Reflexão sobre o uso das Tecnologias Acessíveis
A Educação
Especial marca o lugar da diferença, ao conviver com limitações humanas mais
evidentes ou menos claras. Atuando em escolas comuns e especiais, descortinamos
um horizonte de diversidade com suas imagens, representações e fantasmas.
Nesse sentido, a
deficiência não deve ser tomada, isoladamente, como obstáculo ou impedimento
que impossibilita o pleno desenvolvimento das potencialidades de uma pessoa. As
restrições decorrem das estruturas excludentes e das condições objetivas dos
diversos campos de atuação do contexto social. A estrutura desse módulo buscou
que levar as crianças a dominar informações de diversas áreas do conhecimento
e, principalmente, aprender a construir conhecimentos interagindo com as
tecnologias, portanto, cabe ao professor transmitir e auxiliá-los nessas
habilidades.
O princípio da
integração de alunos especiais em escolas regulares consiste na igualdade de
direitos, privilégios e deveres, participação ativa e interação social em
ambiente o menos restritivo possível, respeitando-se as diferenças individuais.
A integração escolar é um processo gradual e dinâmico que pode tomar distintas
formas, segundo as habilidades e performances dos alunos. Refere-se ao processo
de escolarização no mesmo grupo, de alunos com e sem necessidades educacionais
especiais, durante um período ou a totalidade de sua permanência na escola.
Essas
tecnologias acessíveis vêm orientar nossas ações na perspectiva de promover a
educação especial no contexto do sistema formal de educação geral.
Nessa perspectiva, a integração escolar é
vantajosa para todos porque propicia a renovação do sistema educacional pela
incorporação da diversidade das experiências humanas. Para que isso aconteça,
será necessário fomentar modalidades educacionais condizentes com as
necessidades e interesses dos educandos. Além disso, a formação dos educadores
deverá enfatizar amplos princípios e processos de ensino/aprendizagem,
retirando o caráter meramente tecnicista e instrumental das metodologias e
procedimentos didáticos. Para isso, será necessário desmontar e desaprender
estereótipos, preconceitos, mitos e outros construtos erigidos pelo imperativo
da exclusão daqueles considerados impedidos ou incapazes de aprender.
Nenhum comentário:
Postar um comentário