Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Para ser um verdadeiro líder, aprenda primeiro a servir e a ouvir


Maucha Land

Muitas pessoas se acham humildes, porém elas podem ser, de vez em quando, mas não sempre, porque a linha entre a vaidade e a humildade é muito tênue.


A humildade não pode ser imitada ou simulada, ela nasce naturalmente quando há a conscientização de que o orgulho, a vaidade e o egoísmo impedem a evolução espiritual e a harmonia interior. Muitas pessoas se acham humildes, porém elas podem ser, de vez em quando, mas não sempre, porque a linha entre a vaidade e a humildade é muito tênue.

Até mesmo na hora de dizer “sou humilde”, já demonstra certa vaidade. O ser humano tem necessidade de mostrar o que é e o que tem, mesmo que seja dentro de sua fama de humilde. A humildade é requisito indispensável para o desenvolvimento espiritual, portanto devemos nos dedicar, diariamente, à prática da humildade.

É muito comum, em uma conversa, a vaidade ser demonstrada até nas desgraças, em que uma tem de ser maior que a outra.

Ouvir os outros, nem pensar!

Hoje estamos tão apressados e envolvidos pela energia da tecnologia que mal temos tempo de ouvir nossos filhos, que dirão nossos pais ou nossos funcionários.

Queremos ser líderes, dirigir empresas, dar palestras ou ser simplesmente pais (o que é, para mim, a mais importante das missões), mas não paramos para ouvir. Que tristeza!

Se nós observarmos a história da humanidade, os verdadeiros líderes, ou seja, os líderes do bem, foram pessoas que sabiam ouvir e, acima de tudo, sabiam servir. Eram humildes em seu comportamento e nunca demonstravam saber mais do que seus liderados. Por isso foram respeitados e são lembrados até hoje como seres que mudaram o rumo da humanidade, quiçá do planeta!

Como exemplo dessa humildade, Jesus foi o maior deles! Buda, madre Teresa de Calcutá, Gandhi e muitos outros deram exemplo de humildade e liderança!

Então, se queremos ser líderes, primeiro temos de aprender a servir e a ouvir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário