Pesquisar este blog

sábado, 3 de agosto de 2019

Leitura: Rainha de Katwe, Tim Crothers


Biografia de enxadrista Phiona Mutesi narra penúria do esporte em Uganda
 
Maria Clara Moreira


Phiona Mutesi conheceu o xadrez aos nove anos, antes de aprender a ler, o que só aconteceria cinco anos mais tarde, aos 14, quando já colecionava três campeonatos nacionais do esporte.

No mesmo ano, trocou o calor e a umidade de seu barraco em Katwe, a maior de oito favelas da capital Kampala, pelo frio da Sibéria, onde representou Uganda na Olimpíada Internacional de Xadrez, o maior campeonato da modalidade.

Foi na Rússia que Phiona deu seu primeiro xeque-mate em Tim Crothers, jornalista esportivo americano que contou sua história no livro "Rainha de Katwe", adaptado às telas no filme homônimo com Lupita Nyong'o e Madina Nalwanga, em cartaz.

 Madina Nalwanga como Phiona Mutesi no filme "Rainha de Katwe"

"Ela estava desconfiada de mim, então eu a desafiei para uma partida para quebrar o gelo. Phiona montou uma armadilha, eu caí direitinho e ela ganhou com um sorriso enorme", conta o autor entrevista à Folha.

Phiona foi iniciada no jogo pelo missionário Robert Katende que oferecia uma tigela de mingau a crianças periféricas dispostas a trocar as ruas pelo xadrez. Tampinhas de garrafa e tiras de papelão faziam a vez de peões e tabuleiros. A maior parte dos adeptos ia atrás da refeição.

Em 2012, Phiona recebeu o título de Mestra do Xadrez aos 16 anos. Aos 20, mora com a mãe e os irmãos em uma casa fora da favela que comprou com parte dos proventos do livro de Crothers e do filme da Disney. Diz sonhar em cursar direito em Harvard, nos EUA.

Em Uganda os investimentos com o esporte são escassos, tidos como frívolos diante de carências sociais mais graves. O xadrez, em particular, sofre com a falta de recursos — sem suor e explosão física, muitos nem o consideram esporte "de verdade", entre eles o Comitê Olímpico Internacional, que não o inclui entre as modalidades olímpicas.

"É mais esporte que a ginástica artística, julgada de forma subjetiva", diz Crothers. "Que esporte é mais puro que o xadrez, que não sofre com juízes que podem afetar o resultado?"

RAINHA DE KATWE
AUTOR Tim Crother
TRADUÇÃO Alda Lima
EDITORA HarperCollins

Nenhum comentário:

Postar um comentário