1 – Domínio da norma padrão da língua escrita
O título da primeira competência avaliada
pelos examinadores pode parecer complexo à primeira vista. Trata-se, na
verdade, de um conceito simples. O que o Enem busca avaliar aqui é a capacidade
dos estudantes de diferenciar os registros oral e escrito da língua. Um exemplo
simples: no cotidiano, usamos a expressão “pra” (contração da preposição “para”
e do artigo “a”). Ela pode se adequar perfeitamente a nossas conversas diárias,
mas não fica bem quando precisamos fazer um discurso na formatura do colégio ou
ainda ao escrever uma carta para a direção da empresa na qual trabalhamos.
Nessas situações, deve-se primar pela clareza e pela precisão, possíveis graças
à norma culta da língua. O examinador do Enem quer saber se o candidato conhece
essas diferenças – e se sabe escrever usando o português correto.
2 – Compreensão da proposta
Um dos erros mais frequentes – e graves –
em redações de vestibulares e do Enem é a inadequação ao tema proposto. É o que
acontece quando o candidato “foge do tema”, como se costuma dizer. Trata-se de
uma falta grave porque sinaliza que o estudante sequer conseguiu entender a
proposta da prova (na verdade, o erro é fatal: quem não demonstra essa
competência ganha nota zero na redação).
3 – Capacidade de organizar e relacionar informações
Além de apresentar o tema de redação, o
Enem oferece aos candidatos textos de apoio, que podem servir de subsídio à
reflexão a ser desenvolvida. Esses textos ajudam o exame a avaliar a capacidade
do estudante de selecionar e interpretar essas informações e as relacionar com
outras, previamente conhecidas por ele. É avaliada ainda a capacidade de
organizar todo esse conhecimento em defesa de um ponto de vista pessoal.
4 – Construção da argumentação
Os aspectos avaliados nessa competência
dizem respeito à estruturação do texto e apresentação da argumentação. O
estudante deve demonstrar que sabe usar o idioma para desenvolver suas ideias
sobre o tema proposto de maneira clara e lógica. Dessa forma, será bem-sucedido
na tarefa de comunicar a mensagem pretendida.
5 – Elaborar proposta de intervenção ao problema
exposto
A última competência busca avaliar se o
candidato tem condições de propor alguma ideia para solucionar um problema. É
fundamental detalhar os meios que seriam utilizados para a solução do problema.
O próprio MEC ressalta que as propostas devem ser feitas respeitando-se os
direitos humanos, o que implica não romper com valores como cidadania, liberdade,
solidariedade e diversidade cultural.
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