Aproveitando o movimento Setembro Amarelo,
parceria visa incentivar maior diálogo sobre saúde mental
Desde
2015, quando foi criada a iniciativa Setembro Amarelo, o mês é palco de dezenas
de campanhas sobre saúde mental, em especial relacionadas à prevenção do
suicídio. Nesta terça-feira, 10, Dia Mundial de Prevenção de Suicídio, o Centro
de Valorização da Vida (CVV), o cantor Carlinhos Brown e a farmacêutica Libbs
lançam a música “Vozes do Silêncio”, que traz uma mensagem empática e incentiva
o diálogo sobre o tema.
No
clipe lançado junto à música, Brown aparece como maestro de um coral silencioso
com 32 participantes — que representam o número de pessoas que se suicidam
diariamente no Brasil. A música faz parte de uma campanha maior do CVV com
apoio da Libbs, com o mote “Falar de Suicídio não é Tabu”. A canção foi criada
pelo próprio Carlinhos em parceria com voluntários do CVV.
“O
processo não foi simplesmente artístico, mas pautado em evidências
científicas”, conta Wilson Junior, diretor de negócios B2C da Libbs. O
objetivo, segundo ele, é alavancar a causa da prevenção e divulgar canais de
apoio como o CVV, mais do que simplesmente promover uma campanha pontual.
“Encontramos grandes desafios quando falamos de depressão e suicídio. Além da
doença em si, há muita desinformação e preconceito. Parece absurdo que o Brasil
seja o oitavo país com maior número de suicídios no mundo. As pessoas acham que
falar sobre o assunto incita o ato, mas na realidade ajuda a prevenir novos
incidentes”, avalia.
Carlinhos
Brown conta que, durante o processo de composição, buscou trazer uma mensagem
acolhedora. “O suicídio não está restrito a uma faixa etária ou âmbito social.
Acho que com a música conseguimos apresentar um caminho muito claro de escuta
com palavras-chave ”, afirma. Além da música, foram criados canais informativos
nas redes sociais, com conteúdo educativo e participação de influenciadores
engajados na causa. A campanha foi realizada pela TracyLocke Brasil.
O
Centro de Valorização da Vida, por sua vez, vem tentando se aproximar de marcas
e parceiros de mídia. A entidade, que promove atendimento emocional presencial
e remoto a pessoas em estado de vulnerabilidade, recebe cerca de 10 mil
ligações diárias e conta com doações de empresas para manter sua estrutura.
“Aceitamos apoio e fazemos parcerias desde que haja um alinhamento entre a
mensagem que queremos passar e o produto da marca. Jamais podemos vincular
nossa atividade com empresas de bebida, por exemplo, já que o álcool é um fator
de risco para pessoas que consideram o suicídio”, pondera Carlos Correia,
voluntário e porta-voz do CVV.
Além
da Libbs, outras marcas e personalidades recentemente embarcaram em iniciativas
de debate ou prevenção de suicídio junto à entidade. No final de semana
passado, Facebook e Instagram promoveram o Festival Amarelo, em parceria com o
CVV e a SaferNet, um evento sobre saúde mental destinado a jovens com a
participação de influenciadores como Dora Figueiredo, Gabi Oliveira e
Spartakus, além do rapper Emicida. A Netflix, por sua vez, incluiu o número de
emergência da entidade em conteúdos de abertura da nova temporada da série 13
Reasons Why, enquanto a marca de produtos naturais Bio Mundo se comprometeu a
destinar 4% do valor das vendas feitas com castanhas-do-pará para a entidade,
durante o mês de setembro.
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