Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Como escolher uma boa escola?



Júlio Furtado
 
Com a proximidade do final de ano, muitos pais já enfrentam o drama de mudar seus filhos de escola. Esse ano, em função da crise político-econômica, a busca por escolas particulares mais baratas ou por escolas públicas já é intensa. Esse drama vem sempre acompanhado, além de todas as mudanças já esperadas, pelo dilema da escolha de uma boa escola.


A primeira coisa que deve ser feita é definir como você gostaria que seu filho fosse educado. Escreva tudo que você julga importante no processo educacional. Depois relacione as características que você espera que a escola tenha e que sejam coerentes com a forma de educação que você espera e com o que você pode pagar. Não esqueça, porém, de levar em conta o perfil de seu filho ou filha. Há crianças e adolescentes que aprendem melhor numa escola rígida. Outras precisam de liberdade para aprender.

Caso esteja buscando uma escola privada, uma vez de posse das características coerentes com suas expectativas e com o perfil de seu filho, agende uma visita às escolas que possivelmente reúnam essas condições. A não ser que você entenda de educação, não gaste tempo tentando discutir a Proposta Pedagógica da escola. Faça perguntas objetivas que te forneçam pistas sobre o nível de comprometimento da escola com o aluno. Pergunte, por exemplo, como a escola lida com a indisciplina e fique atenta se te apresentarem um conjunto de regras proibitivas. Pergunte de que maneira a escola envolve o aluno nesse processo. Pergunte, também, como a escola atende aos alunos que não aprendem na mesma velocidade da maioria. Acenda o alerta se a resposta for apenas “chamamos os pais e recomendamos aulas particulares”.

Cuidado com os rankings. O importante é descobrir quantos alunos que estudam na escola desde pequenos conseguiram bons pontos no ENEM. O percentual de aprovação e se a escola é uma das vinte primeiras não diz nada, dadas as manobras de marketing que podem ser empregadas. No caso de escolas públicas, dificilmente você conseguirá marcar visitas guiadas. Vale a pena verificar a nota da escola no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) no site do Ministério da Educação e conversar com alunos, pais e professores da escola. Verifique o quanto estão satisfeitos. Isso sempre ajuda a decidir.
 "O que todo pai e mãe querem para os filhos é o melhor sempre. A melhor educação, a melhor formação e para isso a melhor escola ou colégio."

Nenhum comentário:

Postar um comentário