Aprendizagem é o processo pelo qual as competências, habilidades,
conhecimentos, comportamento ou valores são adquiridos ou modificados, como
resultado de estudo, experiência, formação, raciocínio e observação. Este
processo pode ser analisado a partir de diferentes perspectivas, de forma que
há diferentes teorias de aprendizagem. Aprendizagem é uma das funções mentais
mais importantes em humanos e animais e também pode ser aplicada a sistemas
artificiais.
Aprendizagem humana está relacionada à educação e desenvolvimento
pessoal. Deve ser devidamente orientada e é favorecida quando o indivíduo está
motivado. O estudo da aprendizagem utiliza os conhecimentos e teorias da
neuropsicologia, psicologia, educação e pedagogia.
Aprendizagem como um estabelecimento de novas relações entre o ser e o
meio ambiente relacionamento da aprendizagem com os reflexos condicionados. Tem
sido objeto de vários estudos empíricos em animais e seres humanos. O processo
de aprendizagem pode ser medido através das curvas de aprendizagem, que mostram
a importância da repetição de certas predisposições fisiológicas, de
"tentativa e erro" e de períodos de descanso, após o qual se pode
acelerar o progresso. Esses estudos também mostram o relacionamento da
aprendizagem com os reflexos condicionados.
Publicado
em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Aprendizagem
Transtorno do Déficit de
Atenção com Hiperatividade – TDAH
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno
neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente
acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de
desatenção, inquietude e impulsividade. Ele é chamado às vezes de DDA
(Distúrbio do Déficit de Atenção). Em inglês, também é chamado de ADD, ADHD ou
de AD/HD.
Ele é o transtorno mais comum em crianças e adolescentes encaminhados
para serviços especializados. Ele ocorre em 3 a 5% das crianças, em várias
regiões diferentes do mundo em que já foi pesquisado. Em mais da metade dos
casos o transtorno acompanha o indivíduo na vida adulta, embora os sintomas de
inquietude sejam mais brandos.
O TDAH se caracteriza por uma
combinação de dois tipos de sintomas:
1) Desatenção
2) Hiperatividade-impulsividade
O TDAH na infância em geral se associa a dificuldades na escola e no
relacionamento com demais crianças, pais e professores. As crianças são tidas
como "avoadas", "vivendo no mundo da lua" e geralmente
"estabanadas" e com "bicho carpinteiro" ou “ligados por um
motor” (isto é, não param quietas por muito tempo). Os meninos tendem a ter
mais sintomas de hiperatividade e impulsividade que as meninas, mas todos são
desatentos. Crianças e adolescentes com TDAH podem apresentar mais problemas de
comportamento, como por exemplo, dificuldades com regras e limites.
Em adultos, ocorrem problemas de desatenção para coisas do cotidiano e
do trabalho, bem como com a memória (são muito esquecidos). São inquietos
(parece que só relaxam dormindo), vivem mudando de uma coisa para outra e
também são impulsivos ("colocam os carros na frente dos bois"). Eles
têm dificuldade em avaliar seu próprio comportamento e quanto isto afeta os
demais à sua volta. São frequentemente considerados “egoístas”. Eles têm uma
grande frequência de outros problemas associados, tais como o uso de drogas e
álcool, ansiedade e depressão.
Causas
Já existem inúmeros estudos em todo o mundo - inclusive no Brasil -
demonstrando que a prevalência do TDAH é semelhante em diferentes regiões, o
que indica que o transtorno não é secundário a fatores culturais (as práticas
de determinada sociedade, etc.), o modo como os pais educam os filhos ou
resultado de conflitos psicológicos.
Estudos científicos mostram que portadores de TDAH têm alterações na
região frontal e as suas conexões com o resto do cérebro. A região frontal
orbital é uma das mais desenvolvidas no ser humano em comparação com outras
espécies animais e é responsável pela inibição do comportamento (isto é,
controlar ou inibir comportamentos inadequados), pela capacidade de prestar
atenção, memória, autocontrole, organização e planejamento.
O que parece estar alterado nesta região cerebral é o funcionamento de
um sistema de substâncias químicas chamadas neurotransmissores (principalmente
dopamina e noradrenalina), que passam informação entre as células nervosas
(neurônios).
Publicado
em: http://www.tdah.org.br/br/sobre-tdah/o-que-e-o-tdah.html
Dislexia
Conceito
De acordo com Myklebust, a
Dislexia constitui uma desordem cognitiva e uma desordem de linguagem; a
desordem cognitiva porque se concentra na problemática da significação da
linguagem interior, da abstração, da formação dos conceitos e das metáforas.
Para o autor, a Dislexia evidencia uma perturbação no processo de simbolização –
decodificar e simultaneamente compreender são um todo no processo da leitura e
da escrita.
Obter significação
compreende uma relação com o pensamento abstrato: deduzir, interferir, implica,
generalizar, conotar, associar, categorizar etc. E acontecem imediatamente
quando o processo da leitura está adquirido.
A significação decorrente do
processo da leitura é um conceito psicológico que procede a linguagem porque
ela nasce das coisas reais e concretas. A significação é anterior a linguagem
falada e está permanentemente implícita no processo da recepção e da expressão
da linguagem escrita (Gibson e Levin, 1975).
E denomina-se de desordem da
linguagem porque impede as relações entre linguagem auditiva e a linguagem
visual (receptiva e expressiva).
Características
Os sinais da Dislexia podem
aparecer em maior ou menor intensidade dependendo de vários fatores como a
idade, estimulação, etc. E podem também se agravar com o decorrer do processo
de crescimento da criança.
Alguns desses sinais são:
- história familiar;
- falta de atenção e
memória;
- atraso na aquisição
da fala e da linguagem;
- dificuldade de
nomeação de objetos;
- imaturidade, timidez
excessiva, mudança de humor;
- atraso ou falta de
coordenação motora global (andar, correr, etc.);
- atraso ou falta de
coordenação fina (desenhar, escrever, etc.);
- dificuldade na
alfabetização e na aprendizagem de matemática;
- dificuldade na
transcrição da escrita e da linguagem falada.
Equipe Multidisciplinar de
tratamento
Devido à frequência na
ocorrência dos casos de Dislexia, em vários graus de severidade, torna-se cada
vez mais importante a implantação de programas, associações e atuação de
profissionais que se propagam com o desenvolvimento da criança. São eles:
- Fonoaudiólogo;
- Psicólogo;
- Educadores;
- Neurologistas;
- Neuropsicólogo;
- Neuropsiquiatra;
OBS: A colaboração da família é muito
importante no processo do tratamento.
Quanto mais precoce for o
diagnóstico da Dislexia, mais efetivo serão os tratamentos e as estratégias
para melhorar a vida dos disléxicos. Sob a Dislexia podemos encontra diferentes
opiniões, porém concordamos que a Dislexia é um termo que se refere às crianças
que apresentam sérias dificuldades de leitura e consequentemente de escrita. E
possuem um nível de inteligência normal ou acima da média. Não apresenta
distúrbios a nível sensorial, físico ou emocional.
O diagnóstico da criança
disléxica é muito complexo, envolvendo várias áreas e na maioria das vezes é
necessária a opinião de diferentes profissionais para um diagnóstico seguro.
Por isso não é
"legal" dizer que determinada criança é disléxica, sem ao menos ter
conhecimento do assunto. O mais seguro, realmente seria entrar em contato com
profissionais que tratam da problemática com o propósito de
"controlar" as dificuldades da criança disléxica. Pois a cura
efetivamente ainda não foi comprovada.
(*)Carla
Meliza Garcia Reis.
Estudante
do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Veiga de Almeida.
Publicado
em: http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/spdslx06.htm
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