A introdução
precisa de atenção e organização, para que ela direcione o leitor quanto ao seu
raciocínio, além de não se esquecer dos aspectos essenciais para a sua
construção.
Veja as
dicas abaixo:
A INTRODUÇÃO DEVE CONTEXTUALIZAR O TEMA NA
ÍNTEGRA: Seja
esclarecedor. Não parta do pressuposto de o que leitor teve acesso aos textos
motivadores como você. Se ele não souber nem mesmo o tema, deverá descobrir por
meio da sua introdução. Portanto, não seja vago, subjetivo.
A INTRODUÇÃO DEVE CONTER, OBRIGATORIAMENTE, UMA
TESE: A tese
representa o seu ponto de vista sobre o assunto a ser discutido. Ela deve
indicar a problematização que você fará a respeito do tema. Esquecer da tese é
considerado um erro grave e compromete significativamente a sua nota.
SEJA OBJETIVO: É importante ressaltar que você não deve, ainda,
desenvolver suas ideias, pois essa parte virá depois. Pense na introdução como
um roteiro para os próximos parágrafos.
A INTRODUÇÃO DEVE TER 5 OU 6 LINHAS: É preciso ser breve, mas não deixe
a introdução incompleta, portanto, organize-se, tendo em vista todos os
detalhes que precisam estar no parágrafo. Nunca faça parágrafo frasal, que é
aquele composto por apenas um período.
SELECIONE O QUE COLOCAR NA INTRODUÇÃO: Lembre-se de que todas as
informações devem ser retomadas, mesmo que de forma breve, em algum momento do
texto, já que fazem parte da composição geral e não podem ficar como “pontas
soltas” na redação. Além disso, pondere bem se a informação é apropriada para a
introdução ou se poderia ser encaixada em algum outro momento do texto, como
argumento, por exemplo.
Uma das formas de elaborar um bom parágrafo de
desenvolvimento é seguindo estes 3 passos básicos:
Apresentação de um tópico frasal: tópico frasal é a ideia central do
seu argumento, aquilo que você acredita ser a situação-problema relacionada ao
tema e que será o foco de discussão do parágrafo. Geralmente é apresentado por
uma frase breve que sintetiza o seu pensamento sobre a situação. Pode ser
elaborado como uma afirmação, uma comparação ou uma referência histórica, por
exemplo.
Fundamentação da ideia: depois de apresentar a
situação-problema, você deve comprovar a ideia. Procure responder às seguintes
questões: por que tal problema
acontece? Como acontece? Há
exemplos, dados ou reflexões teóricas a respeito? Essas informações devem
aparecer e denotam credibilidade ao que você afirma.
Fechamento da ideia: trata-se de retomar, reafirmar o tópico frasal,
com o propósito de indicar que o seu ponto de vista foi válido e, portanto,
claramente fundamentado por meio das respostas as questões citadas
anteriormente.
Para a proposta de intervenção (conclusão) Pense:
é possível que essa proposta aconteça?
A proposta deve
estar completa, ou seja:
■ APRESENTAR OS AGENTES: quem será
responsabilizado pela proposta?
■ APRESENTAR OS MEIOS: de que forma
a proposta entrará em vigor?
■ APRESENTAR OS PROPÓSITOS: qual
será o resultado final desta proposta?
Tudo o que
for problematizado na argumentação deve ser resolvido ao final. Portanto, o
número de propostas é variável de acordo com o que for apresentado por você. É
preciso bom senso, pois o espaço é limitado e as ideias devem ser bem
desenvolvidas, não simplesmente “jogadas” no texto. Problemas não resolvidos ou
intervenções para uma situação não apresentada anteriormente serão penalizadas.
É importante
dividir as responsabilidades e não culpabilizar exclusivamente o governo.
Apresente uma intervenção social. Qual é o papel da sociedade frente ao
problema? Seja consciente.
Procure
aprofundar seu conhecimento sobre os vários órgãos governamentais e suas
funções, para designá-los de forma direcionada: Governo, ONGs, Mídia,
Indivíduo, Família, Escola e Sociedade.
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