir as consequências enquanto aluno. Acompanhe-o de perto, mas não esqueça de que ele precisa cair pra aprender a se levantar.

Fonte: http://www.juliofurtado.com.br 

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