O percurso do sucesso escolar:
da Educação Infantil ao Ensino Médio
Maria Irene Maluf
Psicopedagoga
Presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia - ABPp
OBJETIVO
Refletir sobre a possibilidade real de contribuição que a Psicopedagogia, pode trazer à equipe multidisciplinar, no planejamento e intervenção educativa, dentro da Escola Inclusiva desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.
SUCESSO ESCOLAR
O êxito escolar é um fato imaginário, que depende das características e idade da criança, da estrutura e dinâmica familiar, da escola, do meio social, da época e do local onde tudo isso acontece.
O fracasso na aprendizagem atinge o individuo, a sua família e o meio social já que o conhecimento significa poder na nossa cultura.
Os problemas de aprendizagem são construídos na trama da organização familiar e social que lhe outorga significações.
SUCESSO ESCOLAR
Para todas as crianças o sucesso escolar é importantíssimo, já que seu desempenho como pessoa está vinculado em grande parte à sua atuação como aluno.
Para a família, o sucesso escolar dos filhos é quase que um atestado social de êxito dos pais como educadores.
Para a escola, alunos com bom desempenho acadêmico, em geral significam profissionais bem sucedidos no futuro.
Individualmente, a criança, a escola ou a família não são linearmente responsáveis pelos problemas de aprendizagem das crianças ou em última análise, do SUCESSO OU FRACASSO escolar, mas a combinação entre fatores congênitos e as experiências vivenciadas nesses ambientes, levam a emersão das predisposições pré-existentes, que podem ser desencadeadoras potenciais dos transtornos de aprendizagem.
PSICOPEDAGOGIA
“campo de atuação em saúde e educação que lida com o processo de aprendizagem humana, seus padrões normais e patológicos, considerando a influência do meio-família, escola e sociedade, no seu desenvolvimento, utilizando procedimentos próprios da psicopedagogia.”
(Código de Ética da ABPp, 1996)
A PSICOPEDAGOGIA tem um papel decisivo e importante na construção do bom desempenho escolar, ou seja, do sucesso escolar, pois trabalha com as dificuldades de aprendizagem e suas vicissitudes, dentro da realidade vivida por cada criança, jovem ou adulto.
A FAMÍLIA NA CLINICA PSICOPEDAGÓGICA
Ao nos propormos olhar-analisar-compreender a criança no contexto familiar, conseguimos chegar mais próximo da função denunciadora do sintoma que se revela como: não querer, não conseguir, não poder aprender.
Neste contexto poderemos captar a complexidade das relações nas dificuldades ou distúrbios de aprendizagem.
A FAMÍLIA NA CLINICA PSICOPEDAGÓGICA
Ao nascer uma criança ocorrem mudanças de contexto e de funções na família. Exige do casal novas identidades, com acordos implícitos e explícitos estabelecidos entre o par nuclear e entre eles e suas redes de pertinência.
Se os novos arranjos não acontecem ou se operam de maneira disfuncional, o bebê sofre consequências em várias esferas de seu desenvolvimento. Pretende-se através da abordagem psicopedagógica com a família:
- Conscientizar e orientar os familiares sobre os transtornos de aprendizagem e suas características, enfatizando meios de ajudá-los a suportar e dar continência aos comportamentos decorrentes: do social, a autoestima e a aprendizagem.
- Instruir sobre o curso e os fatores de risco das recaídas.
- Enfatizar a importância de seguir ordens médicas, não negligenciando com os tratamentos e acompanhamentos prescritos, quando estes forem indicados, sendo que o aspecto afetivo tem grande influência sobre os resultados.
É IMPRESCINDÍVEL QUE A FAMÍLIA POSSA:
- Oferecer segurança através de boa vinculação, para desenvolver na criança / adolescente alto nível de empatia e comportamento pró-social adequado.
- Ensinar a criança / adolescente a se cuidar.
- Respeitar e acatar afetivamente as limitações e orientações de comportamento da criança / adolescente.
- Procurar manter uma atitude de serenidade durante os momentos mais difíceis de relacionamento para ajudar a criança / adolescente a desenvolver inclusive a percepção de modelo de conduta (autorregulação).
Nenhum comentário:
Postar um comentário