As atividades que abordem a
educação de um ponto de vista investigativo valorizam a formação do professor.
Para a professora Marta de
Oliveira, experiências vividas tanto dentro quanto fora da sala de aula são
fundamentais para a formação continuada
Instituto
Singularidades
Desenvolvimento Profissional Docente é um amplo conceito que abrange
todo o processo de tornar-se professor. Autores como Day (1999), Marcelo (2009)
e Imbernóm (2011) entre outros, investigaram o processo de tornar-se professor
e afirmam que várias experiências vivenciadas dentro e fora da escola, desde
seus primeiros contatos com os diferentes modelos de professores, sua formação
inicial em cursos de licenciatura, sua prática, sua formação continuada, e até
mesmo experiências externas ao contexto escolar influenciam em sua maneira de
atuar.
Portanto, tornar-se professor é um processo contínuo que não se inicia
(e nem se encerra) de um dia para o outro. Entre tantos aspectos que compõem o
trabalho docente, a pesquisa é um dos que devem ser desenvolvidos e estimulados
durante sua formação inicial.
A prática de Investigação e Pesquisa é parte importante dos saberes que
o professor precisa para seu trabalho. Não se trata de apenas saber investigar
o que ele irá ensinar ou apenas buscar diferentes maneiras de apresentar os
conteúdos, novas estratégias didáticas. Trata-se de saber investigar também sua
própria prática e refletir sobre ela.
É preciso “quebrar” as barreiras que separam as práticas pedagógicas em
suas salas de aula e ir além do refletir para melhorar a sua próxima aula.
Faz-se necessário questionar, refletir, pesquisar, analisar, sintetizar e
compartilhar sua prática de forma a contribuir com a Educação de maneira mais ampla
e irrestrita.
Os Seminários Temáticos com foco em Investigação e Pesquisa realizados
na semana de 7 a 10 de outubro, com palestras e oficinas realizadas por
diversos docentes da própria instituição e também convidados, buscaram
ressaltar aos licenciandos dos cursos de Letras, Matemática e Pedagogia do
Instituto Singularidades, que sua prática docente deve ser reflexiva. É preciso
saber fazer e saber investigar. Mais do que ser um simples consumidor, o
professor pode e deve ser também produtor de conhecimento.
Referências
DAY, C. Desenvolvimento
Profissional de Professores: os desafios da aprendizagem permanente. Porto:
Editora Porto, 2001. 351p.
IMBERNÓN, F. Formação docente e
profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9 ed. São Paulo:
Cortez, 2011.
MARCELO, C. Desenvolvimento
Profissional Docente: passado e futuro. Sísifo. Revista de Ciências da
Educação, 08, p. 7‑22.
2009.
Marta
de Oliveira Gonçalves é doutora em Educação: Psicologia da Educação, Psicóloga
e especialista em Psicopedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São
Paulo (PUC-SP). Também é membro do corpo docente do Instituto Singularidades.
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