Ler é
importante, aprender é essencial, mas saber interpretar é fundamental.
Pensador
anônimo.
Ler e interpretar é uma
questão de saber sobreviver.
Atualmente, é muito comum ver pessoas escrevendo errado e interpretando
mal os enunciados. Esta observação foi feita por Otávio Pinheiro, fundador da
Redação Online. A Plataforma favorece aos alunos poder corrigir suas redações
online, e geralmente são alunos dos preparatórios do ENEN, dentre outros.
O fundador Pinheiro, que também é especialista, argumentou que é muito
simples compreender por que acontece esse problema dos erros no Brasil.
Com dados do (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), de 2016,
dos 70 países analisados pelo Pisa, o Brasil ficou na posição 59 nos requisitos
de leitura e interpretação. Isso não causa estranheza que os 537 mil alunos
tiraram a nota zero, no ano de 2014 – isso constitui 10% dos 6 milhões de
participantes. E com base na avaliação de 2017, 309 mil redações também
obtiveram notas zero. Desses discentes, somente 53 atingiram números altos em
notas.
De acordo com Otávio isso prejudica o desempenho dos alunos nas
universidades, e na mesma pauta, ele menciona a análise de Alfabetismo
Funcional, feita pelo Instituto Paulo Montenegro e com companhia da ONG Ação
Educativa. Nos resultados, 22% dos alunos de universidades têm bom desempenho
na compreensão de expressão, e que se encaixam do grau proficiente, que é o
máximo grau de alfabetismo.
De acordo com essas mesmas análises de pesquisas, apontam que 4% dos
alunos brasileiros que adentram em faculdades estão em nível de analfabetos
funcionais. Dessa maneira, são discentes com baixo desempenho em compreensão de
leitura.
De acordo com o fundador Pinheiro, esses resultados comprovam da grande
urgência de se aderir a escrita, a leitura, compreensão e comunicação como
solução abrangendo a sociedade em geral; politicamente um problema de estado em
priorizar, de maneira integral, esses aspectos educacionais.
“É preciso que os processos de
recrutamento das empresas deem mais valor para atividades que incluam o texto
como avaliação. E também contar com os negócios de impacto social focados em
educação para endereçarem soluções viáveis.”, comentou, Pinheiro na Folha
de S. Paulo.
“Saber
ler e interpretar é questão de sobrevivência.”
(Pinheiro).
Artigo
publicado no site Atividade SEI.
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