Refletindo sobre a importância das TDICs
Existem inúmeros ambientes/lugares para se aprender, construir, produzir
e elaborar novos saberes. A escola é um destes territórios, porém não a única.
Partindo deste olhar se entende que, ao adentrar nas unidades escolares, os
estudantes trarão consigo inúmeras informações e também conhecimentos oriundos
do seu processo de formação.
O professor educador assumindo o caráter de mediador terá a incumbência de tecer tempos, momentos e situações que levem a aprendizagem e apropriação do conhecimento, elemento imprescindível para a formação humana e cidadã de cada sujeito que ali se encontra, sempre compreendendo que os estudantes são singulares e será preciso respeitar suas limitações e potencialidades.
Dentre os inúmeros recursos didático pedagógicos que irão
favorecer o processo ensino e aprendizagem, faz-se relevante destacar o uso das
tecnologias digitais – TDIC, instrumentos esses que estão presentes na
sociedade atual e vêm corroborar sua vitalidade nos ambientes escolares quando
possibilitam o acesso ao saber.
Nesse sentido, é importante ressaltar que os estudantes desde cedo tem interagido com as mesmas de maneira prática e simples, por isso não se pode ignorá-las; o desafio é utilizá-las como ferramentas que possibilitem a construção e produção do conhecimento.
Portanto, pensar propostas inovadoras que trabalhem a favor do currículo
interligado as TDICs requer rever metodologias utilizadas na escola, propondo a
inserção do uso dessas ferramentas no desenvolvimento das aulas, trabalhando na
perspectiva da interdisciplinaridade onde cada componente se torna importante
na contribuição e na efetivação do saber.
Dessa forma, percebe-se que os impactos que a presença das TDICs traz
quando está presente no desenvolvimento do currículo é significante, pois
permite a potencialização da aprendizagem, possibilitando novas linguagens.
No entanto, vale reafirmar que as práticas pedagógicas utilizadas nas escolas já há um bom
tempo não serão ignoradas, porém o uso das TDICs irá auxiliar e favorecer na
produção-construção.
Nesse sentido, cabe frisar que o papel do professor no trabalho que alia
tecnologia e currículo é primordial e essencial, pois favorece a efetivação de
uma educação de possibilidades que torna os sujeitos mais humanos,
possibilitando a autonomia, a criticidade, a reflexão, a indagação e a
elaboração de saberes, acreditando que cada um(a) tem a contribuir na
construção do conhecimento.
Referência:
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; VALENTE, José Armando. Tecnologias
e Currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus,
2011. Capítulo 3 p. 27-37.
Nenhum comentário:
Postar um comentário