Uma das grandes inseguranças de quem precisa falar em público está relacionada ao fato de como estruturar um discurso que seja realmente atrativo. Afinal, prender a atenção dos ouvintes e mantê-los focados no que está sendo dito não é simples.
Contudo, existem algumas técnicas que podem contribuir — e muito — no que se refere à estruturação do discurso, seja para casamentos, reuniões administrativas, negociação e vendas, eventos públicos ou quaisquer outras situações.
Para elaborar um bom discurso, demonstrando propriedade e segurança ao falar com seus ouvintes é imprescindível preparar o discurso com antecedência.
Prepare o discurso com antecedência
Para que o seu discurso desperte a atenção do ouvinte, é importante que você o elabore com cuidado e atenção. É preciso analisar pontos como tema, público-alvo, tempo de duração e recursos disponíveis. Portanto, não dá para deixar isso para a última hora.
Pesquise a respeito do assunto sobre o qual vai falar, elabore um roteiro a ser seguido e faça a revisão. O texto deve conter introdução, desenvolvimento (ou corpo) e conclusão. Lembre-se de que é fundamental começar bem o discurso, pois é nesse momento que você deve ganhar a atenção do público!
Fique atento à voz e à linguagem corporal
Ao pensar sobre como estruturar um discurso atrativo e instigante, é muito importante pensar também na voz e na linguagem corporal.
O tom de voz e a velocidade da fala devem estar adequados, considerando-se o local, o número de pessoas presentes e a distância entre quem fala e quem ouve. É preciso articular bem as palavras para que o ouvinte compreenda o que você diz.
Aja como se estivesse conversando com alguém, porém, com mais entusiasmo do que o habitual.
Como a comunicação não se dá apenas pelo uso de palavras, a linguagem corporal não pode ficar em segundo plano. Contudo, tenha em mente que ela não deve ser uma distração e sim um complemento à sua fala. Mantenha uma boa postura, evite gesticular excessivamente e estabeleça contato visual com o público.
Conte uma história
Falar de forma mecânica não é o mais indicado para quem pretende elaborar um discurso envolvente e agradável, capturando e mantendo a atenção da plateia.
Existe uma técnica bastante útil para deixar o ouvinte atento e interessado em relação ao que está sendo dito: o storytelling. Trata-se de contar uma história real e de forma criativa, permitindo estabelecer uma ligação pessoal e emocional com o seu público.
O recurso é essencial para quem deseja fazer um bom discurso, pois as ideias e as informações transmitidas vão ser assimiladas com mais facilidade pelas pessoas. Quando bem contadas, boas histórias inspiram, emocionam e despertam o interesse do ouvinte.
Fonte: Clube daFala
Nenhum comentário:
Postar um comentário