Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Artigo: O percurso do sucesso escolar

O percurso do sucesso escolar:

da Educação Infantil ao Ensino Médio

 

Maria Irene Maluf

Psicopedagoga

Presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia - ABPp

 

OBJETIVO 

Refletir sobre a possibilidade real de contribuição que a Psicopedagogia, pode trazer à equipe multidisciplinar, no planejamento e intervenção educativa, dentro da Escola Inclusiva desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

 

SUCESSO ESCOLAR 

 

O êxito escolar é um fato imaginário, que depende das características e idade da criança, da estrutura e dinâmica familiar, da escola, do meio social, da época e do local onde tudo isso acontece. 

O fracasso na aprendizagem atinge o individuo, a sua família e o meio social já que o conhecimento significa poder na nossa cultura.

Os problemas de aprendizagem são construídos na trama da organização familiar e social que lhe outorga significações.

 

SUCESSO ESCOLAR 

 

Para todas as crianças o sucesso escolar é importantíssimo, já que seu desempenho como pessoa está vinculado em grande parte à sua atuação como aluno.

Para a família, o sucesso escolar dos filhos é quase que um atestado social de êxito dos pais como educadores.

Para a escola, alunos com bom desempenho acadêmico, em geral significam profissionais bem sucedidos no futuro.

Individualmente, a criança, a escola ou a família não são linearmente responsáveis pelos problemas de aprendizagem das crianças ou em última análise, do SUCESSO OU FRACASSO escolar, mas a combinação entre fatores congênitos e as experiências vivenciadas nesses ambientes, levam a emersão das predisposições pré-existentes, que podem ser desencadeadoras potenciais dos transtornos de aprendizagem.

 

PSICOPEDAGOGIA 
 

campo de atuação em saúde e educação que lida com o processo de aprendizagem humana, seus padrões normais e patológicos, considerando a influência do meio-família, escola e sociedade, no seu desenvolvimento, utilizando procedimentos próprios da psicopedagogia.”

(Código de Ética da ABPp, 1996) 

 

A PSICOPEDAGOGIA tem um papel decisivo e importante na construção do bom desempenho escolar, ou seja, do sucesso escolar, pois trabalha com as dificuldades de aprendizagem e suas vicissitudes, dentro da realidade vivida por cada criança, jovem ou adulto.

 

A FAMÍLIA NA CLINICA PSICOPEDAGÓGICA

 

Ao nos propormos olhar-analisar-compreender a criança no contexto familiar, conseguimos chegar mais próximo da função denunciadora do sintoma que se revela como: não querer, não conseguir, não poder aprender. 

Neste contexto poderemos captar a complexidade das relações nas dificuldades ou distúrbios de aprendizagem.

 
 A FAMÍLIA NA CLINICA PSICOPEDAGÓGICA 

 

Ao nascer uma criança ocorrem mudanças de contexto e de funções na família. Exige do casal novas identidades, com acordos implícitos e explícitos estabelecidos entre o par nuclear e entre eles e suas redes de pertinência.

Se os novos arranjos não acontecem ou se operam de maneira disfuncional, o bebê sofre consequências em várias esferas de seu desenvolvimento. Pretende-se através da abordagem psicopedagógica com a família: 

  • Conscientizar e orientar os familiares sobre os transtornos de aprendizagem e suas características, enfatizando meios de ajudá-los a suportar e dar continência aos comportamentos decorrentes: do social, a autoestima e a aprendizagem.
  • Instruir sobre o curso e os fatores de risco das recaídas.
  • Enfatizar a importância de seguir ordens médicas, não negligenciando com os tratamentos e acompanhamentos prescritos, quando estes forem indicados, sendo que o aspecto afetivo tem grande influência sobre os resultados.

 

É IMPRESCINDÍVEL QUE A FAMÍLIA POSSA:

 

  • Oferecer segurança através de boa vinculação, para desenvolver na criança / adolescente alto nível de empatia e comportamento pró-social adequado.
  • Ensinar a criança / adolescente a se cuidar.
  • Respeitar e acatar afetivamente as limitações e orientações de comportamento da criança / adolescente.
  • Procurar manter uma atitude de serenidade durante os momentos mais difíceis de relacionamento para ajudar a criança / adolescente a desenvolver inclusive a percepção de modelo de conduta (autorregulação).
  •  

Nenhum comentário:

Postar um comentário