Quais são as principais características da dislexia?
Os sintomas ou características específicas mais comuns da dislexia são os seguintes:
Em relação à leitura
• Leitura titubeante, claudicante;
• Troca de grafemas (letras) semelhantes: p q b d; acréscimos, inversões, omissões e repetições de grafemas;
• Falta de ritmo, lentidão, falta de pontuação, repetição ou salto de linha, leitura mecânica ou inexpressiva;
• Não compreende, não interpreta o que lê;
• Não gosta de ler, foge das situações em que tem de ler, nega-se a fazê-lo.
Em relação à escrita
• Escrita espelhada;
• Mistura de grafemas maiúsculos com minúsculos;
• Repetição de grafemas, sílabas ou palavras;
• Dificuldade em utilizar os elementos gramaticais e a estrutura sintática da frase (na percepção do tempo, gênero e número das palavras e na função sujeito + verbo + complemento);
• Escrita repassada, rasurada;
• Lentidão (para registrar um ditado, para copiar da lousa, para responder a uma questão, na escrita espontânea, etc.);
• Trocas visuais (ex.: p q d b), auditivas (ex.: t/d, v/f, j/ch/x, k/g, p/b) e espaciais, tais como: omissões (ex.: escola/ecola), acréscimo (ex.:fique/fiaque), inversões (ex.: prato/parto), aglutinações (ex.: o menino é legal/omenino é legal), dissociação (ex.: o vagalu me) de grafemas e apresentação de logatomas (palavras sem significado. Por exemplo: mineque, bidama, lofima);
• Escrita de numerais, apresentando a rotação de algarismos (ex.: 6/9);
• Inversão de algarismos ou troca por outro de som semelhante (ex.: 24/42; 60/70).
Outros
• Dificuldade na aquisição e desenvolvimento das habilidades linguísticas de uma maneira geral;
• Dificuldade para aprender sequências referentes ao dia, à semana, ao mês, ao ano;
• Dificuldade com análise e síntese do som de uma palavra;
• Dificuldade na linguagem e na fala: vocabulário pobre, disnomias (dificuldade em nomear ou reconhecer nomes de pessoas, coisas e objetos), sentenças curtas e imaturas;
• Reconhecimento pobre de rima e aliteração (repetição de letras ou sílabas no início da palavra. Por exemplo: casa, casado, casamento; tapa, tapado, tapete);
• Desatenção e dispersão;
• Dificuldade com a coordenação motora fina: disgrafia (dificuldade para escrever letras, numerais, sinais...) e desenhos;
• Dificuldade com a coordenação motora grossa: “desengonçado” nas aulas de Educação Física, por exemplo;
• Desorganização geral: do material escolar, nos trabalhos escolares (lição de casa, pesquisas, etc.);
• Dificuldades visuais: postura da cabeça, desorganização no espaço da folha do caderno, confusão entre direita e esquerda (lateralidade), dificuldade para ler mapas, manusear dicionários, etc.;
• Dificuldade com a memória imediata: instruções, dígitos, tabuadas, fonemas, etc.;
• Dificuldade para ordenar e resolver problemas de matemática (discalculia) e desenho geométrico;
• Dificuldade com a perspectiva no desenho
• Dificuldade para aprender língua estrangeira. O Inglês, por exemplo, possui fonemas e grafemas não utilizados em Português e é regido por sintaxe diferenciada;
• Problemas de conduta na sala de aula: “exibicionismo”, timidez, recusa em fazer e participar de atividades.
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