23 de fevereiro é o dia de celebrar o Dia Nacional do Surdo-mudo. A data busca ajudar a promover iniciativas inclusivas, além de ressaltar as conquistas da Comunidade Surda e sua luta pela inserção dos surdos na sociedade.
A pessoa surda-muda caracteriza-se por ter a ausência da audição e da fala, porém suas limitações não alteram sua aptidão de aprendizado, o que permite que ela aprenda e possa conviver perfeitamente com as pessoas consideradas “normais”. Muitos indivíduos possuem voz e conseguem falar, porém, é necessário estimulá-los para que isso aconteça.
É suma importância que ele conviva com todas as pessoas na sociedade, não somente as surdas ou mudas, afinal esse é um modo de desenvolver seus sentidos. Para isso, é necessário que a inclusão aconteça em todas as esferas da sociedade e que todos respeitem seus direitos como cidadão.
A capacidade do surdo-mudo é tão grande que ele é capaz de realizar diversas atividades, basta apenas, que ele desenvolva os outros sentidos através de estímulos para que se desenvolvam.
A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma forma fácil e objetiva para incluir pessoas com limitações de audição e fala no processo de comunicação. Os sinais são combinações de mãos, movimentos e de pontos de articulação – locais no espaço ou no corpo onde os sinais são feitos –, além de expressões faciais e corporais.
Fonte: www.metlife.com.br/blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário