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segunda-feira, 10 de agosto de 2015

COMO FAZER UMA BOA REDAÇÃO

Dominar a arte da escrita é um trabalho que exige prática e dedicação. No entanto, conhecer seu lado teórico é muito importante. Aplique-a em seu trabalho, mas não se esqueça: você precisará fazer a sua parte, isto é, escrever.



SIMPLICIDADE
Use palavras conhecidas e adequadas. Escreva com simplicidade. Para que se tenha bom domínio, prefira frases curtas. Amarre as frases, organizando as ideias. Cuidado para não mudar de assunto de repente. Conduza o leitor de maneira leve pela linha de argumentação.

CLAREZA
O segredo está em não deixar nada subentendido, nem imaginar que o leitor sabe o que você quer dizer. Evidencie todo o conteúdo da sua escrita. Lembre-se: você está comunicando a sua opinião, falando de suas ideias, narrando um fato. O mais importante é fazer-se entender.

OBJETIVIDADE
Você tem que expressar o máximo de conteúdo com o menor número de palavras possíveis. Por isso não repita ideias, não use palavras demais ou outras coisas só para aumentem as linhas. Concentre-se no que é realmente necessário para o texto. A pesquisa prévia ajuda a selecionar melhor o que se deve usar.

UNIDADE
Não esqueça, o texto deve ter unidade, por mais longo que seja. Você deve traçar uma linha coerente do começo ao final do texto. Não pode perder de vista essa trajetória. Por isso, muita atenção no que escreve para não se perder e fugir do assunto. Eliminar o desnecessário é um dos caminhos para não se perder. Para não errar, use a seguinte ordem: introdução, argumentação e conclusão da ideia.

COERÊNCIA

A coerência (coesão) entre todas as partes de seu texto é fator primordial para se escrever bem. É necessário que elas formem um todo. Para isso, é necessário estabelecer uma ordem para as ideias se completem e formem o corpo da narrativa. Explique, mostre as causas e as consequências.
Exemplos: Obedecer a uma ordem cronológica é uma maneira de se acertar sempre, apesar de não ser criativa. Nesta linha, parta do geral para o particular, do objetivo para o subjetivo, do concreto para o abstrato. Use figuras de linguagem para que o texto fique interessante. As metáforas também enriquecem a redação.

ÊNFASE

Procure chamar a atenção para o assunto com palavras fortes, cheias de significado, principalmente no início da narrativa. Use o mesmo recurso para destacar trechos importantes. Uma boa conclusão é essencial para mostrar a importância do assunto escolhido. Remeter o leitor à ideia inicial é uma boa maneira de fechar o texto.

LEIA E RELEIA

Lembre-se, é fundamental pensar, planejar, escrever e reler seu texto. Mesmo com todos os cuidados, pode ser que você não consiga se expressar de forma clara e concisa. A pressa pode atrapalhar. Com calma, verifique se os períodos não ficaram longos, obscuros. Veja se você não repetiu palavras e ideias. À medida que você relê o texto, essas falhas aparecem, inclusive, erros de ortografia e acentuação. Não se apegue ao escrito. Refaça se for preciso. Não tenha preguiça, passe tudo a limpo quantas vezes forem necessárias. No computador, esta tarefa se torna mais fácil. Faça sempre uma cópia do texto original. Assim você se sentirá à vontade para corrigir quanto quiser, pois sabe que sempre poderá voltar atrás.

 

10 DICAS PARA PRODUZIR UMA BOA REDAÇÃO

1) Na dissertação, não escreva períodos muito longos nem muitos curtos.
2) Na dissertação, não use expressões como “eu acho”, “eu penso” ou “quem sabe”, que mostram dúvidas em seus argumentos.
3) Uma redação “brilhante” mas que fuja totalmente ao tema proposto será anulada.
4) É importante que, em uma dissertação, sejam apresentados e discutidos fatos, dados e pontos de vista acerca da questão proposta.
5) A postura mais adequada para se dissertar é escrever impessoalmente, ou seja, deve-se evitar a utilização da primeira pessoa do singular.
6) Na narração, uma boa caracterização de personagens não pode levar em consideração apenas aspectos físicos. Elas têm de ser pensadas como representações de pessoas, e por isso sua caracterização é bem mais complexa, devendo levar em conta também aspectos psicológicos de tipos humanos.
7) O texto dissertativo é dirigido a um interlocutor genérico, universal; a carta argumentativa pressupõe um interlocutor específico para quem a argumentação deverá estar orientada.
8) O que se solicita dos alunos é muito mais uma reflexão sobre um determinado tema, apresentada sob forma escrita, do que uma simples redação vista como um episódio circunstancial de escrita.
9) A letra de forma deve ser evitada, pois dificulta a distinção entre maiúsculas e minúsculas. Uma boa grafia e limpeza são fundamentais.
10) Na narração, há a necessidade de caracterizar e desenvolver os seguintes elementos: narrador, personagem, enredo, cenário e tempo.

 

ALGUMAS ORIENTAÇÕES QUE O AJUDARÃO A MELHORAR SEUS TEXTOS

Não se esqueça de que o processo de redigir é contínuo, e está diretamente ligado à leitura.
♦ O título deve ser centralizado na primeira linha;
♦ Use letra maiúscula só na primeira letra da 1ª palavra;
♦ Não coloque aspas no título;
♦ Não se esqueça de pular uma linha entre o título e o texto;
♦ Cada parágrafo deve estar mais ou menos três centímetros da margem esquerda. As demais linhas devem encostar na margem esquerda;
♦ Pense, reflita sobre o assunto proposto. Selecione ideias, fatos, pessoas essenciais ao desenvolvimento do seu texto. Concentre ação, inteligência, memória, sensibilidade em torno do tema.
♦ Faça o rascunho, registrando as ideias, à medida que forem surgindo.
♦ Leia o rascunho muitas vezes, com espírito crítico, preocupando-se apenas com o conteúdo;
♦ Organize as ideias;
♦ Verifique se elas estão dentro do assunto pedido;
♦ Evite muitas ideias acumuladas num só parágrafo. As ideias diferentes devem ficar em parágrafos distintos;
♦ Observe se as ideias diferentes ficaram em parágrafos diferentes;
♦ Diminua os períodos muito longos, na maioria das vezes, algumas palavras podem ser substituídas por sinais de pontuação.
♦ Reestruturar as frases até encontrar a forma precisa;
♦ Varie a posição das palavras, procurando dar força ao texto;
♦ Busque o termo mais expressivo;
♦ Elimine as palavras repetidas sem necessidade ou procure substituí-las por outras de sentido equivalente;
♦ “Limpe” o texto de excesso de explicações, de detalhes sem importância;
♦ Verifique se há clareza na exposição de ideias;
♦ Dê os retoques finais: emende, corte, reescreva, procurando melhorar o texto.
♦ Releia para corrigir falhas gramaticais e colocar pontuação adequada.
Passe a limpo. É o momento de observar:
→ as margens;
→ espaço na abertura dos parágrafos;
→ letras (não exige que seja bonita, mas deve ser LEGÍVEL)
♦ Torne a ler, quantas vezes forem necessárias.
♦ É bom que você se lembre de que as ideias não nascem de uma geração espontânea. São frutos de outras ideias e de conhecimentos adquiridos. Para atualizar-se, enriquecer seus pensamentos, aumentar o vocabulário, assimilar experiências, procure fazer da leitura um hábito: bons livros, jornais e revistas.

 

FATORES QUE FAZEM DE UM TEXTO: COERÊNCIA E COESÃO

Coerência
            A coerência reside na associação e correlação de ideias dentro do período e de um parágrafo a outro. A conexão entre as palavras é feita pela organização do pensamento no que se refere ao conteúdo e pelas partículas de transição que unem as ideias, tais como as expressões: “no entanto”, “contudo”, ligando parágrafos, e conjunções, ligando as ideias dentro do período.

Coesão
            Um texto coeso é aquele que as partes se relacionam entre si de modo claro e adequado, criando um todo com sentido, que pode ser captado pelo leitor.
                Um texto coeso se faz usando corretamente os instrumentos da língua (usar artigos e pronomes que concordem com os nomes a que se referem, combinar os tempos verbais de modo lógico, etc.) e observando se há relações de sentido entre as frases, que unidas entre si transmitem de modo claro uma informação, uma opinião, uma mensagem.

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