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segunda-feira, 30 de março de 2020

Artigo: Nunca se escreveu tão errado e, se interpretou tão mal como atualmente


Ler é importante, aprender é essencial, mas saber interpretar é fundamental.
Pensador anônimo.

Ler e interpretar é uma questão de saber sobreviver.

Atualmente, é muito comum ver pessoas escrevendo errado e interpretando mal os enunciados. Esta observação foi feita por Otávio Pinheiro, fundador da Redação Online. A Plataforma favorece aos alunos poder corrigir suas redações online, e geralmente são alunos dos preparatórios do ENEN, dentre outros.

O fundador Pinheiro, que também é especialista, argumentou que é muito simples compreender por que acontece esse problema dos erros no Brasil.

Com dados do (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), de 2016, dos 70 países analisados pelo Pisa, o Brasil ficou na posição 59 nos requisitos de leitura e interpretação. Isso não causa estranheza que os 537 mil alunos tiraram a nota zero, no ano de 2014 – isso constitui 10% dos 6 milhões de participantes. E com base na avaliação de 2017, 309 mil redações também obtiveram notas zero. Desses discentes, somente 53 atingiram números altos em notas.

De acordo com Otávio isso prejudica o desempenho dos alunos nas universidades, e na mesma pauta, ele menciona a análise de Alfabetismo Funcional, feita pelo Instituto Paulo Montenegro e com companhia da ONG Ação Educativa. Nos resultados, 22% dos alunos de universidades têm bom desempenho na compreensão de expressão, e que se encaixam do grau proficiente, que é o máximo grau de alfabetismo.

De acordo com essas mesmas análises de pesquisas, apontam que 4% dos alunos brasileiros que adentram em faculdades estão em nível de analfabetos funcionais. Dessa maneira, são discentes com baixo desempenho em compreensão de leitura.

De acordo com o fundador Pinheiro, esses resultados comprovam da grande urgência de se aderir a escrita, a leitura, compreensão e comunicação como solução abrangendo a sociedade em geral; politicamente um problema de estado em priorizar, de maneira integral, esses aspectos educacionais.

“É preciso que os processos de recrutamento das empresas deem mais valor para atividades que incluam o texto como avaliação. E também contar com os negócios de impacto social focados em educação para endereçarem soluções viáveis.”, comentou, Pinheiro na Folha de S. Paulo.

“Saber ler e interpretar é questão de sobrevivência.”
(Pinheiro).

Artigo publicado no site Atividade SEI.

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