O PPP ou Proposta Pedagógica
deve ser organizado, respeitando as exigências das Diretrizes Curriculares
nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) de forma a contemplar:
■ Aspectos políticos e filosóficos, que explicitem o
histórico e a contextualização sócio-político-cultural da instituição; os
objetivos do trabalho; as concepções de criança, de Educação Infantil,
aprendizagem, desenvolvimento, infância, educar e cuidar, diversidade e
pertencimento;
■ Aspectos da estrutura e funcionamento da instituição e
da prática pedagógica cotidiana: organização e gestão do trabalho educativo
(critérios de matrícula, enturmação, recursos humanos e formação inicial e
continuada, seus papéis no processo educativo, regras, normas, espaço físico,
infraestrutura, mobiliários, recursos didáticos, relação com a família e
comunidade, parcerias, convênios, entre outros); proposta curricular,
metodologias, referenciais teóricos que fundamentam as práticas, formas de
seleção e organização do conhecimento, bem como eixos e aspectos a serem
trabalhados, práticas de planejamento e avaliação (concepção, instrumentos,
momentos), organização dos espaços e ambientes, organização dos tempos, as
múltiplas relações e interações que se estabelecem entre os diversos atores
envolvidos e as diferentes transições na educação infantil e para o ensino.
O currículo da Educação Infantil é concebido como um conjunto de
práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os
conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental,
científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de
crianças de 0 a 5 anos de idade (Res CNE/CEB nº 5/2009, art. 3º).
Intencionalmente planejadas e permanentemente avaliadas, as práticas que
estruturam o cotidiano das instituições de Educação Infantil devem considerar a
integralidade e indivisibilidade das dimensões expressivo-motora, afetiva,
cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural das crianças, apontar
as experiências de aprendizagem que se espera promover junto às crianças e
efetivar-se por meio de modalidades que assegurem as metas educacionais de seu
projeto pedagógico (Parecer CNE/CEB nº 20/2009, pág. 6).
As propostas curriculares da Educação Infantil devem garantir que as
crianças tenham experiências variadas com as diversas linguagens, reconhecendo
que o mundo no qual estão inseridas, por força da própria cultura, é amplamente
marcado por imagens, sons, falas e escritas. Nesse processo, é preciso
valorizar o lúdico, as brincadeiras e as culturas infantis (Parecer CNE/CEB nº
20/2009, pág. 6).
Fonte:
Blog Só Escola
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