Pesquisar este blog

sábado, 28 de novembro de 2015

Thanksgiving Day

Em inglês o Dia de Ação de Graças é conhecido como Thanksgiving Day. Esta data é considerada um feriado no Canadá e nos EUA, sendo um dia em que as pessoas agradecem os acontecimentos positivos conquistados durante todo o ano. É costume celebrar com orações a festas regadas a muita comida.

Nos Estados Unidos, as origens do Dia de Ação de Graças remetem aos festivais de agradecimento a Deus que ocorriam na Nova Inglaterra, geralmente para celebrar o sucesso nas colheitas durante o ano. Este é o motivo da data ser comemorada durante o outono, época em que a colheita já foi finalizada. As homenagens são feitas no mês de novembro, na penúltima quinta-feira.
 
O primeiro Dia de Ação de Graças foi realizado nos anos 1620, no Estado de Massachusetts, na cidade de Plymouth. A comemoração foi organizada pelos colonos fundadores da vila, que, depois de um inverno rigoroso e colheitas insatisfatórias, conseguiram realizar uma colheita farta em 1621, durante o verão.

Para agradecer o progresso da colheita em comparação às anteriores, o governador ordenou uma homenagem durante o outono de 1621. Os homens da cidade mataram perus e patos para as festividades. Entre outros alimentos, peixe e milho também eram habituais nestas festas. No dia da comemoração, além dos colonos da vila, aproximadamente 90 índios compareceram para celebrar. Foram preparadas mesas enormes ao ar livre e todos comemoraram comendo, bebendo e rezando.
 
Muito tempo após esta primeira celebração, o Dia de Ação de Graças foi legitimado no ano de 1863 como um feriado nacional. Até então, a data era comemorada apenas em alguns Estados como Virgínia, Massachusetts e Nova Iorque. Porém, após o decreto do então presidente Abraham Lincoln, ficou determinado que, em novembro, toda penúltima quinta-feira seria comemorado o Dia Nacional de Ação de Graças.

Porém, em 1930, no intuito de impulsionar o comércio americano, o presidente Franklin Roosevelt alterou a comemoração da data para a terceira semana de novembro. Com isso, tinha o objetivo de ampliar o tempo disponível para as compras e propagandas de Natal. Isso ocorreu, pois, naquela época, não eram apropriados os anúncios antes do Dia de Ação de Graças.
 

Mas como a medida não era mandatória, nem todos os Estados americanos concordaram em adotá-la, causando uma confusão de datas no território. Desta forma, o Congresso resolveu este problema instituindo novamente o Dia Nacional de Ação de Graças para a quarta quinta-feira de novembro, sendo considerado um feriado em escala nacional.

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Homenagem!

O profissional que não esquece nenhum detalhe para garantir a segurança de todos não pode ser esquecido!

Dia Nacional de Combate ao Câncer

O Dia Nacional de Combate ao Câncer foi criado em 1988 para ampliar o conhecimento da população sobre o tratamento e, principalmente, sobre a prevenção da doença.
A Portaria do Ministério da Saúde GM nº 707, de dezembro de 1988, que regulamenta as comemorações, estabelece que a data seja uma oportunidade para "evocar o importante significado histórico das entidades de combate ao câncer, de consagração aos inumeráveis e valiosos serviços prestados ao país e proporcionar importante mobilização popular quanto aos aspectos educativos e sociais na luta contra o câncer”.

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

THANKSGIVING DAY = DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS


O Dia de Ação de Graças é um momento especial para agradecer por todas as maravilhas que nos cercam (Ts 5, 16-18), pela grande dádiva da vida, pela grandiosidade do universo e belezas da natureza, por todos os talentos e dons presenteados à humanidade (Sl 117). Dia em que todos devem fazer uma pausa em seus afazeres, independente de sua fé e crenças, refletir, agradecer a Deus por todos os bens recebidos: a saúde, o amor, a pátria, o trabalho, a família, pelo conforto e auxílio nas dificuldades cotidianas.


O que é o Dia de Ação de Graças?



O Dia de Ação de Graças (conhecido em inglês como Thanksgiving Day) é um feriado celebrado maioritariamente nos Estados Unidos e Canadá. Nos Estados Unidos é celebrado na quarta Quinta-feira de Novembro, e no Canadá, na segunda Segunda-feira de Outubro.

Como o próprio nome diz, o Dia de Ação de Graças é um dia onde as pessoas se juntam para demonstrarem a sua gratidão a Deus pelas bênçãos recebidas durante o ano, expressando também carinho pelos seus amigos e familiares. Este é um dos feriados mais importantes dos Estados Unidos e Canadá, juntamente com o Natal e a Passagem de Ano.

O Dia de Ação de Graças é um feriado familiar, onde é normal realizar longas viagens para que os parentes estejam reunidos. Outra grande tradição deste feriado é a comida. As famílias celebram este dia com muita fartura gastronômica, onde tipicamente se come peru (por isso também é conhecido como Turkey Day – Dia do Peru), batata-doce, purê de batata, torta de abóbora, torta de maçã, torta de nozes, entre muitas outras coisas.

 

 Origem do Dia de Ação de Graças


Os primeiro Dia de Ação de Graças foi celebrado nos Estados Unidos em 1620 em Plymouth, Massachusetts, pelos peregrinos fundadores da vila.

Depois das colheitas terem sido gravemente prejudicadas pelo Inverno rigoroso, os colonos tiveram uma boa colheita de milho no Verão seguinte, em 1621. Para marcar e celebrar a ocasião depois de sucessivos anos complicados em nível de agricultura, o governador da vila resolveu organizar uma festa no Outono de 1621. Nessa festa participaram cerca de 90 índios e foram comidos patos, perus, peixes e milho. A partir desse ano, na Nova Inglaterra, em cada Outono era organizada uma festa de gratidão a Deus, por causa das boas colheitas.

Em 1863, Abraham Lincoln (presidente na época) anunciou que a quarta quinta-feira de Novembro seria conhecida como o Dia Nacional de Ação de Graças.

 


Preces de Agradecimentos
Obrigado pela natureza, pelo ar, pela água, pela terra e por todos os alimentos.
Obrigado pelos meus pais e toda minha família.
Obrigado pelo amor e por todos os que cuidam de nós.
Obrigado pela vida e pela saúde.
Obrigado por mais um ano de estudos e trabalho.
Obrigado por todos e todas que nos ajudam em nossas dificuldades.
Obrigado por nossa escola e nossa direção.
Obrigado pelos professores e funcionários.
Obrigado pelos amigos e pela amizade
Obrigado por tudo o que somos e temos.

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Salve uma vida!!


História do perfume no Mundo



A arte do perfume tem suas origens no Egito e remete ao ano de 2000 a.C. Naquele período, os primeiros a utilizarem os perfumes foram os faraós e membros que eram considerados importantes na corte. Após algum tempo, a utilização do perfume foi difundida em outras partes do país e levou a todos a possibilidade de aromatizar o ambiente árido e quente do deserto.
 

Protagonizada em 1330 a.C., a primeira greve da humanidade foi organizada pelos soldados liderados pelo faraó Seti I que, sabendo sobre a necessidade das essências refrescantes na região, pararam o fornecimento dos unguentos aromáticos. Tempo depois, em 1300 a.C., peões de Tebas revoltaram-se contra a escassez de unguentos e somente foram contidos pelo faraó Ramsés II.

 

Durante o século IX, um químico árabe conhecido como Alkindus escreveu um manuscrito a respeito da fabricação dos aromas intitulado "Livro da Química de Perfumes e Destilados". A obra apresentava diversas receitas de óleos das fragrâncias, águas aromáticas, salves ou imitações caras. No mesmo material, havia a descrição de 107 receitas de perfumaria. A importância da obra é tão grande no que se refere aos perfumes que, até hoje, alguns instrumentos utilizados na fabricação apresentam os mesmos nomes citados por Alkindus, como o alambique.



Avicenna e Muslim, respectivamente, um químico e um médico de origem persa, foram os introdutores do método para extrair óleos aromáticos das flores por meio da destilação, sistema utilizado até hoje. Em um primeiro momento, fizeram uma experiência com as rosas, mas acabaram descobrindo que a mistura de óleo com ervas ou pétalas esmagadas tinha como resultado uma fragrância mais forte. Neste contexto surge a água de rosas, que se torna rapidamente popular. Tanto a tecnologia utilizada na destilação quanto a mistura das ervas e flores com o óleo foram de ampla utilização, causaram avanços e foram de grande influência na perfumaria do ocidente, assim como na química.

 

Através do território da Espanha, o perfume ganhou a Europa na época do Renascimento. Porém foi na França, em meados do século XIV, que a perfumaria teve seu maior avanço. O país tornou-se o maior centro de pesquisas e desenvolvimento de perfumes e possui as marcas mais importantes do mundo.

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Como escolher uma boa escola?



Júlio Furtado
 
Com a proximidade do final de ano, muitos pais já enfrentam o drama de mudar seus filhos de escola. Esse ano, em função da crise político-econômica, a busca por escolas particulares mais baratas ou por escolas públicas já é intensa. Esse drama vem sempre acompanhado, além de todas as mudanças já esperadas, pelo dilema da escolha de uma boa escola.


A primeira coisa que deve ser feita é definir como você gostaria que seu filho fosse educado. Escreva tudo que você julga importante no processo educacional. Depois relacione as características que você espera que a escola tenha e que sejam coerentes com a forma de educação que você espera e com o que você pode pagar. Não esqueça, porém, de levar em conta o perfil de seu filho ou filha. Há crianças e adolescentes que aprendem melhor numa escola rígida. Outras precisam de liberdade para aprender.

Caso esteja buscando uma escola privada, uma vez de posse das características coerentes com suas expectativas e com o perfil de seu filho, agende uma visita às escolas que possivelmente reúnam essas condições. A não ser que você entenda de educação, não gaste tempo tentando discutir a Proposta Pedagógica da escola. Faça perguntas objetivas que te forneçam pistas sobre o nível de comprometimento da escola com o aluno. Pergunte, por exemplo, como a escola lida com a indisciplina e fique atenta se te apresentarem um conjunto de regras proibitivas. Pergunte de que maneira a escola envolve o aluno nesse processo. Pergunte, também, como a escola atende aos alunos que não aprendem na mesma velocidade da maioria. Acenda o alerta se a resposta for apenas “chamamos os pais e recomendamos aulas particulares”.

Cuidado com os rankings. O importante é descobrir quantos alunos que estudam na escola desde pequenos conseguiram bons pontos no ENEM. O percentual de aprovação e se a escola é uma das vinte primeiras não diz nada, dadas as manobras de marketing que podem ser empregadas. No caso de escolas públicas, dificilmente você conseguirá marcar visitas guiadas. Vale a pena verificar a nota da escola no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) no site do Ministério da Educação e conversar com alunos, pais e professores da escola. Verifique o quanto estão satisfeitos. Isso sempre ajuda a decidir.
 "O que todo pai e mãe querem para os filhos é o melhor sempre. A melhor educação, a melhor formação e para isso a melhor escola ou colégio."

sábado, 21 de novembro de 2015

Letramento



 Letramento não é um gancho
em que se pendura cada som enunciado,
não é treinamento repetitivo
de uma habilidade,
nem um martelo
quebrando blocos de gramática.
Letramento é diversão
é leitura à luz de vela
ou lá fora, à luz do sol.
São notícias sobre o presidente
O tempo, os artistas da TV
e mesmo Mônica e Cebolinha
nos jornais de domingo.
É uma receita de biscoito,
uma lista de compras, recados colados na geladeira,
um bilhete de amor,
telegramas de parabéns e cartas
de velhos amigos.
É viajar para países desconhecidos,
sem deixar sua cama,
é rir e chorar
com personagens, heróis e grandes amigos.
É um atlas do mundo,
sinais de trânsito, caças ao tesouro,
manuais, instruções, guias,
e orientações em bulas de remédios,
para que você não fique perdido.
Letramento é, sobretudo,
um mapa do coração do homem,
um mapa de quem você é,
e de tudo que você pode ser.

(autor desconhecido)

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Dia Nacional da Consciência Negra

Em 20 de novembro comemora-se no Brasil o Dia da Consciência Negra. Mas você sabe o motivo de escolha dessa data?
A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.

A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão.
Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados heróis nacionais. Agora temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos, que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história. Passos importantes estão sendo tomados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira.