Por Coletivo Leitor
O verbo “ler” pode ser definido, segundo o Dicionário Aurélio, como:
1. percorrer com a visão (palavra, frase, texto), decifrando-o por uma relação estabelecida entre as sequências dos sinais gráficos escritos e os significados próprios de uma língua natural.
2. ter acesso a (texto, obra etc.) através de sistema de escrita, valendo-se de outro sentido que não o da visão.”
Estudos revelam que a prática da leitura contribui em vários aspectos para o desenvolvimento do aluno, tanto de maneira cognitiva quanto nos aspectos que dizem respeito ao socioemocional; além de ser uma fonte de prazer e de entretenimento. Estimular o hábito da leitura das crianças é uma missão importante para os educadores e para as famílias.
Como ler mais: confira as dicas para melhorar a leitura
A seguir, veja algumas dicas de como ajudar os alunos a melhorar a experiência da leitura, incorporando-a no dia a dia e assim desfrutar dos seus benefícios:
Inserir a leitura na rotina
Uma dica eficaz para a criação do hábito da leitura é estabelecer um tempo específico para ler diariamente. No início pode ser um desafio, mas ao ler um pouco todos os dias, o leitor começa a se acostumar com a leitura e isso se torna parte de seu cotidiano. Uma sugestão é incentivar os alunos a definir seu próprio momento de leitura. Pode ser antes de dormir, ao acordar ou depois do almoço.
Uma forma fazer com que os alunos visualizem como uma rotina de leitura é benéfica é calculando quantos livros por ano você poder ler com apenas trinta minutos de leitura diária. Digamos que uma pessoa leia, em média, uma página a cada dois minutos. São 15 em 30 minutos que, multiplicadas pelos 365 dias do ano, resultam em mais de 5 mil páginas! Seria possível ler cerca 18 livros em apenas um ano.
Intercalar os gêneros literários e diversidade
Todos temos nossos gêneros literários favoritos, mas é sempre válido sair da zona de conforto e buscar explorar novas obras. Ser um leitor flexível, aberto a novas experiências literárias, permite conhecer novas formas de escrita e novos contextos que fogem do que estamos acostumados.
Indicar obras de gêneros diversos e temáticas variadas para os estudantes vai ajudá-los a conhecer diferentes possibilidades de leitura. Vale lembrar que é fundamental se atentar à faixa etária do leitor, de forma que as indicações sejam adequadas ao seu perfil.
Um exercício útil para conseguir essa variação é montar listas de obras que poderiam ser indicadas em cada disciplina ou temática e intercalar aquelas que propõem uma maior diversidade. Buscar igualar o número de autores e autoras, verificar se há alguma produção de autores negros, ou de países fora do eixo europeu-americano, obras escritas por pessoas indígenas. Tudo isso contribui para uma maior diversidade no aprendizado dos alunos e a possibilidade de ter contato com diferentes culturas e processos de vida.
Carregar sempre um livro
Quanto mais fácil for o acesso às obras, mais facilitada se torna a prática da leitura. Guardar livros em caixas, prateleiras altas ou em cômodos pouco frequentados pode dificultar o contato com eles. Pensando nisso, o educador pode incentivar os alunos a sempre carregar um livro, uma excelente alternativa para facilitar a leitura. Momentos de espera muitas vezes são imprevistas e podem ser ideais para se entreter e desenvolver esse hábito que será levado para a vida toda!
Criar um ambiente propício
Ao ler em um local tranquilo e silencioso a leitura se torna mais produtiva, focada e proveitosa. Por isso, o ideal é que o leitor escolha um lugar confortável, sem distrações, como a biblioteca escolar ou um local mais quieto da casa.
É importante não apenas incentivar os estudantes a aproveitar esses espaços, mas também garantir que a escola tenha um ambiente propício e acolhedor, com um acervo variado e uma configuração que convide o aluno a aproveitar o momento de leitura. Em casa, os pais podem ser incentivados a criar esse ambiente e até compartilhar o momento de leitura com os filhos.
Participar de um Clube do Livro
A leitura muitas vezes é vista como uma atividade individual, contudo, compartilhar opiniões pode tornar a leitura ainda mais prazerosa. Transforma-la em um exercício coletivo incentivando os estudantes a criar ou participar de um Clube do Livro enriquece a experiência com as obras.
Os momentos de discussão em grupo ajudam o leitor a perceber aspectos que não haviam notado antes e analisar perspectivas diferentes de uma mesma história.
Conheça seis benefícios da leitura
A família também tem muito a contribuir com o incentivo à leitura. Para incentivar o apoio dos pais e responsáveis, vale ressaltar os diversos benefícios da leitura para o desenvolvimento, aprendizado e formação dos estudantes.
Veja a seguir alguns dos principais benefícios que o hábito da leitura pode proporcionar:
1. Desenvolve o cérebro
Ler aumenta as conexões neurais, fazendo com que o cérebro funcione melhor. A leitura contribui para o desenvolvimento da memória, do raciocínio e da percepção. Durante essa prática, a região esquerda do cérebro, parte responsável pela linguagem, trabalha. Além disso, as áreas emocionais do cérebro também são ativadas no caso de narrativas sentimentais. O córtex pré-frontal, por sua vez, é estimulado pelo raciocínio sobre o assunto e pela semântica.
Em uma pesquisa norte-americana foi comprovado que o hábito da leitura ajuda a reduzir a perda gradativa do funcionamento do cérebro durante a velhice em cerca de 30%, além de diminuir o risco de doenças como o Alzheimer. Outro ponto é que ler aumenta a receptividade à linguagem no cérebro, o que facilita o processo de aprendizagem.
2. Estimula a criatividade
A leitura contribui para o desenvolvimento da criatividade, uma vez que exercita a capacidade de imaginar com os cenários, os personagens, as situações e o contexto da história. Ao contrário de uma obra cinematográfica, que geralmente conta com recursos visuais e sonoros, a leitura exige que o leitor imagine e crie a narrativa dentro do seu entendimento individual.
Em uma pesquisa realizada pela Universidade de Toronto (Canadá), foi descoberto que os leitores de ficção possuem uma tendência para aceitar pensamentos ambíguos e passam a compreender aspectos distintos de um mesmo assunto.
3. Expande o vocabulário
Quanto mais a pessoa lê, mais vasto e completo se torna o seu vocabulário, o que reflete no aprimoramento da escrita e da própria leitura. Os livros apresentam palavras e expressões que podem ser desconhecidas em um primeiro momento, mas que o cérebro acaba memorizando e compreendendo.
4. Diminui o estresse
Um estudo realizado pela Universidade de Sussex, em 2009, descobriu que ler por apenas seis minutos já pode ajudar na diminuição do nível de estresse em até 68%. Foi notado que após esse período de leitura os voluntários conseguiram relaxar os músculos e tiveram uma queda na frequência cardíaca.
Vale ressaltar que a leitura diária, mesmo que por pouco tempo, é capaz de reduzir a frequência cardíaca e aliviar a tensão dos músculos, o que resulta na diminuição do nível de estresse. Além disso, ao se concentrar para ler uma história, a pessoa consegue parar de pensar em vários assuntos, o que ajuda no controle da ansiedade e da preocupação.
5. Provoca empatia
A empatia é a capacidade de se colocar e se imaginar no lugar do outro, compreendendo emocionalmente as outras pessoas. A leitura possibilita a conexão com outras realidades, uma vez que envolve conhecer personagens e suas respectivas peculiaridades. Com isso, os leitores assíduos possuem maior facilidade em se colocar no lugar do outro, exercendo a empatia. Ler sobre vidas e épocas diferentes do contexto no qual se está inserido facilita o entendimento acerca do diferente.
6. Induz o pensamento crítico
Toda obra traz um ensinamento e, por meio da história, o leitor consegue refletir acerca dos seus ideais e valores. O hábito da leitura aprimora a capacidade de argumentação, uma vez que, com base nas informações lidas, a pessoa é capaz de opinar e se posicionar com mais facilidade acerca de diversos assuntos. Dessa forma, o leitor se torna capaz de construir opiniões mais embasadas, apresentar novos argumentos e se aprofundar em debates.
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