Como trabalhar as competências e habilidades da BNCC?A estrutura da Base
Nacional Comum Curricular (BNCC) se desdobra em competências e habilidades que
os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica. Nesse contexto, um grande
desafio consiste em pensar o ensino e as práticas pedagógicas com base nessas competências
e habilidades, abandonando o enfoque puramente conteudista.
Como a escola pode adaptar suas práticas de forma a trabalhar as competências
e habilidades da BNCC?
Abaixo seguem 5 dicas para trabalhar
as competências e habilidades da BNCC
1 Relacionar as habilidades e as competências
específicas de área com as competências gerais da BNCC
A Base Nacional Comum Curricular
determina dez competências gerais que sumarizam a formação pretendida para os
estudantes ao longo da Educação Básica. Essas competências gerais propõem uma
formação integral, que considera tanto a dimensão cognitiva quanto a
socioemocional.
Além disso, o documento é dividido em segmentos de ensino, que
compreendem objetivos de aprendizagem e desenvolvimento (para a Educação
Infantil) e competências específicas de área e habilidades (para o Ensino
Fundamental).
Sendo assim, o primeiro passo para trabalhar as competências e habilidades da
BNCC consiste em estudar e relacionar todos esses elementos da estrutura do
documento. Dessa forma, a proposta de cada ano em cada segmento assume
um objetivo claro no desenvolvimento das competências gerais dos estudantes.
2 Encarar as habilidades como objetivos de
conhecimento de cada etapa
A BNCC segmenta o Ensino Fundamental em cinco áreas do conhecimento, cada uma com seus respectivos componentes
curriculares que se dividem em habilidades a serem trabalhadas em cada ano.
Nesse contexto, as habilidades devem ser entendidas como objetivos de conhecimento
esperados para cada ano. Isso significa que as habilidades traduzem
aquilo que se espera do aluno e do seu desenvolvimento ao final do ano letivo.
Portanto, a equipe docente deve planejar seu
trabalho considerando maneiras de se desenvolver, acompanhar e avaliar as
habilidades do aluno ao longo de todo o ano.
3 Trabalhar as competências e habilidades
da Base de forma gradual
As competências gerais da Base
indicam o indivíduo que as escolas devem formar ao longo de toda a Educação
Básica, a fim de promover a igualdade e a equidade. Sendo assim, é necessário
ter em mente que as aprendizagens essenciais apontadas pelo documento devem ser
trabalhadas de maneira gradual, ao longo de cada segmento e cada ano.
Isso é válido tanto para as competências gerais – que devem começar a
ser trabalhadas na Educação Infantil até o seu pleno desenvolvimento no fim do
Ensino Médio - quanto para as competências específicas de área e de componente
e para as habilidades.
Enquanto as competências gerais devem ser desenvolvidas ao longo de toda
a Educação Básica, as competências específicas de área e de componente devem
ser trabalhadas durante o ciclo e, ao fim do Ensino Fundamental, traduzem o que
se espera do aluno na transição para o Ensino Médio. Por sua vez, as habilidades
são características de cada ano escolar e devem nortear o trabalho dos
professores em cada ano.
Sendo assim, o trabalho das competências e habilidades da Base deve ser pensado
de forma gradual, respeitando os objetivos de aprendizagem propostos para os
anos e os ciclos.
4 Buscar formas de trabalhar as habilidades
e competências de maneira interdisciplinar e contextualizada
A BNCC propõe a formação de um aluno global. Para isso, o documento
defende um trabalho interdisciplinar das competências e habilidades, assim como a contextualização dos objetos de conhecimento.
Dessa forma, é importante que os professores de diferentes disciplinas se reúnam
a fim de propor atividades e práticas pedagógicas interdisciplinares para
desenvolvimento das competências e habilidades.
Além disso, também é fundamental pensar em um ensino contextualizado,
que desperta o interesse do estudante ao deixar clara a aplicação prática das
aprendizagens.
5 Aliar o desenvolvimento cognitivo ao desenvolvimento
das competências socioemocionais
A
Base Nacional Comum Curricular defende a formação integral do aluno, que deve ser
preparado para enfrentar os diferentes desafios que irá encontrar ao longo de
sua vida e de sua carreira. Para isso, é fundamental que as escolas desenvolvam
não apenas a dimensão cognitiva, mas também a socioemocional.
Assim, é necessário que a escola instigue os alunos a desenvolver a
criatividade, o pensamento crítico, a colaboração, a comunicação e outras competências
essenciais para a resolução de problemas do mundo contemporâneo.
Da mesma forma como acontece para as competências gerais da BNCC, as competências socioemocionais
também devem ser trabalhadas de maneira gradual e integrada ao longo de toda a Educação
Básica, por meio de atividades que podem ser propostas por todos os
professores.
Conclusão
A BNCC propõe uma grande transformação para a Educação Básica, uma vez que
defende um desenvolvimento dos alunos que vai muito além da capacidade
cognitiva e que se baseia em competências e habilidades.
Nesse sentido, trabalhar essas competências e habilidades de maneira gradual
e integrada, alinhadas ao desenvolvimento socioemocional e com objetivos de
conhecimento claros para cada ano e ciclo é muito importante para a formação de
um aluno preparado para alcançar o sucesso.
Fonte:
Par – Plataforma Educacional
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