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sexta-feira, 26 de março de 2021

Dislexia


 Quais são as principais características da dislexia?

 

Os sintomas ou características específicas mais comuns da dislexia são os seguintes:

 

Em relação à leitura

 

• Leitura titubeante, claudicante;

• Troca de grafemas (letras) semelhantes: p q b d; acréscimos, inversões, omissões e repetições de grafemas;

• Falta de ritmo, lentidão, falta de pontuação, repetição ou salto de linha, leitura mecânica ou inexpressiva;

• Não compreende, não interpreta o que lê;

• Não gosta de ler, foge das situações em que tem de ler, nega-se a fazê-lo.

 

Em relação à escrita

 

• Escrita espelhada;

• Mistura de grafemas maiúsculos com minúsculos;

• Repetição de grafemas, sílabas ou palavras;

• Dificuldade em utilizar os elementos gramaticais e a estrutura sintática da frase (na percepção do tempo, gênero e número das palavras e na função sujeito + verbo + complemento);

• Escrita repassada, rasurada;

• Lentidão (para registrar um ditado, para copiar da lousa, para responder a uma questão, na escrita espontânea, etc.);

• Trocas visuais (ex.: p q d b), auditivas (ex.: t/d, v/f, j/ch/x, k/g, p/b) e espaciais, tais como: omissões (ex.: escola/ecola), acréscimo (ex.:fique/fiaque), inversões (ex.: prato/parto), aglutinações (ex.: o menino é legal/omenino é legal), dissociação (ex.: o vagalu me) de grafemas e apresentação de logatomas (palavras sem significado. Por exemplo: mineque, bidama, lofima);

• Escrita de numerais, apresentando a rotação de algarismos (ex.: 6/9);

• Inversão de algarismos ou troca por outro de som semelhante (ex.: 24/42; 60/70).

 

Outros

 

• Dificuldade na aquisição e desenvolvimento das habilidades linguísticas de uma maneira geral;

• Dificuldade para aprender sequências referentes ao dia, à semana, ao mês, ao ano;

• Dificuldade com análise e síntese do som de uma palavra;

• Dificuldade na linguagem e na fala: vocabulário pobre, disnomias (dificuldade em nomear ou reconhecer nomes de pessoas, coisas e objetos), sentenças curtas e imaturas;

• Reconhecimento pobre de rima e aliteração (repetição de letras ou sílabas no início da palavra. Por exemplo: casa, casado, casamento; tapa, tapado, tapete);

• Desatenção e dispersão;

• Dificuldade com a coordenação motora fina: disgrafia (dificuldade para escrever letras, numerais, sinais...) e desenhos;

• Dificuldade com a coordenação motora grossa: “desengonçado” nas aulas de Educação Física, por exemplo;

• Desorganização geral: do material escolar, nos trabalhos escolares (lição de casa, pesquisas, etc.);

• Dificuldades visuais: postura da cabeça, desorganização no espaço da folha do caderno, confusão entre direita e esquerda (lateralidade), dificuldade para ler mapas, manusear dicionários, etc.;

• Dificuldade com a memória imediata: instruções, dígitos, tabuadas, fonemas, etc.;

• Dificuldade para ordenar e resolver problemas de matemática (discalculia) e desenho geométrico;

• Dificuldade com a perspectiva no desenho

• Dificuldade para aprender língua estrangeira. O Inglês, por exemplo, possui fonemas e grafemas não utilizados em Português e é regido por sintaxe diferenciada;

• Problemas de conduta na sala de aula: “exibicionismo”, timidez, recusa em fazer e participar de atividades.

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