20 frases desconcertantes de Içami Tiba que são um tratado de boa
educação
O site Conti outra selecionou
20 frases que são desconcertantes pela sua veracidade, mas que formam um
tratado de educação que equilibra limites e afeto.
Por Josie
Conti
Içami Tiba foi um médico
psiquiatra, falecido em 2015, e que tinha o grande diferencial de falar do
comportamento infantil e da educação considerando a necessidade de disciplina
para a formação de cidadãos respeitáveis e mentalmente saudáveis.
Ele destacou-se também como
colunista e era sempre chamado em programas de TV, jornais e revista por sua
autoridade no assunto, seu olhar afetivo e a ampla consideração que tinha no
processo relacional entre a psicologia, pais e alunos.
1 - “Pais que não disciplinam os filhos terão
que sustentá-los a vida toda”
2 – “Não é errando que se aprende, mas sim corrigindo o erro.”
3 - “Os pais podem dar alegria e satisfação a
um filho, mas não há como lhe dar felicidade. Os pais podem aliviar
sofrimentos enchendo‐o de presentes, mas não há como lhe comprar felicidade.
Os pais podem ser muito bem‐sucedidos e felizes, mas não há como lhe
emprestar felicidade. Mas os pais podem aos filhos dar muito amor, carinho,
respeito. Ensinar tolerância, solidariedade e cidadania. Exigir reciprocidade,
disciplina e religiosidade. Reforçar a ética e a preservação da Terra. Pois
é de tudo isso que se compõe a autoestima. É sobre a autoestima que repousa
a alma, e é nessa paz que reside a felicidade.” (Içami Tiba, livro: Quem Ama, Educa!)
4 - O principal “veneno” da educação dos filhos é a culpa. Culpa de
trabalhar fora, quando pensa que devia estar com os filhos. Culpa de estar com
os filhos, quando acha que devia estar trabalhando.
5 - “O adolescente não é dono do quarto”
6 - “Nenhuma criança nasce folgada, ela aprende a ser.”
7 - “Você quer educar? Seja educado. E ser
educado não é falar ‘licença’ e ‘obrigado’. Ser educado é ser ético,
progressivo, competente e feliz.”
8 - “Embaixo de um folgado tem sempre um sufocado”
9 - “O erro mais frequente na educação do filho
é colocá-lo no topo da casa. O filho não pode ser a razão de viver de um casal.
O filho é um dos elementos. O casal tem que deixá-lo, no máximo, no mesmo nível
que eles. A sociedade pagará o preço quando alguém é educado achando-se o
centro do universo.”
10 - “As mães que carregam as mochilas dos filhos estão
lhes ensinando que cabe a eles curtir a vida enquanto a elas cabe a
responsabilidade de tudo.
A atitude correta seria cada
filho carregar o que lhe fosse possível e a mãe ajudasse naquilo de que o
filho precisar. E ela teria mais tempo de conviver com os filhos, caso não se
escravizasse em benefício deles.
E o pai, que vê a mãe
carregando tudo? Por que deixa isso acontecer? Quando é ele quem leva os
filhos à escola nem se dá ao trabalho de descer do carro. E, se descuidar um
pouco, é capaz de nem conversar com eles durante o trajeto, pois precisa ouvir
as notícias pelo rádio. Esse tipo de pai deve abrir os olhos. E também os
ouvidos para o que os filhos falam. Mais ainda: abrir os braços para ajudá-los
no que precisarem.” (Içami Tiba, livro:
Disciplina – Limite na medida certa)
11 - “Dinheiro ‘a rodo’ para o filho é
prejudicial. Mesmo que os pais o tenham, precisam controlar e ensinar a
gastar.”
12 - “A primeira coisa a saber é que não há uma idade ideal para começar a
se trabalhar disciplina. Pais que querem filhos disciplinados precisam
proporcionar um ritmo básico para eles. Quem não tem ritmo desobedece porque a
normalidade para ele é justamente a falta de ordem.”
13 - “Pai não é melhor que mãe nem vice‐versa.
São apenas diferentes. E essas diferenças ampliam as possibilidades educativas,
trazendo retornos relacionais mais ricos. A herança genética está nos
cromossomos. Mas desde o nascimento a criança absorve o modo de viver, o “como
somos” da família. Assim, ela aprende naturalmente com as pessoas que a
cercam.” (Içami Tiba, livro: Quem Ama,
Educa!)
14 - “Jovens que não tiveram nenhuma educação em valores vivem e aprendem o
que aparece no momento, deixam-se levar por aquilo que é vigente. Quem tem
valores sólidos dentro de si é capaz de olhar para uma situação sem ser
envolvido por ela, e pode analisá-la e criticá-la.”
15 - “Existe uma situação bastante prejudicial
ao filho. Há casos em que há tantas expectativas e tantos sonhos atrelados à
criança, que os pais não a veem como realmente é. Relacionam-se com o filho
sonhado e não com o filho real. Nós, pais, devemos estar atentos a isso; afinal
de contas, o sonho, a idealização e as expectativas fazem parte do processo de
gerar um filho.” (Içami Tiba. Livro: Seja
feliz, meu filho)
16 - “Não se pode fazer o que se quer, pois a vontade tem que ser educada. O
que seria do trânsito, da sala de aula, dos clubes, dos aeroportos, do país se
cada um fizesse o que tivesse vontade? Seria o caos. As regras existem para o
benefício de todos, e a disciplina faz parte da educação de uma sociedade.” (Içami Tiba, livro: Disciplina – Limite na
medida certa)
17 - “Aprovar tudo o que a criança faz ensina‐lhe que quem
a ama satisfaz todas as suas vontades. Mas a própria vida vai se encarregar de
contrariá‐la. E a escola oferece o primeiro passo para isso: o aluno fica sem
os pais na sala de aula. Alunos há que não querem aceitar esta regra da
educação. Podem eles entender que a escola não os ama, por contrariá‐los. Cabe
aos pais demonstrar que estão de acordo com as regras da escola que escolheram
e não reforçar o que pensam as crianças, querendo permanecer com eles.” (Içami Tiba, livro: Quem Ama, Educa!)
18 - “A herança genética está nos cromossomos. Mas desde o nascimento a
criança absorve o modo de viver, o “como somos” da família. Assim, ela aprende
naturalmente com as pessoas que a cercam. E no futuro transmitirá tal
aprendizado a seus filhos, perpetuando comportamentos através das gerações
subsequentes.” (Içami Tiba, livro: Quem
Ama, Educa!)
19 – “A arte de ser mãe e pai é educar os filhos
para que se tornem afetivamente autônomos, financeiramente independentes e
cidadãos éticos do mundo. Quanto mais competentes educadores os pais forem,
menos necessários se tornarão eles para os filhos, e o vínculo afetivo será
mantido eternamente em nome da saudável integração relacional.” (Içami Tiba, em “Quem Ama, Educa!”)
20 - “O mestre é um caminho para seu aprendiz chegar à
sabedoria. O aluno tem de superar o professor. O verdadeiro mestre se orgulha
de ter sido um degrau na vida do aprendiz que venceu na vida. Ensinar é um
gesto de generosidade, humanidade e humildade. É oferecer alimento saboroso,
nutritivo e digerível àqueles que querem saber mais porque ensinar é um gesto
de amor!” (Içami Tiba)
Nenhum comentário:
Postar um comentário