Pesquisar este blog

sábado, 25 de julho de 2020

Luís Vaz de Camões


Luís Vaz de Camões é o mais reconhecido escritor português de todos os tempos, sendo considerado um gênio da literatura universal. Ele é o autor do poema épico "Os Lusíadas", que celebra feitos heroicos e personagens marcantes da história de Portugal.

 

Os Lusíadas foi a única obra de Camões publicada durante sua vida. Com esse livro, ele alcançou a glória literária, sendo colocado no mesmo nível que Miguel de Cervantes (em língua espanhola), William Shakespeare (em língua inglesa) e Dante Alighieri (em língua italiana). Mas ele escreveu muitos poemas líricos, reunidos no volume Rimas (publicado em 1595), e peças de teatro (Anfitriões, Filodemo, El rei Seleuco). Seus textos vêm sendo constantemente reeditados desde o final do século XVI. Camões está traduzido em muitas línguas modernas (inglês, francês, espanhol, italiano, polonês, russo, húngaro, dinamarquês, entre outras). Conta também com versões em latim. A obra de Camões continua a ser lida até hoje. Seus versos épicos e seus poemas líricos são sempre incluídos nas antologias de poesia em Portugal e no Brasil.

 

Camões morreu em 10 de junho de 1580. Todo ano, nessa data, é celebrado o Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas, em homenagem a ele. É a data mais importante entre os feriados do calendário nacional português.

 

Fonte: escola.britannica.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário