A INTERNET COMO AMBIENTE AUXILIAR DO EDUCADOR NO
PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Marilene dos Santos[*]
As novas tecnologias criam novas chances de reformular as relações
entre alunos e professores e de rever a relação da escola com o meio social, ao
diversificar os espaços de construção do conhecimento, ao revolucionar
processos e metodologias de aprendizagem, permitindo à escola um novo diálogo
com os indivíduos e com o mundo.
Neste contexto, é fundamental colocar o conhecimento à disposição de
um número cada vez maior de pessoas e para isso é preciso dispor de ambientes
de aprendizagem em que as novas tecnologias sejam ferramentas instigadoras,
capazes de colaborar para uma reflexão crítica, para o desenvolvimento da
pesquisa, sendo facilitadoras da aprendizagem de forma permanente e autônoma.
O trabalho com a Internet constitui um meio de relevantes
possibilidades pedagógicas, já que não se limita ao que constitui estritamente
uma disciplina, possibilitando uma educação global e estimulando a colocação em
funcionamento dos processos de tratamento da informação, nos conteúdos e
programas de cada nível.
As novas tecnologias trazem novos horizontes à escola. Os trabalhos
de pesquisa podem ser compartilhados por outros alunos e divulgados
instantaneamente em rede para quem desejar. Assim, alunos e educadores
encontram inúmeros recursos que facilitam a tarefa de preparar as aulas, fazer
trabalhos de pesquisa e ter materiais atraentes para apresentação. O educador
pode estar mais próximo do educando, podendo adaptar a sua aula para o ritmo de
cada aluno. O processo de ensino-aprendizagem pode ganhar assim um dinamismo,
inovação e poder de comunicação inusitados. Um novo paradigma exige a
utilização de ambientes apropriados para aprendizagem, ricos em recursos para experiências
variadas, utilizando as novas tecnologias de comunicação, que valoriza a
capacidade de pensar e de se expressar com clareza, de solucionar problemas e
tomar decisões adequadamente.
OBS: Artigo
publicado no Jornal Folha Regional dia 07/05/2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário