Atualmente, fala-se muito na importância do hábito da leitura, observa-se então que, a capacidade de ler é considerada essencial à realização profissional e individual do ser humano.
O hábito da leitura necessita ser inserido, estimulado e treinado desde a infância envolvendo os diversos tipos de leitura seja em sua educação nata (em casa) ou no contínuo aprender (na escola, no trabalho e por toda a vida).
Deste modo as atividades de incentivo a leitura são imprescindíveis em qualquer escola, principalmente no ensino fundamental onde é mais fácil de inserir o hábito, pois, as crianças têm a grande capacidade de brincar, de sonhar, de imaginar e brincando assimilam e assumem as atividades como parte do seu dia a dia. Mas estas atividades precisam ser realizadas com a colaboração mútua entre professores, pais, alunos e também biblioteca.
Dessa forma, percebe-se que a capacidade de ler é considerada essencial à realização profissional e individual do ser humano. O hábito da leitura necessita ser inserido, estimulado e treinado desde a infância envolvendo os diversos tipos de leitura seja em sua educação na família, na escola, no trabalho e por toda a vida.
A leitura não só desperta no indivíduo o gosto pelos bons livros e pelo hábito de ler, como também, contribui para despertar a valorização exata das coisas desenvolver suas potencialidades, estimular sua curiosidade inquietar-se por tudo que é novo ampliar seus horizontes e progredir. Engajada e interessada em entender porque há tanta resistência à leitura questiona-se qual a contribuição da biblioteca e da leitura na formação do leitor?
As políticas de leitura vêm sendo discutidas nos diversos segmentos da educação, destacando-se a sua relevância para a aquisição do conhecimento, da cultura, do saber e da conscientização política, face aos desafios do mundo. Saber ler tornou-se, pois, condição indispensável para o acesso a qualquer área do conhecimento e, mais ainda, à própria vida do ser humano, uma vez que a leitura apresenta função utilitária e transformadora da sociedade. (KLEIMAN, 2005).
Segundo Leal (2005), a biblioteca escolar é um dos agentes educativos aliados na busca pela melhoria do ensino, pois deve funcionar como um centro de informações a seus usuários, ou seja, desde os educandos até os profissionais da educação. Entretanto, em muitos lugares, ainda se usufrui pouco deste ambiente como potencial de informação e propulsor do tão questionado hábito da leitura. Muitas vezes, a causa é a falta de manejo do ambiente, que acaba se tornando mero depósito de materiais, com salas e estruturas inadequadas, falta de acervos ou, ainda, pela ausência de interação do professor com a biblioteca de sua escola.
A biblioteca escolar deve ser um organismo vivo meio transformador apoio à educação na divulgação da informação e transmissão do conhecimento, para o desenvolvimento pleno da cidadania. "... Não será uma nação desenvolvida que aprimorará o seu sistema educacional, mas a prioridade ao ensino, à circulação de informações, à pesquisa é que propiciará alcançar novos estágios de seu desenvolvimento. Nesse investimento no ensino e na pesquisa, as bibliotecas deverão ter o incremento compatível ao seu papel." (Coelho, 2005).
Como a Literatura Infantil contribui na formação do leitor
A Literatura infantil propicia à criança um desenvolvimento emocional, social e cognitivo indiscutíveis. Segundo Abramovich (1997) quando as crianças ouvem histórias, passam a visualizar de forma mais clara, sentimentos que têm em relação ao mundo. As histórias trabalham problemas existenciais típicos da infância, como medos, sentimentos de inveja e de carinho, curiosidade, dor, perda, além de ensinarem infinitos assuntos.
No entanto, quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a literatura produz, maior será a probabilidade dela tornar-se um adulto leitor. Da mesma forma, por meio da leitura a criança adquire uma postura crítica reflexiva, relevante a sua formação.
Portanto entende-se que é perceptível que a leitura contribui para o desenvolvimento do intelecto, que um dos meios mais eficazes do desenvolvimento sistemático do cidadão e que amplia as possibilidades de enfrentar as barreias educacionais, concedendo oportunidades mais justas de educação.
O domínio e a prática de processos de leitura são fatores essenciais para o sucesso estudantil de qualquer estudante em qualquer disciplina.
Promover o acesso das pessoas ao mundo da leitura é possibilitar a formação de cidadãos aptos a pensar, questionar e, na medida do possível, melhorar a sociedade em que vivem. No entanto, destaca-se que é preciso estar integrado no contexto escolar para que ocorra a troca de informações entre profissionais bibliotecários, professores e funcionários para obtenção de resultados satisfatórios nas atividades realizadas. Uma forma recomendável seria a integração dos bibliotecários nos trabalhos desenvolvidos em sala de aula, criando, assim, expectativas e proporcionando melhoria das atividades de leitura.
Aprender a amar e praticar a leitura com a biblioteca escolar, além de adquirir noções de espaço coletivo, possibilita aos alunos tornar-se um cidadão melhor. Enquanto o trabalho pedagógico dos professores e das escolas não desenvolver no aluno uma atitude ativa e positiva para com os livros, poucas são as esperanças para quadro analisado quando da leitura no Brasil. Essa conscientização também deve encontrar respaldo nos hábitos familiares de lazer e educação, incluindo uma mudança na postura das escolas, assim como um apoio estatal (muito tímido até o momento).
Nenhum comentário:
Postar um comentário