Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de junho de 2020

Linguagem neutra

 Você sabe como usar a linguagem neutra para se comunicar?

 

A linguagem neutra transforma o jeito que falamos e escrevemos o português não generalizando as palavras em masculino ou feminino. O tema tem como objetivo evitar generalizações e incluir quem não se sente confortável em se associar a gêneros binários tradicionalmente aceitos.

 

Conheça algumas mudanças simples e que podem fazer toda a diferença aqui nas imagens.





domingo, 28 de junho de 2020

Quanto mais você agradece, mais bênçãos Deus coloca em seu caminho


As pessoas gratas se tornaram um diferencial no mundo. Elas são sábias, positivas e agradecem por cada etapa do seu caminho, da mais fácil até a mais difícil.

 

Elas não se entregam ao drama ou à vitimização, mas reconhecem que têm muito a aprender com a vida, e que cada uma de suas experiências é uma oportunidade de se tornarem pessoas melhores.

 

Todos nós sabemos o que é gratidão, mas nem todos escolhemos praticá-la. Por meio dela, nós agimos com humildade e respeito às pessoas que nos ajudaram em algum momento, ou mesmo agradecemos pela vida e ao Universo. Abandonamos o orgulho ou o sentimento de superioridade e reconhecemos que precisamos da ajuda de alguém, e que isso apenas nos fez crescer.

 

Adotar um comportamento de gratidão é escolher agradecer por tudo o que recebemos, reconhecendo que tem valor especial e nos ajudará em nossa jornada rumo a uma vida feliz e bem-sucedida.

 

A gratidão nos permite olhar para tudo o que nos acontece de forma mais positiva, bem como a atrair energias positivas para a nossa vida e a fortalecer a nossa fé.

 

Deus possui bênçãos especiais reservadas para pessoas gratas. Ele sabe que numa era em que todo mundo só está preocupado em ganhar e nunca tira um tempo para olhar para o lado, aqueles que fazem da gratidão um princípio de vida merecem receber as melhores coisas.

 

Pessoas gratas conquistam o respeito de Deus, por isso sempre estão um passo à frente na hora de conquistar qualquer objetivo. Ele sempre coloca muita luz e positividade em seus caminhos e faz com que suas estradas sejam menos tortuosas.

 

Deus oferece a essas pessoas cada vez mais motivos para elas agradecerem, porque quer que preencham o mundo com sua energia positiva e inspirem outros a também agir com mais gratidão.

 

As pessoas gratas se tornaram um diferencial no mundo. Elas são sábias, positivas e estão dispostas a enxergar a vida sob um aspecto totalmente diferente das demais, agradecendo por cada etapa de seu caminho, da mais fácil até a mais difícil.

 

Elas não se entregam ao drama ou à vitimização, mas reconhecem que têm muito a aprender com a vida, e que cada uma de suas experiências é uma oportunidade de se tornarem pessoas melhores.

 

Aqueles que fazem da gratidão uma prioridade nunca estão sozinhos ou abandonados, porque esse sentimento lhes abre portas, faz com que Deus os enxergue com melhor valor e os direcione para o melhor lado da vida, reservado para quem não se permite desanimar com as circunstâncias, mas segue firme, com a esperança de que o amanhã será melhor.

Quanto mais você agradece, mais bênçãos Deus coloca em seu caminho. Adote a gratidão e veja a magia acontecendo na sua vida!

 

Luiza Fletcher, Site O Amor

terça-feira, 23 de junho de 2020

Papa Francisco presta homenagem aos professores do mundo

Papa Francisco no Vaticano. Foto: Vatican Media

 

O Papa Francisco prestou homenagem aos professores do mundo, que apesar de serem "os sempre mal pagos" vão adiante "com coragem e perseverança" frente ao desafio da educação e se tornam os "artesãos" das gerações futuras.

 

Assim afirmou o Santo Padre sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020, ao receber no Vaticano os participantes do Seminário "Educação: O Pacto Global", organizado pela Pontifícia Academia das Ciências Sociais.

 

“Desejo, neste momento, prestar homenagem também aos professores – os sempre mal pagos – porque, diante do desafio da educação, eles vão adiante com coragem e perseverança. Eles são ‘artesãos’ das gerações futuras”, exclamou o Papa. Disse que os professores, "com o seu saber, paciência e dedicação, transmitem uma maneira de ser que se transforma em riqueza, não material, mas imaterial, criando o homem e a mulher do amanhã".

 

“Esta é uma grande responsabilidade. Portanto, no novo pacto educativo, a função dos professores, como agentes da educação, deve ser reconhecida e apoiada com todos os meios possíveis”, assinalou.

 

Nesse sentido, Francisco indicou que, “se o nosso objetivo é oferecer a cada indivíduo e a cada comunidade o nível de conhecimentos necessários para ter sua própria autonomia e ser capaz de cooperar com os outros, é importante investir na formação dos educadores com os mais elevados padrões de qualidade, em todos os níveis acadêmicos”.

 

Além disso, o Santo Padre assinalou que “a família precisa ser valorizada no novo pacto educativo, pois sua responsabilidade começa no ventre materno, no momento do nascimento. Porém, mães, pais, avós e a família como um todo, em seu papel educacional primário, precisam de ajuda para entender, no novo contexto global, a importância dessa etapa inicial da vida e estar preparados para agir em consequência”.

 

“Uma das maneiras fundamentais de melhorar a qualidade da educação no âmbito escolar é conseguir uma maior participação das famílias e comunidades locais nos projetos educacionais. Elas fazem parte da educação integral, pontual e universal”, afirmou.

 

Da mesma forma, o Pontífice explicou que “educar não é apenas transmitir conceitos, isso seria uma herança do iluminismo que deve ser superada, ou seja, não apenas transmitir conceitos, mas um trabalho que exige que todos os responsáveis ​​por ela – família, escola e instituições sociais, culturais e religiosas – participem desse processo de forma solidária”.

 

“Para educar é necessário integrar a linguagem da cabeça com a linguagem do coração e a linguagem das mãos. Que um educando pense o que sente e o que faz, sinta o que pensa e o que faz, e faça o que sente e o que pensa. Integração total”, pediu o Papa.

 

No entanto, Francisco disse que "hoje, está em crise, rompeu-se o que chamei de ‘pacto educativo’; o pacto educativo existente entre família, escola, pátria e mundo, cultura e culturas”.

 

“Rompeu-se realmente e não pode ser colado ou recomposto, a não ser através de um esforço renovado de generosidade e acordo universal”, reconheceu o Papa. Indicou que “o pacto educativo quebrado significa que tanto a sociedade, como a família e as instituições que são chamadas a educar, delegam a decisiva tarefa educacional a outros, evitando assim a responsabilidade das várias instituições básicas e dos próprios estados que claudicaram deste pacto educativo".

 

“Hoje, somos chamados, de alguma maneira, a renovar e unir o esforço de todos – pessoas e instituições – para a educação a fim de refazer um novo pacto educativo, pois somente assim será possível mudar a educação. E, para isso, é preciso integrar os saberes, a cultura, o esporte, a ciência, a diversão e a recreação. É preciso construir pontes de conexão, superar a ‘pequenez’ que nos fecha em nosso pequeno mundo, e ir ao mar aberto global, respeitando todas as tradições”, pediu o Papa.

 

Nesse sentido, incentivou os educadores “nessa tarefa tão importante e apaixonante que têm: colaborar na educação das gerações futuras. Não é algo de amanhã, mas de hoje. Sigam em frente, que Deus os abençoe. Rezo por vocês e vocês, façam-no por mim!”, concluiu.

 

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido por Nathália Queiroz.

domingo, 21 de junho de 2020

João Guimarães Rosa


Nascido em 27 de junho de 1908, João Guimarães Rosa completaria 112 anos. Notável escritor, poliglota, diplomata, novelista, contista e médico, considerado um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos, o saudoso e carinhosamente conhecido como Guimarães Rosa está muito vivo em nossos corações.