A competência 5 do ENEM diz respeito à proposta de intervenção para os
problemas discutidos no texto. É uma parte importante e compreende 20% da nota
total da redação. Se você souber elaborar a conclusão adequadamente, poderá garantir
facilmente os 200 pontos.
O ideal é que sua proposta de intervenção venha no último parágrafo e
ocupe mais ou menos 6 linhas. Ao avaliá-la, o corretor irá observar se você:
REAFIRMOU SUA TESE NO INÍCIO
DO PARÁGRAFO DE CONCLUSÃO
É inadequado já começar o parágrafo com a proposta de intervenção.
Contextualize que você está concluindo a ideia geral do texto por meio de uma
retomada de tese. Não se trata de repeti-la, mas sim reafirmá-la. A retomada é
importante para demonstrar que você sabe fazer o bom encadeamento das ideias em
toda a redação. Mas, atenção: seja breve.
DETALHOU BEM A PROPOSTA
Você deve levar em conta que há um espaço limitado e que tudo o que for
apresentado como problema na sua argumentação deve ser resolvido no final.
Organize-se para conseguir ser completo: apresentar QUEM irá resolver o
problema, DE QUE FORMA isso será feito e PARA QUAL PROPÓSITO.
DIVIDIU AS RESPONSABILIDADES
É próprio do senso comum
responsabilizar exclusivamente o governo na proposta. O ideal é que você
atribua responsabilidades sociais. Escolha o agente mais adequado para resolver
a situação-problema e estabeleça, por exemplo, parcerias entre eles. Ex.:
Governo e mídia… Família e Escola…
APRESENTOU SOLUÇÕES VIÁVEIS
É realmente possível colocar em prática sua proposta? Se sim, ela é
viável. Não dê soluções fantasiosas, lembre-se de que o Enem não espera uma
solução inovadora desde 2013. Além disso, observe se o agente escolhido é, de fato,
capaz de intervir na situação. Você pode, inclusive, aprimorar uma proposta já
existente, como o governo ampliar leis já em vigor ou a mídia divulgar
assiduamente campanhas já veiculadas sobre determinado assunto, por exemplo.
RESPEITOU OS DIREITOS HUMANOS
Desrespeitar os Direitos Humanos é um erro comum e que pode levar o
candidato à nota zero. Todo cidadão tem direito à igualdade, à livre
manifestação religiosa, entre outros. Portanto, não dê propostas que vão contra
esses direitos e cuidado com as expressões tendenciosas que incitam à
violência. Observe alguns trechos de propostas que receberam nota zero na
redação no Enem 2015 pelo Inep:
“ser massacrado na cadeia”;
“deve sofrer os mesmos danos
causados à vítima, não em todas as situações, mas em algumas ou até mesmo a
pena de morte”;
“fazer sofrer da mesma forma
a pessoa que comete esse crime”;
“deveria ser feita a mesma
coisa com esses marginais”;
“as mulheres fazerem justiça
com as próprias mãos”;
“merecem apodrecer na
cadeia”;
“muitos dizem […] devem ser
castrados, seria uma boa ideia”.
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FINALIZOU O TEXTO
A redação não deve acabar “do nada”. Elabore um período breve e objetivo
que dê fechamento às ideias Não use frases de efeito e evite linguagem que
remeta ao sentimentalismo, por exemplo: “Com tais medidas será possível, por
fim, salvar as crianças de situações lamentáveis como essas.” A ideia de que a
sua proposta irá salvar as crianças é um tanto utópica e você não pode garantir
isso. Portanto, evite.
É comum surgirem muitas ideias para resolver o problema. Por isso, seja
criterioso e opte por descrever a intervenção que melhor se aplica aos
problemas.
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