ÉTICA NA EDUCAÇÃO
Diante das crises evidentes que o mundo moderno
vem demonstrando em todos os âmbitos do saber e do fazer humanos, notadamente
no da Educação atingindo conceitos de autonomia, emancipação e liberdade,
cumpre-nos, repensarmos e refletirmos sobre as novas competências para ensinar,
e como apreender as novas formas de relação entre a ética e o agir pedagógico.
Isto deve ocorrer para que possamos compreender e
ensinar a pensar sobre os problemas existentes, diante da pluralidade dos
diferentes contextos culturais de uma sociedade que altera profundamente seus
processos de socialização e de formação de identidade.
Os diversos grupos e sociedades criam formas de viver e elaboram
princípios e regras que regulam seu comportamento. Esses princípios e regras
específicos, em seu conjunto, indicam direitos, obrigações e deveres. Não há
valores em si, mas sim propriedades atribuídas à realidade pelos seres humanos,
a partir das relações que estabelecem entre si e com a realidade, transformando-a
e se transformando continuamente. Assim, valorizar significa relacionar-se com
a natureza, atribuindo-lhe significados que variam de acordo com necessidades,
desejos, condições e circunstâncias em que se vive.
Nesse paradigma, o que se deve fazer se traduz numa série de
prescrições que as sociedades criam para orientar a conduta dos indivíduos.
Este é o campo da moral e da ética.
Nesse sentido, percebe-se que vivemos em uma época em que há um
grande distanciamento entre a ética e a educação, compreendendo a ética como a
forma de validar os princípios normativos da sociedade em um contexto
educacional científico-tecnológico.
É uma unanimidade no contexto educacional, a afirmação de que a
escola deve desenvolver as potencialidades dos indivíduos para sua conquista de
cidadania. Convém ressaltar que a família é o primeiro espaço de convivência da
criança. Ao lado da família, outras instituições sociais veiculam valores e
desempenham um papel na formação moral e no desenvolvimento de atitudes. A presença
constante dos meios de comunicação de massa nos espaços públicos e privados
confere a eles um grande poder de influência e de veiculação de valores, de
modelos de comportamento. A religião contribui da mesma forma.
Para tanto, ao trabalhar a ética na educação em sala de aula, o
professor se depara com a questão do choque de valores. Os diversos valores,
normas, modelos de comportamento que o indivíduo nos compartilha diferentes
meios sociais a que está integrado ou exposto colocam-se em jogo nas relações
cotidianas. A educação é uma socialização das novas gerações de uma sociedade que
conserva os valores dominantes na sociedade.
OBS: Artigo
publicado no Jornal Folha Regional dia 05/08/2009
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