Pesquisar este blog

sábado, 31 de outubro de 2020

Quem são as verdadeiras bruxas?


CHEGOU o dia das Bruxas! É Halloween!

O que você quer? Travessuras? Doces? Ou doces travessuras?
Tudo o que eu quero, é que este dia nos seja mágico.

Que tudo que existe de bom transpareça e floresça, para que hoje seja realmente um dia encantado.

Que hoje todos os bons pensamentos se façam realidade, como se fossem movidos por varinhas de condão.
Hoje é o dia das Bruxas.

Que todos os feitiços se virem contra os feiticeiros e que dos nossos corações só brotem as poções de cura e de amor.

Muita Luz e Magia!


Não voam, são lindas, sábias, irradiam o amor e curam

As bruxas não voam, e nunca voaram em vassouras. Participaram da história do mundo, desde o início dos tempos, como mulheres sábias, curandeiras, que irradiavam o amor e praticavam a cura por conhecerem intuitiva e profundamente o poder das ervas. Já nasciam com o dom aguçado da visão e o conhecimento da medicina natural.

Elas atuavam como parteiras, ajudando no nascimento de milhares de crianças. Faziam as mais diversas cirurgias, usando seus unguentos para anestesiar e aliviar a dor em uma época, permeada por muitas guerras e doenças, em que as pessoas eram operadas com a lâmina de adagas, a sangue frio. Essas mulheres sabiam como cicatrizar feridas – do corpo e do espírito. As que se dedicavam somente às ervas e à cura eram denominadas feiticeiras (ou curandeiras). E as que conheciam o poder da magia, por dominarem os elementos (água, terra, fogo e ar), eram chamadas de bruxas.

Muitas atuavam nos dois campos: na cura e na magia. Os homens também possuíam esse dom. Grandes feiticeiros e bruxos deixaram seu legado. E mais: nenhum rei tomava qualquer decisão sem antes consultá-los. Eram pessoas de grande respeito e prestígio na Corte.


Halloween: o que se comemora nesse dia?



O Halloween é uma data milenar. Ele evoluiu de um feriado celta: o Samhain [ˈsaʊən] (fim de verão, em irlandês). No calendário celta, o ano era dividido em duas metades – a da luz (prosperidade: vida) e, com o inverno, a das trevas (decadência: morte). No dia 31 de outubro, acontecia o Samhain, o qual datava o Ano Novo e o início do período das trevas.

Ligada ao Cristianismo, a palavra Halloween remonta ao ano de 1745. Ela significa, literalmente, ‘Noite Sagrada’ (Hallowed Evening). O Halloween é a véspera do Dia de Todos os Santos (All Saints’ Day) e do Dia de Finados (All Souls’ Day). São três dias dedicados à introspecção, nos quais, em respeito, honram-se santos e ora-se por falecidos.

Celtas acreditavam que, em todo 31 de outubro, espíritos dos que faleceram naquele ano tinham uma chance de estar entre os vivos. Sendo assim, com a finalidade de evitar que fossem possuídos ou reconhecidos por arqui-inimigos, eles disfarçavam identidades e tentavam espantar espíritos. Faziam isso por meio de fantasias e de máscaras. Isso explica diversas tradições do Halloween ocidental.

Sublinha-se que o Halloween é uma data comemorativa pagã. Com o desenvolvimento do Cristianismo, muitas comemorações pagãs foram cristianizadas com vistas a converterem-se pagãos. Desse modo, a Igreja instituiu o Dia de Finados em reposta ao Halloween. A proximidade das datas de cada comemoração não é coincidência.

Em contexto contemporâneo, o princípio de comemoração de Halloween foi, indubitavelmente, corrompido e banalizado em vista de sociedades do consumo. De toda forma, a despeito de muitas pessoas crerem piamente que sim, a prática de Halloween não é adoração ao ocultismo. Esse pensamento popular (pautado no senso comum) é reforçado pela infeliz tradução de Halloween como o “Dia das Bruxas”. O que, de fato, ocorre nesse dia, além de (in)formação tanto cultural quanto espiritual a novas gerações, é orientação referente à mortalidade.

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

29 de Outubro - Dia Nacional do Livro



Em 29 de outubro, comemora-se o Dia Nacional do Livro. A escolha da data deu-se em homenagem ao dia em que também foi fundada a Biblioteca Nacional do Brasil, localizada no Rio de Janeiro, quando a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para a colônia, em 1810.

História do livro

O que nem todo mundo sabe é que, inicialmente, os livros eram bem diferentes do que são hoje. Para quem está acostumado com livros de boa aparência, com revisão ortográfica e uma capa bem diagramada, saiba que, antes disso, na Antiguidade, os livros eram feitos de outro modo.

Os primeiros registros gráficos foram feitos em papiro, uma espécie de lâmina retirada do caule de uma planta de mesmo nome e que possibilitava a escrita. Tempos depois os rolos de papiro foram substituídos pelo pergaminho, que possibilitava ser costurado, já que era feito de pele animal e tinha mais resistência.

 Dia Nacional do Livro é comemorado no mesmo dia do aniversário da Biblioteca Nacional.

O papel chegou na Idade Média e os livros, ainda escritos à mão, começaram a substituir os pergaminhos. Em meados de 1455, o alemão Johannes Gutenberg causou a mudança que veio a ser revolucionária para a história da escrita. Gutenberg criou uma técnica de prensa com uma impressora que reproduzia letras e símbolos com relevo esculpidos em metal. O processo espalhou-se rapidamente pela Europa e, logo, pelo mundo.
Primeiras impressões

A primeira impressão de um livro por Gutenberg foi a Bíblia. Inicialmente ele começou a produzir páginas com 40 linhas, mas o custo para isso era alto. Resolveu então utilizar 42 linhas em duas colunas por página. O exemplar foi escrito em latim e teve 1.282 páginas.

 Primeiro livro impresso no mundo foi a Bíblia, por Gutenberg.

No Brasil, o primeiro livro impresso foi Marília de Dirceu, do autor Tomás Antônio Gonzaga, em 1810. Com a chegada da imprensa ao país, as máquinas de impressão eram utilizadas para imprimir os jornais com notícias de interesse do governo português, que financiava as impressões. Isso fazia com que muitos autores brasileiros optassem por imprimir suas obras em países europeus.

Evolução do livro

No século XX, começaram a surgir as bibliotecas organizadas e a preservação e coleção de livros. Já no século seguinte, as bibliotecas passaram a ser construídas para a frequentação de leitores, já que surgia a angústia de, muitas vezes, não ser possível ler o livro todo, o anseio de preservá-lo e a preocupação com o acesso a ele.

Com o crescimento da tecnologia, outro formato de livros ganhou espaço: os livros digitais. Esses “livros do futuro” têm a possibilidade não só de trazer novas publicações em meios digitais, mas de reproduzir as mais antigas publicações da história.

 Aparelhos específicos para a leitura de livros digitais ganharam mercado entre os jovens.

Ainda há muitos apaixonados pela forma física do livro, que gostam de marcar suas páginas, fazer anotações nelas, sentir seu cheiro, e colecionar títulos. No entanto, a praticidade do meio digital ganhou muito espaço, e, hoje, leitores optam por consumir livros em versões digitais, pelo celular, computador, tablets e leitores digitais.

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Vocabulary: Halloween


Com o conhecimento necessário, fica fácil de superar o medo do desconhecido.

O Halloween é uma das datas mais aguardadas pelos americanos e cada vez mais por nós, professores e estudantes! É a época de fazer aquela produção horripilante na escola e pensar nas fantasias que vai usar para curtir as festas, unindo todas as turmas para uma confraternização de arrepiar.

Se você ama o Halloween tanto quanto a gente, já deve saber tudo sobre a origem dessa comemoração e algumas histórias famosas, mas sempre há espaço para aprender mais! Por isso, preparamos uma lista de palavras "aterrorizantes". Com esse vocabulário em mente, você estará mais do que pronto para aproveitar a noite de trick-or-treat como se deve!

Inglês
Português
Afraid
Com medo, receoso
Afterlife
Além-vida
Bat
Morcego
Beast
Fera
Black cat
Gato preto
Blood
Sangue
Bogeyman
Bicho-papão
Bone
Osso
Broomstick
Vassoura (de bruxa)
Candy
Doces
Carved pumpkin
Abóbora esculpida
Cauldron
Caldeirão
Cemetery
Cemitério
Cobweb
Teia de aranha
Coffin
Caixão
Creepy
Arrepiante
Eerie
Estranho, estranha
Fairy
Fada
Fangs
Presas (ou Caninos)
Frightening
Assustador
Ghost
Fantasma
Haunted
Assombrado
Jack-o-lantern
"Jack da lanterna", o personagem com a cabeça de abóbora, ícone do Halloween
Magic
Magia
Mummy
Múmia
Owl
Coruja
Poltergeist
Assombração, espírito, fantasma
Potion
Poção
Pumpkin
Abóbora
Scarecrow
Espantalho
Scary
Assustador
Shadow
Sombra
Skeleton
Esqueleto
Skull
Crânio
Spell
Feitiço
Spider
Aranha
Spirits
Espíritos
Spooky
Fantasmagórico, mal-assombrado
Supernatural
Sobrenatural
Superstition
Superstição
Tombstone
Lápide
Trick or treat
Doce ou travessura
Vampire
Vampiro
Warlock
Bruxo
Werewolf
Lobisomem
Wicked
Malvado, perverso
Witch
Bruxa
Witchcraft
Bruxaria
Wizard
Mago
Zombie
Zumbi

Fonte: Blog FISK