DESVIOS
GRAVES
Período incompleto
Este erro leva à perda também na competência IV, por comprometer a
coesão textual.
Ausência, ou presença inadequada, de pontuação que compromete o sentido
Observe a diferença:
• Caio, o chefe da empresa chegou.
• Caio, o chefe da empresa, chegou.
Em a, alguém avisa Caio que o chefe da empresa chegou. Em b, Caio é o
chefe da empresa e chegou no local.
Uso de gírias
Próprias do discurso informal da língua, é extremamente grave usar
gírias na redação do Enem.
Problemas de ortografia
Trocar uma letrinha pode mudar o sentido de uma palavra. É preciso
atenção na hora da escrita. Ex.: absorver = reter, incorporar. É diferente de
absolver, que significa inocentar.
Problemas com o uso de maiúsculas e minúsculas
Por tratar-se de uma habilidade básica, o erro no uso de maiúsculas para
nomes próprios, por exemplo, é inaceitável.
Ausência de acentuação
A palavra “denúncia”, quando sem acento, vira um verbo. “Ele denuncia
todos os corruptos.” Percebe a importância? Não se esqueça de conferir os
acentos.
Falta de concordância (verbal ou nominal)
Leia a seguinte frase: A carência de medidas públicas geram a
ocorrência.
Consegue perceber o erro? Instintivamente, o verbo “gerar” concordou com
“medidas públicas”, quando na verdade deveria concordar com “a carência”.
Correto: A carência de medida públicas gera a ocorrência.
DESVIOS
MÉDIOS
Falta de concordância entre adjetivos e substantivos
Adjetivos devem concordar em gênero e número com o substantivo. Ex.: A
roupa limpa foi guardada com cuidado.
Regência verbal e nominal inadequada (uso equivocado de preposição)
O verbo corroborar, por exemplo, é usualmente regido com preposição
“com”, quando na verdade não deveria, pois é transitivo direto, com sentido de
reforçar, fortalecer. Portanto, “a falta de medidas corrobora a pobreza” e não
“com” a pobreza. Atenção.
Ausência ou uso inadequado da crase
“Cheirar a gasolina” é diferente de “Cheirar à gasolina”. No primeiro
caso, alguém sente o cheiro da gasolina. Já no segundo, alguém está exalando o
cheiro da gasolina! A crase pode mudar tudo.
Problemas quanto à estrutura das frases
Atenção na hora de montar uma oração, principalmente as mais longas,
para que as frases possuam ligação coerente, por meio das preposições
coordenativas ou subordinativas. Aprenda mais sobre elas AQUI e AQUI.
Uso inadequado de vírgula, por exemplo, entre sujeito e verbo
Não se deve nunca separar o sujeito de sua ação!
Marca de oralidade
É inadequado tratar o texto como a transcrição de uma discussão
cotidiana. Atente-se ao discurso formal da língua.
DESVIOS
LEVES
Falta de concordância (passiva sindética)
Errar o “vende-se” casas ao invés de “vendem-se” é considerado um erro
leve, por sua complexidade.
Desvios de pontuação que não alteram a coesão textual
Observe: “Visto que, a população não se mobiliza, medidas precisam ser
tomadas.”
A vírgula depois do “visto que” é incorreta, mas a leitura e a
compreensão dela não foram comprometidas, por isso, o desvio é considerado
leve.
Fonte: INEP
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