Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Dia dos Professores – 15 de Outubro



No Brasil, o Dia dos Professores é comemorado anualmente no dia 15 de Outubro, data que foi oficializada nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963.

A comemoração deste dia começou em São Paulo, onde quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para comemorar esta data e também traçar novos rumos para o próximo ano.

O Decreto define a razão do feriado: “Para comemorar condignamente o Dia dos Professores, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.

Dia dos Professores pelo Mundo

A nível internacional, o Dia Mundial dos Professores é celebrado anualmente em 5 de outubro.

A origem do Dia dos Professores

A origem do dia dos professores se deve ao fato de, em uma data de 15 de outubro, o Imperador D. Pedro I ter instituído um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil, em 1827, com a criação das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país. Além disso, o decreto estabeleceu a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos professores.

Tempos depois, mais precisamente no ano de 1947, o professor paulista Salomão Becker, em conjunto com três outros profissionais da área, teve a ideia de criar nessa data um dia de confraternização em homenagem aos professores e também em razão da necessidade de uma pausa no segundo semestre, até então muito sobrecarregado de aulas. Mais tarde, em 1963, a data foi oficializada pela lei Decreto Federal 52.682, que, em seu Art. 3º, diz que “para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”.

A escola é um lugar maravilhoso para aprender se tivermos quem nos ensine com muito amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário