Linhas Ecléticas é o encontro da Literatura com assuntos do dia a dia. Tendo como princípio a Educação e seus aspectos transmitidos pelos mais renomados autores através de pesquisas e textos autorais.
Pesquisar este blog
segunda-feira, 30 de março de 2020
Artigo: Nunca se escreveu tão errado e, se interpretou tão mal como atualmente
sábado, 28 de março de 2020
Nenhuma folha cai sem a permissão de Deus
sexta-feira, 27 de março de 2020
Produção textual
Produzindo sobre o texto
O texto de a seguir focaliza uma situação que ocorre normalmente entre pais e filhos, à medida que estes crescem. Chega um tempo em que o jovem passa a assumir responsabilidades que, antes, eram cobradas somente aos pais. Nesse instante cada um começa um caminho novo, cheio de expectativas.
Como os jovens encaram essa realidade e de que forma eles superam os seus conflitos, na convivência com os adultos? E os pais, como participam da formação de seus filhos?
Sem dúvida, você já deve ter uma série de argumentos sobre o assunto, não é verdade? Entretanto seria bom que você lesse um pouco mais, para ampliar as suas ideias. Vamos então ao texto?
A DIFÍCIL ARTE DA CONVIVÊNCIA
Os adolescentes são bons consumidores. É com voracidade que eles consomem não só o que a mídia lhes impõe, como também assimilam um outro tipo de comportamento. Acreditam que vestindo uma roupa de determinada marca tornam-se capazes de enfrentar o mundo. A publicidade associa a beleza da juventude à descontração, ao prazer e ao sucesso. O cigarro é exibido através de imagens contraditoriamente saudáveis e dá até para sentir o gosto da liberdade. Existe sensação melhor do que a ilusão de ser livre?
A austera, distante e autoritária figura paterna deu lugar a um pai amoroso, participativo e cheio de dúvidas. Ele sabe a importância de estabelecer limites, mas desconhece como. Às vezes se
Flagra agindo tal como seu pai, há mais de vinte anos atrás, quando então percebe que o mundo mudou. Arrependido, tenta um relacionamento de igual para igual e o resultado também é frustrante.
Os bares e as danceterias da cidade ficam lotadas nos fins de semana. A distância não tem grande peso no momento dos jovens optarem por um local ou outro, uma vez que já é de praxe pegar o carro emprestado dos pais. O horário de saírem é exatamente aquele em que há alguns anos atrás todos deveriam estar em casa. Mas os tempos são outros. As bandas nunca começam o show antes das 23 horas. Os pais respiram aliviados ao escutarem o barulho dos filhos chegando, afinal se não foram assaltados e nem sofreram nenhum acidente a família pode dormir tranquila.
O relacionamento familiar tem suas particularidades, mas a maioria dos pais revelam que, além das preocupações já mencionadas, sentem-se sufocados com as exigências materiais dos jovens, que comprometem o orçamento doméstico de tal forma, que eles não têm outra alternativa, a não ser adiar seus próprios sonhos.
Nilce Rezende Fernandes. Estado de Minas, 12/9/1995.
Além de outras colocações sobre o relacionamento familiar, você pode perceber pela leitura a dificuldade dos pais na orientação de seus filhos. Como prepará-los para uma vida independente e feliz? Com certeza, você tem muito a dizer sobre isso. Vejamos então as propostas a seguir.
1. Redija um texto narrativo, contando o seu relacionamento com seus pais e as suas experiências como filho.
2. Faça um texto dissertativo, dando as suas opiniões sobre a convivência familiar e o melhor caminho na educação dos filhos.
Ao escolher uma das propostas, lembre-se do título de sua redação.