Novembro Azul é uma campanha de conscientização
realizada por diversas entidades no mês de novembro, dirigida à sociedade e, em
especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas,
com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.
O movimento surgiu na Austrália, em 2003, chamado
Movember, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de
Próstata, realizado no dia 17 de novembro.
No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto
Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir
ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla
divulgação. Em 2014, o Instituto realizou 2.200 ações em todo o Brasil, com a
iluminação de pontos turísticos (como Cristo Redentor, Congresso Nacional,
Teatro Amazonas, Monumento às Bandeiras), adesão de celebridades (Zico, Emerson
Fittipaldi, Rubens Barrichello), ativações em estádios de futebol, corridas de
rua e autódromos, além de palestras informativas, intervenções em eventos
populares e pedágios nas estradas.
Em vários países, o Movember é mais do que uma simples
campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de
bigodes (ao estilo Mario Bros), símbolo da campanha, onde são debatidos, além
do câncer de próstata, outras doenças como o câncer de testículo, depressão
masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário