Os
pilares da educação são quatro, e os saberes e competências a se adquirir
são apresentados, aparentemente, divididos. Essas quatro vias não podem, no
entanto, dissociar-se por estarem imbricadas, constituindo interação com o fim
único de uma formação holística do indivíduo.
Jacques Delors (1998) aponta
como principal consequência da sociedade do conhecimento a necessidade de uma
aprendizagem ao longo de toda vida, fundamentada em quatro pilares, que são,
concomitantemente, do conhecimento e da formação continuada.
Segue uma síntese dos quatro
pilares para a educação no século XXI.
Aprender
a conhecer – É necessário tornar prazeroso o ato de compreender, descobrir,
construir e reconstruir o conhecimento para que não seja efêmero, para que se
mantenha ao longo do tempo e para que valorize a curiosidade, a autonomia e a
atenção permanentemente. É preciso também pensar o novo, reconstruir o velho e
reinventar o pensar.
Aprender
a fazer – Não basta preparar-se com cuidados para inserir-se no setor do
trabalho. A rápida evolução por que passam as profissões pede que o indivíduo
esteja apto a enfrentar novas situações de emprego e a trabalhar em equipe,
desenvolvendo espírito cooperativo e de humildade na reelaboração conceitual e nas
trocas, valores necessários ao trabalho coletivo. Ter iniciativa e intuição,
gostar de uma certa dose de risco, saber comunicar-se e resolver conflitos e
ser flexível. Aprender a fazer envolve uma série de técnicas a serem
trabalhadas.
Aprender
a conviver – No mundo atual, este é um importantíssimo aprendizado por ser
valorizado quem aprende a viver com os outros, a compreendê-los, a desenvolver
a percepção de interdependência, a administrar conflitos, a participar de
projetos comuns, a ter prazer no esforço comum.
Aprender
a ser – É importante desenvolver sensibilidade, sentido ético e estético,
responsabilidade pessoal, pensamento autônomo e crítico, imaginação,
criatividade, iniciativa e crescimento integral da pessoa em relação à
inteligência. A aprendizagem precisa ser integral, não negligenciando nenhuma
das potencialidades de cada indivíduo.
Com base nessa visão dos
quatro pilares do conhecimento, pode-se prever grandes consequências na
educação. O ensino aprendizagem voltado apenas para a absorção de conhecimento
e que tem sido objeto de preocupação constante de quem ensina deverá dar lugar
ao ensinar a pensar, saber comunicar-se e pesquisar, ter raciocínio lógico,
fazer sínteses e elaborações teóricas, ser independente e autônomo; enfim, ser
socialmente competente.
Uma educação fundamentada nos
quatro pilares acima elencados sugere alguns procedimentos didáticos que lhe
seja condizente, como:
■
Relacionar o tema com a experiência do estudante e de outros personagens do
contexto social;
■ Desenvolver a pedagogia da pergunta (Paulo
Freire e Antonio Faundez, Por uma Pedagogia da Pergunta, Editora Paz e Terra,
1985);
■ Proporcionar uma relação dialógica com o estudante;
■ Envolver o estudante num processo que conduz a resultados, conclusões ou
compromissos com a prática;
■ Oferecer um processo de autoaprendizagem e co-responsabilidade no
processo de aprendizagem;
■ Utilizar o jogo pedagógico com o princípio de construir o texto.
Conclusão
Presenciamos um momento muito
importante em nosso país, o da demanda por educação, que, ao crescer, faz com
que sociedade e instituições, em uníssono, movimentem-se no atendimento a essa
urgência nacional. Essa é uma tarefa importante e é isso que se espera que o
Brasil faça. Temos materiais e ideias. É preciso pôr em prática todos os
estudos e projetos para a modernização da educação.
Para mudar nossa história e
lograr conquistas, precisamos ousar em cortar as cordas que impedem o próprio
crescimento, exercitar a cidadania plena, aprender a usar o poder da visão
crítica, entender o contexto desse mundo, ser o ator da própria história,
cultivar o sentimento de solidariedade, lutar por uma sociedade mais justa e
solidária e, acima de tudo, acreditar sempre no poder transformador da
educação.
Sugestão
de leituras
DELORS, Jacques (Coord.). Os quatro pilares da educação. In:
Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortezo. p. 89-102.
FREIRE, Paulo; FAUNDEZ,
Antonio. Por uma pedagogia da pergunta.
Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
Fonte:
SoEscola
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