Por que é importante conhecer as profissões do futuro?
Há alguns anos, muito se falava sobre as novas tecnologias e como o mundo mudaria drasticamente por volta do ano de 2020. Surgiram muitas previsões curiosas sobre como nossa vida seria afetada por todas as mudanças que estariam por vir.
O fato é que já vivemos uma revolução tecnológica que, até então, só existia em histórias de ficção científica.
Se a Geração X buscava estabilidade e aquisição de bens, os Millennials buscam pela experiência, que não está, necessariamente, atrelada aos bens de consumo.
Já a Geração Z, que nasceu na era digital, é composta por jovens mais agitados e que fazem muitas coisas ao mesmo tempo. E não é à toa que representam o futuro tecnológico do mercado de trabalho, já que eles buscam por tendências deste tipo.
Cada vez mais pessoas utilizam aplicativos de transporte particular, assim como cada vez mais pessoas preferem alugar um imóvel para morar a comprar o seu próprio.
A lógica do mercado de trabalho sempre estará alinhada à medida que a ciência inova, a tecnologia se desenvolve e novas demandas vão surgindo no mundo.
Por isso, tanto se fala de empresas de inovação, que nada mais fazem, do que adequar-se à demanda social.
Empresas como AirBnb e Uber não surgiram com um palpite de sorte.
É comum que com o passar dos anos algumas carreiras passem por extinção. Por exemplo, já existem condomínios residenciais e comerciais sem porteiros físicos. Nesse caso, a profissão do futuro responsável por substituir o porteiro é a central de vigilância eletrônica 24h. Mesmo com a extinção de algumas carreiras, outras serão criadas para suprir novas necessidades e gerar negócios lucrativos. Veja algumas delas:
1. Desenvolvedores de softwares
São e ainda serão, por muito tempo, profissionais valorizados no mercado, pois fazem parte do grupo que cria os novos sistemas que automatizam processos.
Sem os desenvolvedores, nada do que conhecemos estaria em pleno funcionamento hoje. São eles que analisam, compreendem, executam e realizam manutenções em plataformas e linguagens que auxiliam nos serviços dos negócios.
2. Especialistas em Experiência do Usuário/Cliente
Existem algumas variações para esse profissional no mercado, como Customer Success ou na tradução literal, Sucesso do Cliente.
A função deste profissional é fazer com que o cliente tenha toda a assessoria necessária de algum produto/serviço contratado. Além disso, é responsável por garantir que a comunicação com o cliente seja feita de forma efetiva, garantindo a felicidade e fidelização.
Já é comum encontrar esses profissionais em empresas de e-commerces e outras plataformas que prezam pelo resultado e experiência positiva do cliente.
3. Digital Influencers
Os influenciadores digitais são profissionais que já estão em alta e prometem ficar ainda mais nos próximos anos.
O digital influencer tem total domínio das redes sociais, principalmente do Instagram. O grande sucesso destes profissionais pode ser explicado pelo fato de que são pessoas se conectando com pessoas, e não com marcas.
Mas, as marcas já sabem disso e estão investindo cada vez mais em parcerias com influenciadores digitais, sejam eles criadores de conteúdo com milhões de seguidores, ou nanoinfluencers, com um público menor, porém mais segmentado. Uma grande oportunidade profissional, não é mesmo?
4. Assessor de creators
Já existem agências/profissionais que cuidam das carreiras de influenciadores digitais e a tendência é que esse número aumente à medida que novos creators apareçam.
Os assessores de creators, além de ajudá-los a conquistar novas parcerias com as empresas, também orientam e fazem a gestão da saúde da carreira.
5. Professor online
Uma grande tendência das profissões do futuro são os professores online. O ensino EAD tende a se expandir nos próximos anos e os professores começaram a enxergar o modelo de sala de aula virtual, que possibilita um maior alcance de alunos.
Essa é uma grande aposta para escalar os ganhos dos profissionais que vivem de compartilhar conhecimento. O mercado de criação de cursos online está cada vez mais especializado e disseminado.
6. Coaching
O coaching é o profissional que ajuda outras pessoas a evoluírem em diversas áreas de suas vidas, mas, principalmente, em suas carreiras.
Existem coachs em diversas áreas, como finanças, relacionamentos, de inteligência emocional, de emagrecimento, espirituais etc.
Para quem deseja se tornar um coach, existem escolas específicas para essa formação, que ensinam técnicas e ferramentas para ajudar futuros clientes.
7. Coach esportivo
O modo como as redes sociais têm gerado um culto ao corpo ainda mais enfático do que antigamente, vai influenciar também na demanda de pessoas que desejam um acompanhamento quase diário para manter o corpo em dia.
Muitas pessoas possuem dificuldades para serem ativas fisicamente, precisando da ajuda de um coach específico para isso. Para atender essa procura, surgiram os coachs esportivos, que mantêm um programa de treinamento personalizado para cada cliente.
8. Profissional de marketing digital
Apesar do marketing ser uma carreira antiga, esse profissional vem se fortalecendo cada vez mais no meio online, criando uma especialização de carreira ainda mais voltada para a internet.
A boa notícia para quem deseja apostar neste mercado é que existem áreas e demandas de diversos tipos.
9. Analista de Big Data
Este profissional analisa todas as informações provenientes de um sistema que circula na internet e que pode influenciar em um negócio/empresa, dominando o Data Science.
O mundo digital depende muito de dados para analisar e melhorar seus processos. Por conta disso, surgiu o Analista de Big Data, responsável por colher e interpretar dados de diversos tipos.
10. Gestor de comunidade
Esse profissional é responsável por lidar com os consumidores e a comunidade ao redor de uma empresa, a fim de recolher opiniões para melhorar o negócio e o posicionamento da empresa com essas pessoas.
Alguns negócios já possuem profissionais focados nessa função, que vai se expandir nos próximos anos. É uma função essencial dentro das organizações, pois são eles que garantem uma cultura em torno da empresa, criando fãs da marca.
11. Engenheiro ambiental
O meio ambiente tem sofrido alterações drásticas nos últimos anos e este profissional será cada vez mais essencial entre as profissões do futuro.
A grande responsabilidade deste profissional hoje é conciliar tecnologia com meio ambiente. É inegável a necessidade de criar novos sistemas de gestão ambiental e soluções para ajudar o planeta.
12. Engenheiro hospitalar
A tecnologia em hospitais também evolui e novos aparelhos surgem para facilitar tratamentos, cirurgias e o dia a dia de profissionais da saúde.
E é por isso que o engenheiro hospitalar está escalado entre as profissões dos próximos anos. Sua principal função é reunir e aplicar todas as tecnologias consideradas essenciais para solucionar problemas hospitalares dos mais variados tipos.
13. Segurança da informação
Será o profissional que assegurará que toda a informação digital de determinada empresa ou instituição não seja burlada ou invadida.
Com o crescimento da tecnologia, surgiram também pessoas mal intencionadas, dispostas a roubar dados de pessoas e empresas. Profissionais de Segurança da Informação não só garantem que os dados sejam protegidos, como também ajudam a criar novas soluções.
14. Gestor de resíduos
A produção de resíduos vem aumentando consideravelmente, principalmente do tipo sólido, gerando a necessidade de uma gestão desta matéria que produzimos massivamente.
O gestor de resíduos consegue ver os resíduos de outra forma, criando novos projetos e funcionalidades para dar um destino diferente e correto ao material descartado.
15. Arquiteto e Engenheiro 3D
No setor de engenharia, arquitetura e urbanismo, será possível projetar ambientes em 3D e, por isso, os profissionais deverão se especializar neste ramo para entregar uma experiência cada vez mais real ao seu cliente.
16. Desenvolvedor de dispositivos wearables
Em uma tradução livre, “weareable” significa “vestível”. São óculos, lentes, relógios e outros equipamentos que tenham algum tipo de tecnologia que facilite a vida das pessoas.
E os profissionais capazes de desenvolver estes dispositivos estarão entre os mais procurados nos próximos anos.
17. Consultor de imagem
O consultor de imagem vem para dar os melhores conselhos para qualquer pessoa que deseja trabalhar melhor sua aparência. Isso vale tanto para o pessoal quanto para o profissional e pode envolver desde o modo como você corta seu cabelo até a maneira como se veste.
18. Gestor de inovação
Este profissional será responsável por repensar as estratégias de uma empresa, seja em seu core business ou para alguma área específica, com o intuito de melhorar seu modelo de negócio.
Afinal, para uma empresa conseguir se destacar no mercado, é preciso inovar e sair do senso comum. Cada vez mais concorrentes surgem, e o papel do gestor de inovação é criar coisas novas para sempre estar à frente.
19. Geneticista
Já é uma profissão atual que atuará com ainda mais força nos próximos anos. Dentre as muitas funções de um geneticista, será cada vez mais possível identificar as prováveis doenças que uma pessoa tende a ter no futuro e agir na prevenção antes mesmo de aparecerem sintomas.
20. Gestor de talentos
Gerir talentos vai um pouco além da função que hoje o setor de Recursos Humanos exerce. É preciso identificar e atuar com maior eficácia nos pontos fortes e fracos das pessoas, para capacitá-las a serem sempre melhores profissionais em suas carreiras.
O gestor de talentos, além de capacitar profissionais para serem melhores, atua no recrutamento de novos colaboradores tão talentosos quanto, ajudando a manter a cultura da empresa forte e diminuindo a rotatividade.
21. Representante de vendas internas
Tradução livre de “Inside Sales Representative”. O cliente adquiriu muito mais poder de escolha e, por isso, as empresas que trabalham principalmente com o mercado B2B, tendem a ter vendedores que abordarão possíveis clientes somente quando eles já demonstrarem algum interesse pelo produto.
Isso significa que as vendas serão cada vez mais personalizadas e assertivas de acordo com cada prospect.
22. Especialista em e-commerce
O e-commerce já é um modelo de negócio trivial na vida das pessoas. Porém, com tantas lojas virtuais concorrendo na internet, será preciso se destacar cada vez mais para atrair clientes. Por isso, o especialista em e-commerce ainda tem um tempo longo de vida profissional garantido.
23. Profissionais de saúde mental
As profissões que envolvam cuidados da mente (terapeutas e psiquiatras, por exemplo) ainda estarão em alta. E a explicação é simples: ainda é muito pouco provável que as máquinas substituam o cuidado personalizado que estes profissionais têm com seus pacientes.
24. Especialista em energias renováveis ou energias alternativas
Não é de hoje que a preocupação com o ambiente é crescente e não será nos próximos anos que ela se acabará. Pelo contrário!
A tendência é que seja cada vez mais necessário pensar em recursos alternativos que não gerem impacto no meio ambiente. Por isso, este profissional é de suma importância para os próximos anos.
25. Gestor financeiro
Este profissional é e será por muitos anos, imprescindível para que as pequenas e grandes empresas consigam administrar seu dinheiro e manter suas contas no azul.
Por mais que existam inteligências artificiais que façam cálculos melhor que humanos, essa posição ainda envolve decisões que computadores ainda não são capazes de tomar.
26. Walker Talker
Walker Talker são os profissionais autônomos contratados para passar um tempo com clientes idosos através de uma plataforma online, que permite escutá-los e conversar com eles.
É uma profissão diferente dos cuidadores de idosos tradicionais, que devem cuidar dos medicamentos, auxiliar no banho e na alimentação.
Mas, se você acha que o Walker Talker não é uma realidade, está enganado. Muitos idosos vivem longe da família e sem alguém para conversar frequentemente, por isso, precisam de alguém — que realmente preste atenção no que dizem — para escutá-los.
27. Analista de quantum machine learning
O analista de quantum machine learning (traduzindo, “aprendizado de máquina quântica”) é responsável pela pesquisa e desenvolvimento de soluções de ponta para aumentar a velocidade e performance de algoritmos de sistemas.
É uma das grandes profissões do futuro, principalmente por conta do aspecto quântico, que é um diferencial. A grande sacada para os próximos anos é pensar nas carreiras que envolvam criatividade e relacionamento.
Isso porque são funções que a inteligência artificial ainda não consegue reproduzir com precisão.
29. Gestor de Tráfego Pago
O gestor de Tráfego Pago possui um papel fundamental em qualquer negócio. Sua função é a criação e o gerenciamento de campanhas de mídia paga, como Google Ads e Facebook Ads. Além disso, realiza testes A/B para identificar pontos de melhoria para conversão.
O crescimento da procura por profissionais especializados nesta área cresce cada vez mais, principalmente porque a mídia paga é uma grande fonte de aquisição de clientes e leads. Sem um especialista, empresas podem ter um grande prejuízo.
30. Social Media
O profissional de Social Media é quem planeja, cria e analisa as postagens de perfis nas redes sociais. Assim, a Gestão de Tráfego Pago é uma profissão que está em alta e, com o surgimento de novas redes, cada vez mais as empresas terão a necessidade de contar com esses profissionais.
31. Desenvolvedor Web
Os Desenvolvedores Web são responsáveis por projetar, construir e cuidar de sites da internet usando as linguagens de programação. Como a internet definitivamente veio para ficar, a necessidade de contratar desenvolvedores crescerá, e muito, nos próximos anos.
32. Especialista em UX Design
O Designer em UX (User Experience ou Experiência do Usuário) é responsável por garantir que o designer projetado para um site ou aplicativo atenda as necessidades do usuário, através de soluções inovadoras e atraentes.
A experiência do usuário deve ser levada em consideração para o sucesso de estratégias de marketing, pois foca na permanência do site, interação e conversão. A procura é grande e quem decidir trabalhar nesta área, terá muito espaço no mercado.
33. Economia de Criadores
Foi-se o tempo em que um negócio tinha como único objetivo vender seu produto. Uma das profissões do futuro mais promissoras é a de criador de conteúdo. Ela está envolvida na Economia de Criadores, ou Creator Economy.
Esse termo surgiu a partir da capitalização do trabalho do influenciador ao fazer lives, gravar vídeos para YouTube ou Instagram Stories, gravar áudios ou até mesmo escrever blog posts ensinando como fazer um podcast, por exemplo, além de artigos complexos.
Segundo a Forbes, a dimensão do Creator Economy hoje é de pouco mais de 100 bilhões de dólares. Inclusive, o YouTube fez uma projeção de 30 bilhões de dólares de receita só com vídeos de influenciadores.
A proposta dos creators é gerar uma nova forma de se comunicar com o público, desenvolvendo confiança e influenciando no processo de compra de produtos e serviços.
O criador de conteúdo nem sempre trabalha de forma autônoma, mas ele pode se tornar uma marca contratada por outros negócios, até porque trabalhar na internet cria uma liberdade maior de escolha de estratégia para o criador.
Isso porque muitas marcas já perceberam o poder dos influenciadores no país e estão apostando cada vez mais nessa estratégia para estabelecer uma conexão emocional e duradoura com seus consumidores.
Sendo assim, estar nessa profissão pode ser promissor! O digital está em alta e o e-commerce continua crescendo, proporcionando boas oportunidades para criadores de conteúdo de todos os nichos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário