Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Recolham os celulares durante as refeições e conversem uns com os outros, pede o papa



Luiza Fletcher

O papa Francisco está fazendo um grande trabalho como líder religioso ao reforçar valores importantes para todos nós.

Valores que, muitas vezes, vão além da esfera religiosa e nos ajudam a refletir sobre os próprios comportamentos e a encontrar caminhos mais saudáveis, que nos levam a uma vida mais feliz e estabilizada.

Ele constantemente fala sobre a família e nosso papel na sociedade, e recentemente trouxe uma mensagem importante e extremamente necessária em nossa sociedade atual: o excesso do uso dos celulares. No último dia 29 de dezembro, o pontífice fez um apelo aos fiéis reunidos na praça São Pedro para a oração do Angelus.

Ele pediu que, durante as refeições, as pessoas conversem umas com as outras em vez de ficarem o tempo todo olhando os seus celulares. Também citou o exemplo da família de Jesus, Maria e José, a ser seguido. Eles “rezavam, trabalhavam e se comunicavam uns com os outros”, disse o papa.

“Eu me pergunto se você, em família, sabe como se comunicar ou se você é como aquelas crianças nas mesas de refeição, que ficam falando ao celular (…). Temos que voltar a nos comunicar em nossas famílias (…). Pais, crianças, avós, irmãos e irmãs, essa é uma tarefa para ser assumida hoje, no dia da Família Sagrada”, completou o pontífice.

Essa não é a primeira vez que o papa Francisco fala sobre o relacionamento com os celulares. Em 2017, ele declarou que se entristece quando vê fiéis e até religiosos usarem o celular para fazer fotos durante a missa.  Na época, ele fez uso de uma metáfora para explicar às pessoas sobre o uso indiscriminado dos aparelhos durante as celebrações:

“Por que, a um certo ponto, o sacerdote diz ‘corações ao alto?’ Ele não diz ‘celulares ao alto para tirar foto!’ Não! Fico triste quando celebro e vejo muitos fiéis com os celulares para cima. Não só os fiéis, mas também sacerdotes e até bispos. A missa não é espetáculo, é ir ao encontro da paixão e ressurreição do Senhor. Lembrem-se: chega de celulares.”

A reflexão do papa Francisco é muito bem colocada. Os celulares estão cada vez mais presentes em cada etapa de nossa vida e tomam o lugar de momentos importantes.

Não podemos sacrificar momentos sagrados do dia com as pessoas que amamos, não podemos deixar que a tecnologia roube de nós o poder da conexão em família.

Deixe o celular no canto durante as refeições e interaja com as outras pessoas, pois nenhuma rede social lhe trará a mesma alegria e completude que um momento de qualidade com quem você ama.

Compartilhe essa lição tão importante!

Leitura: O manuscrito do imperador, de Valeria Montaldi


Sinopse: Frei Matthew está de volta em um perigoso jogo de poder e mistério capaz de abalar as relações entre o Sacro Império Romano Germânico e o papa Inocêncio IV e disseminar uma onda de heresia pelo mundo. Em meio ao massacre dos soldados do imperador Frederico II pela população revoltosa, desaparece um misterioso manuscrito sobre a arte da falcoaria que contém a chave para a frágil paz entre Estado e Igreja. O imperador confia a seu vigário a missão de recuperar o texto. Mas os rumores sobre a existência desse manuscrito logo chega aos ouvidos do papa, que fará de tudo para conseguir este importante documento.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Em 2020, desperte para a gratidão!



A vida é o reflexo exato de tudo o que emanamos. Em 2020,
desperte para a gratidão!

Glaucia Mello

Você recebe do Universo exatamente o que emana… em 2020, seja gratidão!

O termo réveillon, usado para designar a virada de ano, é francês, que em português significa “despertar”.

Esperamos cada passagem de ano com a expectativa de que tudo seja melhor no ano que se aproxima, mas o que não percebemos é que a mudança que tanto esperamos está em cada segundo disponível todos os dias do ano.

Seria então esse o verdadeiro significado de Ano Novo, despertar?

Despertar para as bênçãos que temos todas as manhãs ao acordar e das quais não nos lembramos de agradecer porque estamos muito ocupados com o que temos para fazer nas próximas 24 horas? Despertar para a saúde que temos e da qual só nos damos conta de agradecer quando ficamos doentes? Despertar para as pessoas com as quais convivemos, de cuja importância só nos lembramos quando as perdemos? Despertar para o trabalho em que escolhemos estar enquanto não fazemos parte da estatística de desempregados, que só aumenta? Despertar para os nossos pais enquanto podemos abraçá-los, quando muita gente não teve a oportunidade nem sequer de conhecê-los?

Despertar para os nossos filhos que crescem rápido demais e, quando nos damos conta, já não podemos mais colocá-los no colo? Despertar para a casa que temos, enquanto tanta gente mora na rua? Para a comida na mesa, da que reclamamos, quando muita gente nem tem o que comer? Para a família que temos, enquanto há tanta gente abandonada em orfanatos e asilos? Pelos amigos que são anjos sem asas e nos ajudam a voar quando o caminho está pesado demais? Pelos desafetos que nos ensinam a tolerância e nos passam preciosa lição. Pelas tantas outras bênçãos e possibilidades de que nem sequer conseguimos nos lembrar? Despertar para a ilusão de sempre postergar a vida e a felicidade, com um “amanhã eu faço”, “ano que vem vai ser melhor”, “quando eu puder…”

Do que não nos damos conta é de que cada segundo seguinte depende unicamente de nós mesmos.

Nada adianta pular sete ondas, vestirmo-nos de branco, usar roupa íntima amarela, comer romã, se não mudarmos as próprias atitudes.

Porque a vida é o reflexo exato de tudo o que projetamos. Recebemos do Universo exatamente aquilo que emitimos para ele.

Então é simples, seu ano novo vai ser como você quiser que seja, porque ele depende exclusivamente de você. Lógico que a vida, muitas vezes, prega-nos peças e bagunça nossos planos tão bem traçados. Mas a forma como você reage a essas mudanças é que determina seu próximo segundo. Então nessa meia-noite, quando o calendário mudar de um ano para o outro, mentalize vibrações de paz e amor para todos os seres, vibre coisas boas para a nossa mãe Terra, faça uma corrente de positividade para que criemos luz de amor fraterno entre todos os seres deste planeta, despertando em cada um o verdadeiro significado do Ano Novo, o despertar para o entendimento de que tudo o que deseja para o outro é exatamente aquilo que você terá!

Feliz despertar! Eu lhes desejo luz, paz, amor! Amém!

Dica de Língua Portuguesa


domingo, 29 de dezembro de 2019

Sobre Solidariedade...



No texto de hoje vamos falar sobre solidariedade e doação. Além do tema proposto e da inspiração dos últimos dias, trago um pouco da Psicologia enquanto ciência, explicando estes fenômenos pelo viés das habilidades sociais.

Solidariedade e doação: duas palavrinhas que quando combinadas fazem desse, um mundo melhor. A combinação é simples, mas os resultados são complexos, lindos e fantásticos. Só quem se permite SER humano pode compreendê-los.

A do(ação) é arte de SER humano, é desprender-se dos interesses particulares em prol do bem de outra pessoa. Além disso, é ter a capacidade de perceber a carência (necessidade) do próximo. Uma análise cuidadosa nos permite perceber que todos, sem exceções, somos carentes em algo. Lindo é quando nos permitimos SER humanos, auxiliando nas carências alheias, sejam elas comida, cobertor, colo, abraço, palavra de conforto, roupas... Avalie: doação não é dar o que não serve mais, o nome disso é desapego. Doação é entregar ao outro algo de que ele necessite, com amor e carinho e de forma solidária.

Falando pelo viés científico pautado pela Psicologia, gostaria de citar o casal Del Prette que, muito pontualmente, nos falam sobre habilidades sociais. Destaco que expressar solidariedade faz parte do portfólio das condutas sociais desejáveis e esperadas do todo ser humano. Fazem parte desse portfólio, também: comunicação, civilidade, fazer e manter amizades, empatia, assertividade, manejar conflitos e resolver problemas, expressar afeto e intimidade, coordenar grupo e falar em público. Estão vendo como isso é extremamente importante?

Por fim, doar e ser solidários enche o coração de alegria, gratidão e bem-estar. Nos permite expressar nossa essência de SER humano. E expressa-la alivia todo stress, preocupação e uma infinidade de sentimentos ruins. Aonde há doação e solidariedade não há ódio, há amor. Não há inveja, há cooperação. Não há egoísmo, há partilha.

Que o Natal desperte os mais lindos sentimentos e que, juntos, possamos compartilha-los com quem mais necessita. Que o dia a dia nos faça enxergar quais são as carências de quem está ao nosso lado. Sejamos humanos.

Fonte: 1.bilhete

Que o fim do ano leve junto com ele tudo que me fez mal!


Que não seja só o ano que acabe, mas que possamos acabar também com tudo que nos fez mal, que nos adoeceu, que não correspondeu; que trouxe dor e discórdia.

Que esse ciclo seja encerrado como aprendizado e como ponto de referência para as coisas que devem ser priorizadas daqui para frente.

Que coloquemos o nosso bem estar emocional na frente!

Que você aprenda a cuidar da sua saúde emocional, e não deixar que outras pessoas te sufoquem, humilhem e desprezem.

Busque algo além da matéria, algo que possa ser sentido através da verdade do coração.

Leve adiante o seu desejo mais bonito.

SEJA O CONDUTOR DA SUA VIDA.

Dirija-se em direção a paz que você merece!

SE CONECTE COM A SUA VERDADE INTERIOR PARA QUE POSSA RECEBER ABUNDÂNCIA DE COISAS BOAS E BÊNÇÃOS REPLETAS DE AMOR E LUZ.

Deixe ir o que te fez mal!

Deixe pra lá o mal do mundo, e se abra para o bem que ele tem a oferecer!

Encerre com gratidão, serenidade e maior compreensão interior.

Encerre relações desgastantes, mude atitudes tóxicas e que te fazem sofrer!

Finalize questões pendentes!

JOGUE FORA O MAL HUMOR E OS SENTIMENTOS NEGATIVOS!

RELEVE, PERDOE, LIBERTE.

Deixe pra trás, vire a página e siga em frente.

Recomece sem desespero.

Alivie a mente; respire e ofereça ao universo o que espera receber.

Vai dar tudo certo.

Tenha fé!

Energias positivas estão se misturando ao seu redor, mas você precisa vibrar junto com elas!

É hora de deixar acontecer, mas também fazer diferente, para que coisas boas venham ao seu encontro!

Jogue fora o que não presta para que sobre espaço para coisas boas entrarem em sua vida!

Tudo que te fez mal deve ser descartado, pessoas, situações, coisas, nada que te fez sofrer deve permanecer!

Decrete isso, para que o próximo ano possa ser mais feliz!

Sil Guidorizzi