Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de abril de 2020

A Língua Portuguesa, os textos e seu contexto


Muitos estudiosos dizem que a língua portuguesa surgiu do latim vulgar, mas há controversas, a exemplo do doutor em filologia e linguística, Marcos Bagno que afirma que NÃO. Ele afirma: “português era e é a continuação histórica da língua galega”. E em que século? Ou ano surgiu? Não existe exatamente um ano para o seu surgimento, pois a língua portuguesa é uma continuação, uma evolução que através de relações com outras pessoas a língua foi evoluindo gradualmente.

 

E a leitura tem sua magia! A vida sem fantasia é um fracasso e nós buscamos diariamente em filmes, músicas e na literatura, contribuições que ao percebermos, irão existir muitos outros benefícios.


Quando falamos de texto logo vem à mente aquela os aspectos formais como, por exemplo, recursos, a estrutura, mas será que o texto compreende apenas isso?

 

Dica: Para ser texto tem que fazer sentido para duas ou mais pessoas. Um texto pode ser definido também como uma manifestação escrita ou falada de qualquer extensão e serve para a comunicação de uma determinada língua.

Na última parte sobre a língua portuguesa, os textos e seu contexto vou falar um pouco sobre a importância do contexto.

 


 

O contexto é fundamental para que uma comunicação qualquer seja bem entendida, por exemplo: uma piada pode fazer alguém ficar com raiva, ou um sorriso magoar, esses exemplos reafirmam a importância do contexto. Para compreendermos melhor um texto ou uma situação comunicativa o uso do conhecimento de mundo é importante, pois o conhecimento de mundo é todo e qualquer conhecimento acumulado ao longo da vida.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário