Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de julho de 2019

Há 45 anos HRSP iniciava suas atividades em Xanxerê


FOTO: IUNES FERRAZ/FOLHA REGIONAL

19 de julho, um dia para celebrar mais um ano de fundação de uma das maiores entidades hospitalares da região Oeste de Santa Catarina, o Hospital Regional São Paulo de Xanxerê. Apesar de ser inaugurado em 19 de julho de 1974, a entidade já estava em funcionamento desde abril do mesmo ano já com a gestão das Irmãs Franciscanas.

A diretora geral do Hospital Regional São Paulo (HRSP), irmã Neusa Lúcio Luiz, lembra que no início da década de 70 a comunidade xanxerense construiu o espaço físico já pensando em ser uma entidade hospitalar referência no Oeste. Depois da conclusão da parte física eles doaram a estrutura para o governo do Estado. “Eles acabaram doando a estrutura para o governo do estado e este convidou as Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora para fazer a gestão. A partir daí as irmãs começaram os trabalhos aqui dentro. As irmãs que trabalhavam nas escolas, farmácias e pastorais começaram a organizar o hospital, recebendo os equipamentos, muitos deles sucateados, fizeram a limpeza, pintura do espaço, tudo para deixar em condições de funcionamento a partir de abril de 1974”.

As Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora na época já administravam dois hospitais no Rio Grande do Sul e também o antigo Hospital Santo Antônio em Chapeco. “Elas tinham já uma experiência na saúde hospitalar e isto deu um credito maior para que viessem administrar também aqui em Xanxerê”, ressalta Irmã Neusa.

A diretora destaca ainda que a associação passou também por momentos difíceis ao ponto de muitas das irmãs emprestarem e doarem seu próprio dinheiro para cobrir as despesas do hospital. “O governo do estado sempre foi parceiro, mas por anos ficou sem investimento. Mais recentemente é que houve uma aproximação maior e um maior investimento o que possibilitou ampliar as estruturas, receber equipamentos por meio de emendas parlamentares e proporcionar um melhor atendimento”.

Hoje o Hospital Regional São Paulo é referência em cardiologia, possui mais de 500 colaboradores e um corpo clínico de 100 médicos, além de plantonistas e serviços terceirizados.

Números dos 45 anos do HRSP

Até junho de 2019 o HRSP já realizou:
• 300.906 internações;
• 921.195 atendimentos de emergência;
• 44.310 nascimentos;
• E 101.986 cirurgias.

Fonte: Portal DX

Para marcar a data dos 49 anos de história abriu a exposição “45 anos de história”, com imagens que mostram a evolução da instituição ao longo dos anos.

Foram selecionadas uma série de fotos históricas que demonstram a evolução não apenas no Hospital Regional São Paulo, mas também da saúde na região. A exposição itinerante permanece no município para que a população conheça um pouco mais da história do hospital. 







 



Nenhum comentário:

Postar um comentário