Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Profissionais que merecem nossa homenagem



16 de Maio – Dia do Gari Profissional que merece todas as nossas Homenagens

 Por Ruzel Costa

 Origem da Palavra


O termo Gari começou a ser utilizado para denominar os homens que atuavam na coleta de lixo, na época do Brasil Império e fazia referência a Pedro Aleixo Gary, empresário francês, contratado pela Corte Brasileira para organizar o serviço de limpeza na cidade do Rio de Janeiro em 1876. Com o tempo, os funcionários que trabalhavam para Pedro Aleixo ficaram conhecidos como a “Turma do Gari” ou simplesmente, Garis.



No Brasil, os garis são os valorosos profissionais da limpeza que recolhem o lixo das residências, indústrias e edifícios comerciais e residenciais, além de varrer ruas, praças e parques.


Data em que ainda não há uma legislação federal, mas é lembrada em centenas de municípios brasileiros. Existem na Câmara Federal projetos para oficializar o 16 de maio como o dia Nacional do Gari. A aprovação de um desses projetos seria uma justa homenagem aos milhares de trabalhadores que apesar serem tão comuns nas áreas urbanas, passam muitas vezes despercebidos, sofrem preconceitos, indiferenças e até humilhações, apesar de tão necessários.



O Dia do Gari



Foi instituído, através da Lei 212, de 31/10/1962, sancionada pelo então Governador do Estado da Guanabara, Carlos Lacerda. A primeira comemoração ocorreu em 16 de maio de 1963. A decisão visava prestar reconhecimento à árdua, perigosa e difícil missão daqueles que integram o Departamento de Limpeza Urbana. A partir de então muitos municípios ou estados aprovaram leis criando a merecida Data.

Existem na Câmara Federal projetos para oficializar o dia 16 de maio como o dia Nacional do Gari. A aprovação de um desses projetos seria uma justa homenagem aos milhares de trabalhadores que apesar de serem tão comuns nas áreas urbanas, passam muitas vezes despercebidos, sofrem preconceitos, indiferenças e até humilhações, apesar de tão necessários.

A importância dos profissionais

Na edição do Jornal do Brasil – Rio de Janeiro de 11 de março de 2014 confirma “A paralisação do trabalho dos garis evidenciou a importância destes trabalhadores para garantia da saúde pública, bem estar da população e para a imagem da ‘Cidade Maravilhosa’”.

Os profissionais da limpeza reclamam

“Muitas vezes falta educação e colaboração da população na hora de jogar o lixo, como também a falta de lixeiras e a sociedade ainda discrimina a categoria, principalmente quando estamos uniformizados e que a sociedade parasse de olhar o gari como o próprio lixo, pois, se sairmos com uma roupa diferente ninguém perceberia que trabalhamos como garis, somos iguais sem diferenças”.

Relatos
A estudante  Isabel Carvalho de 09 anos, do Ensino Fundamental, moradora  da cidade de Manaus comentou:

“O gari é aquela pessoa que limpa as ruas, ele deixa a natureza limpa. O trabalho do gari é importante porque sem ele, ninguém ia limpar as ruas e tudo seria só lixo. É importante homenagear o gari, pois, é como se ele limpasse o mundo.”

A acadêmica do Curso de Pedagogia Edilene Ferreira Gomes comentou “A profissão de gari é uma das profissões mais difíceis do mundo principalmente no Brasil, por ser um País sujo, as pessoas não tem conscientização e nem respeito com o Meio Ambiente, e devido a isso acaba sobrando para o gari limpar toda a imundície da cidade.

O gari se torna invisível na sociedade, mesmo sendo um dos profissionais que mais trabalha em prol dela.

Esse profissional deve ser mais valorizado por parte da sociedade e também do governo. Eles não devem ser chamados de “lixeiros, sua profissão é GARI”.

Parabéns e Respeito aos profissionais da limpeza!

Professor Ruzel Costa leciona na Faculdade Faro, Colégio Objetivo, 
Escola Madeira-Mamoré  em Porto Velho-RO 
Fonte: Ruzel Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário