A linha entre educar e controlar é muito sutil. E os
adultos geralmente ultrapassam esta linha. Pensamos que devemos, a todo o
tempo, ensinar as crianças. É certo que as crianças têm muito o que aprender,
porém não podemos conceber que nossa maneira de fazer as coisas e de ver o
mundo é a mais válida, ou a única correta.
A função dos pais e professores não é criar cópias de
si próprios, mas, pelo contrário, dar às crianças ferramentas para que possam
desenvolver suas habilidades individuais. Educar é sinônimo de enriquecer, não
de limitar.
A educação não consiste em ocupar a mente. Ao invés de
preencher com ensinamentos, conceitos e maneiras de fazer as coisas, liberta as
crianças para que sejam indivíduos capazes de pensar e criar a partir do que já
têm latente em si.
A animação “Cloudy Lesson”(“Como fazer nuvens”, em
livre tradução), nos ensina a ensinar. O curta conta a história de um avô
fazedor de nuvens que, ao ver que as coisas não vão de acordo com o planejado,
ensina ao neto que grandes ideias podem nascer de acidentes.
Extraído de Ríncon de la psicología
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