1) A primeira avaliação do corretor começa pela LETRA, ORGANIZAÇÃO E
PROPORÇÃO DOS PARÁGRAFOS. Se o candidato tem uma letra que dificulta a
compreensão, certamente o avaliador tende a ficar um pouco desmotivado, afinal,
terá que decifrar as ideias ao longo do texto. Parágrafos extremamente
discrepantes em termos de tamanho também passam uma impressão de desordem e
pouco cuidado com a estruturação. Capriche na letra, organize-se no rascunho e
saiba dividir o número de linhas para o número de parágrafos.
2) No primeiro parágrafo: uma INTRODUÇÃO BEM
ELABORADA faz com que o seu avaliador crie boas expectativas a respeito de
suas ideias. Faça alusões históricas, cite um pensador relevante, chame a atenção
do seu leitor.
3) Destaque a TESE NA INTRODUÇÃO,
afinal, não apresentá-la compromete, e muito, a nota do aluno, por não atender
a uma característica fundamental do gênero. Seja claro ao denotar sua opinião a
respeito do assunto em pauta, já direcionando sobre quais aspectos irá
desenvolver a argumentação.
4) Ao terminar a leitura do
primeiro parágrafo, o corretor irá avaliar de que forma você introduz o
desenvolvimento, esperando que faça o USO DE CONECTIVOS E
EXPRESSÕES COESIVAS, que denotam a capacidade de estabelecer conexão entre
um parágrafo e outro.
5) O argumento deve
ser devidamente introduzido nos parágrafos de desenvolvimento por meio de um TÓPICO FRASAL.
Ele indica a ideia central a ser discutida e direciona o corretor a analisar se
o aluno irá focar na resposta àquele argumento de forma completa.
6) A sequência de
ideias para COMPROVAR
O ARGUMENTO escolhido, será cobrada pelo corretor. Preze pela estruturação
do pensamento de forma a convencer o leitor de que seu ponto de vista é válido.
7) EXEMPLOS, além de
contextualizar o leitor sobre o assunto, denotam o seu conhecimento sobre a
situação. O corretor se vê situado sobre como aquilo que está sendo discutido
acontece, e essa estratégia é valorizada.
8) APRESENTAR CONSEQUÊNCIAS do problema mostra
que você compreende a dimensão e gravidade do que afirma ser um problema, e ele
irá avaliar sua capacidade de apresentar essa relação.
9) Assim como o texto
no geral, os parágrafos devem ter um início, meio e fim. Portanto, não se
esqueça de FINALIZAR
OS PARÁGRAFOS, como forma de indicar o propósito de ter apresentado aquela
ideia.
10) Caso a tese seja do
tipo roteiro, o corretor irá avaliar se o texto SEGUE UMA ORDEM DE
PENSAMENTO. Argumentos mais fracos devem vir primeiro, os mais fortes
depois.
11) A VARIEDADE DE CONECTIVOS também será
cobrada. O avaliador quer perceber o conhecimento de variados operadores
argumentativos, repertório vocabular diversificado. Estude e grave mais de um
conectivo de cada sentido.
12) AVISAR QUE ESTÁ TERMINANDO
O TEXTO por meio de um conectivo é essencial. Uma das observações mais
importantes por parte do corretor é se o texto é coeso, possui relações entre
as partes bem estabelecidas.
13) As PROPOSTAS DE
INTERVENÇÃO COMPLETAS garantirão ao candidato a nota máxima na competência
específica que a avalia. Para isso, o corretor deverá ler no parágrafo final QUEM resolverá
os problemas que você apresentou, DE QUE FORMA e
qual a FINALIDADE
depois da efetivação da sua ideia.
14) O corretor irá refletir ao final da correção de seu
texto se você denotou AUTORIA, FUGINDO DO
SENSO COMUM. A reflexão crítica do assunto traz credibilidade ao que foi
dito. Pense nisso, invista no estudo dos diversos assuntos sociais para ser
capaz de extrapolar os textos motivadores e diferenciar sua argumentação das
demais.
15) Tenha AUTORREVISÃO
para não deixar passar erros de ortografia, acentuação e pontuação e perder
pontos na competência que avalia a norma culta. Nesse processo, será possível
observar, também, se seu texto possui linearidade de pensamento, coerência.
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