Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Corrija em particular, elogie em público



Adaptado de Etapa Infantil

Isso não acontece apenas com os pais, nas escolas também pode ser visto diariamente. Existem adultos que corrigem ou repreendem as crianças em público, deixando sérias consequências na autoestima da criança afetada. Quando uma criança é repreendida em público, sofre uma forma de agressão direta, onde se sente inferior, impotente, descontrolada… e totalmente ferida emocionalmente.

Se você já foi ao supermercado ou a qualquer outro lugar onde é frequentado por pais e filhos, é uma questão de tempo ver como existem pais e mães que não hesitam em fazer um show inteiro com gritos e críticas… Sem pensar nas consequências, apenas se deixando ir pelo calor do momento. Pode ser por qualquer motivo, mas não há causa no mundo que justifique esse tipo de comportamento.

Educar com o coração

Na sociedade, parece que esquecemos que a educação deve ser um ato de amor, porque se você olhar um pouco, perceberá como, para muitos, a educação parece uma constante luta pelo poder. Você deve educar a partir do amor e nunca da dor. Não devemos magoar, devemos educar com o coração.

Quando uma criança se comporta mal, seu comportamento deve parar, mas sempre por disciplina positiva e nunca por agressividade. Você não precisa ser um pai ou uma mãe permissivos, só precisa parar sabiamente o mau comportamento. Corrigindo em reservado, sem a necessidade de outras pessoas verem nada.

Faça uma reflexão: quando você está no trabalho, você gosta que seu chefe diga que você fez algo errado na frente de todos ou que prefere fazê-lo em particular? Provavelmente, se ele fizer isso em público, gritando e de um jeito bem rude, você se sentirá humilhado, com raiva e dor emocional.

Então, pense agora: como você acha que seu filho se sente quando você o repreende em público? Quando você o repreende sem que isso seja privado, você cria raiva e ressentimento dentro dele, ele se sente pior com você e com o meio ambiente e, portanto, o comportamento dele pode melhorar instantaneamente por medo, mas, a longo prazo, esses tipos de ações terão consequências negativas e preocupantes tanto internamente no seu filho como no comportamento dele.


Esqueça a agressividade e corrija em particular

Assim como você não gosta que sejam agressivos com você, por que você será com os seres que mais ama nesta vida? Expressões que desqualificam uma criança machucam-na emocionalmente nas profundezas do coração e, em longo prazo, serão uma profecia autorrealizável (uma criança que é chamada de “burra” ou “lenta” na escola, não verá a necessidade de se esforçar.). Além disso, se um adulto rotula uma criança em público, as outras crianças que veem a situação também rotularão essa criança negativamente… sendo totalmente perigoso para sua autoestima e desenvolvimento pessoal.

Quando uma criança é chamada à atenção, ela deve ser informada de que vai falar sobre o que aconteceu em particular… não há necessidade de dizer mais nada em público. Quando as crianças falam sobre o que aconteceu, elas recebem estratégias de comportamento e melhoria para o futuro, para que saibam como agir corretamente em outra ocasião. As crianças sentirão a proximidade emocional com o adulto e também poderão sentir a liberdade de expressar suas emoções ou necessidades. Isso é essencial para uma mudança intrínseca.

Da mesma forma, é essencial que você elogie seus filhos em público, para que eles saibam que você tem orgulho deles, que é capaz de ver as coisas boas que eles dizem ou fazem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário